Sincronia entre clientes

A rede possui muitos micros diferentes em algumas salas diferentes, às vezes destinadas a grupos diferentes, mas uma coisa que é necessário é sempre garantir que todos os micros da rede tenham o mesmo software disponível com a mesma configuração. Isso quer dizer que qualquer serviço (programa) que estiver instalado em algum dos micros deve estar instalado em todos. Tentamos sempre deixar a rede mais ``homogênea'' possível.

Por enquanto não encontramos um maneira automatizada que garanta esta ``sincronia'' entre as instalações dos clientes. Uma ferramenta que é bastante útil neste sentido é o espalha (6.6.2) que faz manutenções de qualquer tipo em todos os micros da rede e ao mesmo tempo.

Outra maneira é o próprio uso de pacotes debian nos clientes. Isto faz com que tenhámos um grande controle de quais software estão instalados em um micro. E quanto menos quebra-se a política definida em 6.5.1 mais síncrono os clientes tendem a ficar.

Fora isto não temos nenhum outro mecanismo para fazer esta sincronização. Apesar disso verificamos que os clientes parecem estar iguais a maior parte do tempo. Uma exceção é feita quando um micro não satisfaz o padrão mínimo de computador para rede (ver 5.3).



Livio Baldini Soares 2000-09-30