MAC - 499

Trabalho de Formatura Supervisionado

 

 

Aluna: Izabel Cristina Shintate

Supervisora: Cristina Gomes Fernandes

Responsável: Carlos Eduardo Ferrreira

 

1     Introdução... 2

2     Sobre a empresa.. 2

2.1       Breve Histórico. 3

2.2       Serviços e Produtos. 3

2.2.1        Desenvolvimento de Sistemas. 3

2.2.2        Soluções de Business Intelligence. 3

2.2.3        Desenvolvimento de aplicações Internet e para ambiente Web. 3

2.2.4        Alocação de Recursos Técnicos. 3

2.2.5        Consultoria. 4

2.2.6        Produtos Especializados. 4

3     Minha função... 4

3.1       Objetivos. 4

4     Treinamento... 4

4.1       Curso de Visual Basic. 4

4.2       Curso de SQL Server. 5

4.3       Estudo dirigido de programação WEB utilizando Microsoft Visual InterDev  5

4.4       Curso introdutório de UML. 5

4.5       Curso de Windows DNA.. 5

4.6       Curso de Compiladores. 5

5     Definição/especificação do problema ou sistema principal do trabalho... 5

5.1       Projeto Intranet Pack. 5

5.1.1        Forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de responsabilidades  5

5.1.2        Estimativa inicial de prazos e andamento. 6

5.1.3        Ferramentas e técnicas utilizadas. 6

5.1.4        Desafios e frustrações encontrados. 6

5.2       Projeto Conexão Médica.. 6

5.2.1        Forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de responsabilidades  6

5.2.1.1     Cenários de utilização. 7

5.2.2        Estimativa inicial de prazos e andamento. 8

5.2.3        Ferramentas e técnicas utilizadas. 8

5.2.4        Desafios e frustrações encontrados. 8

5.3       Projeto Chat. 8

5.3.1        Forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de responsabilidades  8

5.3.2        Estimativa inicial de prazos e andamento. 8

5.3.3        Ferramentas e técnicas utilizadas. 9

5.3.4        Desafios e frustrações encontrados. 9

6     Desafios e frustrações encontrados.. 9

7     Interação com membros da equipe que tenham agido como mentores do trabalho... 9

8     Diferença entre a forma de cooperação com colegas do BCC nas tarefas em grupo das disciplinas e a forma de trabalho conjunto na empresa.. 9

9     Forma de acompanhamento utilizada pelo gerente/administrador do projeto... 9

10  Lista das disciplinas cursadas no BCC mais relevantes para o estágio... 10

11  Observações sobre a aplicação de conceitos estudados nos cursos no contexto prático de aplicações reais.. 10

12  Passos que tomaria para aprimorar os conhecimentos relevantes para a carreira.. 10

13  Conclusão... 10

14  Bibliografia utilizada ou básica para a área de atuação em que se insere o estágio... 11

 

 

1         Introdução

 

Esse trabalho visa descrever as atividades realizadas no meu estágio na empresa Opus Software. Além de descrever estas atividades, procurarei abordar outros aspectos, como: expectativas, pontos positivos, frustrações...

Na primeira fase do estágio, foram estudados conceitos envolvidos no desenvolvimento de aplicações voltadas para o ambiente WEB (intranet e internet). Na segunda fase, fui envolvida na elaboração de um instalador para uma aplicaçao, de um site de conteúdo médico-científico e, atualmente estou participando de uma equipe de desenvolvimento de software que foi criada para trabalhar com a tecnologia Java.

 

2         Sobre a empresa

 

A Opus Software é uma empresa de informática que atua no mercado desde 1987, prestando serviços nas áreas de treinamento e desenvolvimento de sistemas.

A partir de 1999 a Opus Software modificou seu portfolio de produtos e serviços, tendo como foco principal o “desenvolvimento de software levado a sério”.  Com este objetivo, a Opus Software desenvolve sistemas utilizando a metodologia de desenvolvimento de sistemas Tree, criada de acordo com padrões amplamente aceitos no mercado, garantindo a seus clientes a eficácia do projeto, desde a definição do escopo até a disponibilização do sistema.

Todos os produtos e serviços oferecidos pela Opus Software visam oferecer soluções para o mercado corporativo, de forma a alinhar tecnologia às necessidades das empresas clientes.

Atualmente a OPUS Software possui uma parceria com a Microsoft representada pelos seguintes programas:

·        Microsoft Solutions Provider Partner – categorias desenvolvedor e integrador.

·        Microsoft Consulting Services Partner

·        Microsoft Regional Director

Sempre atuando no mercado corporativo, a OPUS Software tem como clientes grandes empresas dos segmentos financeiro, industrial e de seguros.

 

2.1        Breve Histórico

1987 – início das atividades, prestando serviço de treinamento em tecnologia de ponta nas áreas de sistemas operacionais, linguagens de programação e redes de computadores.

1989 – passou a atuar também na área de desenvolvimento de software básico e de produtos de comunicação de dados entre ambientes heterogêneos.

1992 – tornou-se Centro de Treinamento da Sybase e
iniciou uma sólida parceria com a Microsoft.

1992 a 1999 – atuou como Microsoft Certified Technical Education Center- CTEC.

1996 e 1997 – atuou como Provedor de Acesso à Internet.

1998 – Como resultado da excelente capacitação técnica de seus profissionais e da qualidade dos serviços prestados, a OPUS Software recebeu o prêmio “Award of Excellence” como melhor Microsoft Certified Solutions Provider brasileira.

