MAC-499
TRABALHO DE FORMATURA SUPERVISIONADO

Marcelo Eiji Morioka








Supervisor: Kunio Okuda

Estágio:

    -> Início: Setembro de 1999

    1. Introdução
    2. Empresa
    3. Perspectivas
    4. Atividade Realizadas
    5. Projetos Futuros
    6. Monografia
 

1. Introdução
    A minha proposta do trabalho de formatura supervisionado (mac499) será descrever as atividades realizadas durante meu estágio na PR&A.
 

2. Empresa
    A Prandini, Rabbat & Associates, PR&A, é uma empresa de Consultoria Financeira que desenvolve e implementa soluções utilizando sempre o estado-da-arte nas áres de finanças, otimização, estatística e computação de modo a fazer face às demandas mais atuais do mercado.
    A PR&A e a DMZ Consultores são duas empresas do mesmo grupo, separadas apenas por motivos contábeis. As duas empresas se destacam no mercado financeiro brasileiro por modelar matematicamente os produtos e serviços financeiros dos bancos, fundos de investimento e fundações de previdência privada. A modelagem, geralmente, envolve processos estocásticos e a construção de software para calculá-los.
    Gradativamente, as duas empresas estão também atuando em projetos mais qualitativos ao invés de quantitativos, tais como: construção de sistemas de análise gerencial, auxílio a tomada de decisão, estruturação administrativa de controle de investimento e análise de risco operacional.
 

3. Perspectivas na Empresa
    Os estagiários das duas empresas estão sendo preparados para poderem entender, analisar, modelar e implementar uma solução computacional que viabilize os produtos e serviços financeiros, ou seja, cada estagiário será um consultor financeiro e programador.
    No médio prazo os estagiários das duas empresas deverão ter uma bagagem financeira, econômica, computacional, matemática e estatística que viabilize o trabalho de consultoria e de construção de soluções analíticas-computacionais.
 

4. Atividades Realizadas
    A seguir, estão descritas as atividades que realizei durante meu estágio até o presente momento:

    -> Organização e documentação de bibliotecas
            Temos os módulos de datas e matriz que foram desenvolvidos em C e são frequentemente usados em todos os projetos, pois possuem funções básicas de manipulação de datas e matriz, como por exemplo o número de dias úteis entre duas datas, a inversa de uma matriz e etc.

    -> Criação de um editor de querys
            Esse programa foi feito em Delphi e nada mais é que um programa em que se permite editar uma query e gravá-la em um arquivo. É muito útil quando se tem uma ou mais querys que são realizadas com certa frequência. Esse editor pode facilmente ser incorporado em qualque um dos nossos programas. Ele permite ao usuário executar todos os cálculos apenas nos subconjuntos de dados desejados.

    -> Desenvolvimento do programa de análise financeira das carteiras:
            a) Créditos habitacionais
            b) Depósitos de Poupança
            c) Depósitos Judiciais
            Nesses 3 programas foram programados vários cálculos que sintetizam o desempenho da carteira em comparação a um "bench mark". Esses programas foram realizados com a interface em Delphi e cálculos em uma dll desenvolvida em Visual C. Nesses projetos, os dados de entrada e alguns dados puxados do banco de dados (SQL Server) pelo editor de querys, são mandados para a dll que realiza diversos cálculos matemáticos e nos retorna os valores que são jogados em um componente Formula One, que é mais ou menos uma planilha, sendo que é muito mais rápido do que se utilizássemos um object OLE. e nos permite que salvemos em formato xls, o que facilita muito a vida dos economistas... Esse dados também podem se gravados no banco de dados para que possemos recuperá-los e consolidá-los futuramente.

    -> Consolidador
    É um programa que permite fazer a consolidação das diversas carteiras de um banco. Esse programa foi realizado em Delphi e pega os dados gerados pelos diversos módulos do sistema que estão armazenados no banco de dados (SQL Server) e agrupa esses dados a fim de nos permitir fazer uma análise gerencial da evolução temporal dos vários indicadores econômicos calculados nos programas.

    -> Desenvolvimento do programa de análise das normas
    Esse programa visa analisar as normas que as Entidades Fechadas de Previdência Privada terão que cumprir a partir da resolução 2720 emitida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Ele armazena em banco de dados (Oracle) as operações financeiras das entidades e verifica se subconjuntos específicos de operações satisfazem as condições de contorno determinadas na resolução 2720.
 

5. Projetos Futuros
    A seguir, estão descritos os projetos que provavelmente realizarei até o final do ano:

    -> 1) Desenvolver um programa para identificar os padrões de utilização de cheque especial.
            Esse projeto começará em agosto/2000 e deverá estar concluído em outubro/2000.

    -> Desenvolver um programa que gere qualquer fluxo financeiro a partir de uma parametrização ampla.
        Esse projeto deverá começar em agosto/2000 e deverá estar concluído em dezembro/2000.