A Empresa

Voltar Home Avançar

Proposta
A Empresa
O Estágio
Projetos e Ferramentas
A Monografia

 

                Tendo nascido há pouco mais de um ano, a Americanas.com colocou no ar um dos maiores sites de comércio eletrônico do Brasil em heróicos 45 dias. Apesar de ter entrado no mercado já tarde, em uma época em que explodia a concorrência do comércio eletrônico, ela cresceu rapidamente conquistando o público brasileiro com o primeiro sistema de cobrança de cartão de crédito on-line do país e uma logística que permite entregas surpreendentemente rápidas. Hoje a Americanas.com é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do país.

                Embora o nome da empresa nos force uma associação direta à conhecida rede de lojas físicas espalhadas pelo Brasil, a Americanas.com é uma empresa totalmente separada. Ainda assim, a Americanas.com ainda mantém alguns vínculos com as “Lojas Americanas”. O nome “Americanas” ajudou a alavancar os negócios por ser um nome já consolidado no mercado e por já haver uma certa confiança depositada nele pelo público.

                No escritório em que a empresa opera, trabalham de 70 a 100 pessoas. É nesse escritório que ocorre todo o desenvolvimento e administração do site, desde o desenvolvimento das aplicações e a arte que aparece nas páginas até o controle de logística e recursos humanos. Além desse escritório, a Americanas possui um centro de distribuição para onde são encaminhados todos os pedidos que devem ser entregues. É lá que fica armazenado todo o estoque de produtos da Americanas.com. Os servidores que fazem a maior parte do processamento das compras, como os servidores WEB, servidores de aplicações e bancos de dados, ficam ainda em outro lugar. A manutenção dessas máquinas e do ambiente onde ficam é terceirizada, sendo que as duas empresas são interligadas  por um link de alta velocidade.

                As máquinas usadas pelos funcionários são mais um motivo de motivação para trabalhar lá. Todas as máquinas são bastante poderosas (no mínimo Pentium III 500Mhz), o que praticamente elimina as pequenas e fúteis irritações provocadas por instabilidade e lentidão.

                Como em toda empresa, existe uma certa organização hierárquica. Na Americanas.com essa organização é um tanto pequena, refletindo o que ocorre na maioria das empresas “pontocom”. Isso aumenta a proximidade que se tem entre os níveis hierárquicos. É bastante comum deparar-se com diretores e até mesmo com o presidente da empresa ao andar pelo escritório.

                Mesmo estando tão perto dos “grandes chefes” da empresa, o ambiente está sempre bastante descontraído. Exceto em situações críticas da empresa, como problemas sérios que possam ocorrer nos servidores, não há um peso no clima geral do ambiente. Estão todos sempre com roupas casuais e de vez em quando se ouve alguém contando uma estória ou uma piada. Nada disso diminui a seriedade do trabalho executado por cada um. Essa seriedade foi claramente notada ao interagir com vários colegas de trabalho da minha e de outras equipes de trabalho.

                A equipe com a qual eu trabalho cresceu desde que entrei na Americanas.com. Isso ocorreu principalmente devido ao fato de que ela se uniu a outra equipe. Agora todo o desenvolvimento é feito por um único grupo, seja desenvolvimento do próprio site, aplicações internas, aplicações para integração de sistemas, segurança ou o gerenciamento do banco de dados de teste. Existem pelo menos 10 pessoas na equipe que são gerenciadas por um ex-“imeano”, formado em computação.

É fundamental em uma empresa que os gerentes entendam os problemas e dificuldades da sua equipe de trabalho. Não tenho motivos para reclamar do meu gerente, pois sempre que encontrei dificuldades em alguma coisa que me foi pedida ele foi bastante compreensivo e me ajudou a buscar uma solução. Sempre que me foi pedido algo que eu não sabia fazer o devido tempo de adaptação e aprendizado me foi concedido sem questionar minha capacidade e dedicação.

 

Copyright © 2000 - Denis Celestino de Souza
Para problemas ou perguntas a respeito desta página, entre em contato comigo em dsouza@linux.ime.usp.br.
Última atualização: 19 dezembro, 2000.