Eye Tracker

Departamento de Ciência da Computação (IME/USP)

Aluno: Matheus Santos Conceição | Orientador: Carlos Hitoshi Morimoto


Motivação

O uso de rastreadores de olhar (eye tracker), que inferem a localização de foco do olho numa tela a partir de imagens do próprio olho, não é novidade, entretanto eye trackers tradicionais exigem algum tipo de hardware especializado, câmeras de alta resolução ou infravermelhas. Isso torna o processo de coleta de dados mais complicado, tendo a necessidade de ser realizada em laboratório.

Dado o elevado número de dispositivos com câmeras atualmente, notebooks, celulares, etc. É natural querer explorar esses recursos, já amplamente difundidos, para facilitar a coleta e torná-la mais acessível. Portanto, o objetivo desse projeto é desenvolver um rastreador de olhar (eye tracker) de baixo custo, usando somente a webcam comum, sem exigir condições especiais como posição do usuário em relação a tela e iluminação adequada.

Proposta

O projeto ao todo consiste em 2 etapas. A primeira etapa do projeto é o desenvolvimento de uma aplicação de coleta, que consistirá em um jogo de nevagador, cujo objetivo é mapear imagens do olho para posições 2D na tela, e assim fornecer os dados de entrada para o treinamento de uma rede neural que devolverá um estimador de olhar. A segunda etapa será o treinamento da rede neural de convolução que fornecerá o modelo do estimador de olhar.

Cronograma

Atividades Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan
Estudo da arte
Defição do sistema
Proposta escrita
Desenvolvimento da aplicação de coleta
Coleta de dados
Treinamento
Avaliação do modelo estimador do olhar
Monografia
Apresentação