Motivação
O uso de rastreadores de olhar (eye tracker), que inferem a localização de foco do olho numa tela a partir de imagens do próprio olho, não é novidade, entretanto eye trackers tradicionais exigem algum tipo de hardware especializado, câmeras de alta resolução ou infravermelhas. Isso torna o processo de coleta de dados mais complicado, tendo a necessidade de ser realizada em laboratório.
Dado o elevado número de dispositivos com câmeras atualmente, notebooks, celulares, etc. É natural querer explorar esses recursos, já amplamente difundidos, para facilitar a coleta e torná-la mais acessível. Portanto, o objetivo desse projeto é desenvolver um rastreador de olhar (eye tracker) de baixo custo, usando somente a webcam comum, sem exigir condições especiais como posição do usuário em relação a tela e iluminação adequada.
Proposta
O projeto ao todo consiste em 2 etapas. A primeira etapa do projeto é o desenvolvimento de uma aplicação de coleta, que consistirá em um jogo de nevagador, cujo objetivo é mapear imagens do olho para posições 2D na tela, e assim fornecer os dados de entrada para o treinamento de uma rede neural que devolverá um estimador de olhar. A segunda etapa será o treinamento da rede neural de convolução que fornecerá o modelo do estimador de olhar.
Cronograma
Atividades | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Jan |
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Estudo da arte | ✗ | ✗ | ||||||||
Defição do sistema | ✗ | |||||||||
Proposta escrita | ✗ | |||||||||
Desenvolvimento da aplicação de coleta | ✗ | ✗ | ||||||||
Coleta de dados | ✗ | ✗ | ||||||||
Treinamento | ✗ | ✗ | ||||||||
Avaliação do modelo estimador do olhar | ✗ | ✗ | ✗ | |||||||
Monografia | ✗ | ✗ | ✗ | ✗ | ✗ | |||||
Apresentação | ✗ |