Historia

Desde que eu havia decidido fazer ciências da computação na faculdade eu tinha como objetivo ter uma profissão na qual eu me divertiria trabalhando, e para conseguir isso eu queria trabalhar programando jogos, não só jogos de computadores mas jogos eletrônicos em geral, sendo assim a melhor opção era começar programando jogos para computadores pessoais.

Quando comecei a estudar percebi que ainda não tinha todo o conhecimento suficiente para realizar meu sonho, e com o tempo fui percebendo que programar computadores não uma coisa muito simples e requer tempo , conhecimento de muitos detalhes e as vezes simplesmente calma paciência. O curso de computação do IME, apesar de puxado , da todas as ferramentas para um aluno fazer quase qualquer coisa na área de programação, mas ao mesmo tempo não deixa muito tempo para o aluno desenvolver seus próprios projetos já que sempre tem um projeto da faculdade para ser feito ou um EP ou uma lista, deixando qualquer aluno sempre ocupado com a faculdade. Com o advento da matéria MAC-499 Estagio Supervisionado, surgiu a oportunidade perfeita para realizar a tanto almejado: Desenvolver um jogo!

Depois de algumas reuniões percebemos duas coisas: Primeiro, fazer um jogo seria muito difícil dado que todos trabalhavam e teriam bem menos tempo para dedicar ao projeto e fazer um jogo de verdade requer uma historia, e muitos detalhes que não envolvem programação. Segundo iríamos desenvolver um engine que deixasse fácil a implementação de um jogo a partir dele.

A idéia de um engine é muito popular hoje em dia na industria de jogos. Um estúdio faz um engine e outros estúdios avaliam, se acharem bom usam esse engine para fazer seus jogos, assim eliminam uma parte do desenvolvimento que leva muito tempo, já que criar bibliotecas para mexer com imagens, desenhar na tela, tocar algum som, implementar texturas, todo esse tipo de detalhe é tratado pôr um engine, deixando assim tempo pra se preocupar com historia, fazer a arte do jogo , compor musicas como a trilha sonora e coisas do gênero . No nosso caso a engine ajudaria a desenhar na tela, tocas sons, fazer animações e o principal dela: Seria Portável. Essa engine foi batizada de MIP (Mip Is Portable)

Depois que o engine já estava usável decidimos fazer um jogo teste, só para ver a capacidade do que tínhamos conseguido, dessa idéia surgiu o PATTO, um jogo de nave bem simples, mas que servia seu propósito, que era testar a MIP.

Depois de perceber que a MIP estava funcionando bem e rápido tanto no Windows como no Linux , foi sugerido então em uma de nossas reuniões que fizéssemos um jogo mais bem trabalhado e mais complexo, assim nasceu o GANNSO um covert action que testaria ao máximo a MIP.

Detalhes sobre:

O engine que fizemos MIP

O primeiro jogo feito utilizando a MIP, PATTO

O segundo jogo feito utilizando a MIP, GANNSO

Volta a Pagina Principal