 

2.2        Serviços e Produtos

2.2.1       Desenvolvimento de Sistemas

 

A OPUS Software desenvolve sistemas de informática completos, personalizados para seus clientes, utilizando as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado.

Para garantir o sucesso destes sistemas, a OPUS Software utiliza sua metodologia de desenvolvimento de software, denominada TREE, baseada em padrões de mercado.

Os sistemas são desenvolvidos pela OPUS e implantados na empresa do cliente através de uma política de transferência de tecnologia. Assim, o cliente passa a ter autonomia sobre o sistema adquirido.

2.2.2       Soluções de Business Intelligence

 

Toda empresa visa o sucesso e tem de enfrentar um mercado extremamente competitivo com o máximo de agilidade nas tomadas de decisões. Para tanto, é necessário ter em mãos informações precisas e objetivas que formem um cenário do mercado presente, ao mesmo tempo em que descreve tendências pelas quais se guiará no futuro.

Dentro deste cenário, a Opus Software oferece uma solução de Business Intelligence, Opus-BI, criada para fazer com que o sistema de informação de sua empresa disponibilize a informação certa às pessoas certas, no momento certo.

Opus-BI é uma das soluções de Business Intelligence mais eficazes disponíveis no mercado e está estruturada para integrar-se aos mais diversos ambientes tecnológicos das empresas.

Esta solução foi criada visando a facilidade de customização e implantação, considerando um custo que cabe dentro do orçamento das empresas e gerando benefícios já a curto prazo.

2.2.3       Desenvolvimento de aplicações Internet e para ambiente Web

 

A Opus Software desenvolve aplicativos que são integrados à presença das empresas na Internet ou a outros sistemas internos utilizando tecnologia Internet. Desta forma, a Opus Software agrega valor às soluções de e-Commerce e e-Business das empresas.

2.2.4       Alocação de Recursos Técnicos

 

A OPUS Software disponibiliza a seus clientes, profissionais altamente qualificados, em constante aperfeiçoamento e alinhados à sua metodologia para integrar a equipe de desenvolvimento de sistemas, agregando conhecimento e experiência. Os profissionais da Opus são especializados nas tecnologias que utilizam e comprometidos com os objetivos traçados junto à equipe de desenvolvimento do cliente. Estes profissionais trabalham em conjunto com a área de informática, acelerando o processo de aprendizado da equipe e realizando a transferência de tecnologia.

2.2.5       Consultoria

 

A alta capacitação técnica dos profissionais da OPUS Software, constituída através da larga experiência de participação em projetos, disponibiliza aos seus clientes, consultores nas áreas de:

·        Performance & Tunning de Banco de Dados.

·        Definição de Modelos de Dados.

·        Otimização de Data Warehouse e Data Mart.

·        Projeto e implementação de Intranets.

·        Desenvolvimento de aplicações Web.

·        Metodologia de Desenvolvimento de Software.

2.2.6       Produtos Especializados

 

A Opus Software disponibiliza soluções prontas para seus clientes, utilizando sua larga experiência no desenvolvimento de sistemas e observando as tendências e posições de mercado.

Estas soluções, conhecidas como produtos, estão prontas para serem instaladas e utilizadas pelos clientes. A implantação desses produtos é de baixa customização e de fácil realização.

 

3         Minha função

 

Sou estagiária na área de desenvolvimento realizando projetos internos e/ou voltados para clientes integrando diferentes equipes (de acordo com o projeto). Comecei minhas atividades nesta empresa em 21/02/2000. Os projetos que já realizei ou que ainda participo tem supervisão direta de Alexandre Nardi (ex-aluno do BCC e atualmente fazendo mestrado no IME) e Fernando Vanini (professor do Instituto de Computação da Unicamp).

 

3.1        Objetivos

 

Com este trabalho de formatura pretendo adquirir experiência no mercado de trabalho (aprendendo novas tecnologias), colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante o curso. Atuando em uma grande empresa e integrando equipes dinâmicas de desenvolvimento de sistemas, além de experiência profissional a se buscar, também é importante um crescimento pessoal através de vivências do cotidiano.

 

4         Treinamento

 

Participei de vários cursos visando o melhor entendimento da tecnologia e metodologia de trabalho da empresa. Dentre eles estão:

 

4.1        Curso de Visual Basic

Este curso expôs as funções básicas do Visual Basic, dando mais ênfase ao acesso ao banco de dados.

Para melhor fixação, foram feitos alguns programas em Visual Basic. Dentre eles estão um editor de texto e uma biblioteca. Na biblioteca, o banco de dados utilizado foi o SQL Server.

O editor de texto foi desenvolvido em várias fases, que proporcionaram o melhoramento do mesmo. Estas fases consistiram basicamente de criar componentes para o editor, facilitando assim sua manutenção e compreensão, e aumentar as funcionalidades, possibilidade de abrir várias janelas simultaneamente, organização das janelas... Uma das modificações foi a criação de uma DLL, modularizando assim, todo a acesso ao banco de dados.

A biblioteca também utilizou uma DLL para fazer o acesso ao banco de dados. Esta biblioteca possui as funções de inclusão, remoção e alteração de títulos de livros e autores. Há também as opções de listar os autores ou livros.

Este curso foi baseado na apostila Mastering Microsoft Visual Basic 6 Development.

           

4.2        Curso de SQL Server

Neste curso foram vistos os principais tópicos envolvendo SQL Server. Dentre eles estão: criação/remoção de banco de dados e tabelas, implementação de stored procedure, triggers e visões, consultas em SQL, funcionamento do SQL Server e outros.

O curso foi baseado na apostila Implementing a Database on Microsoft SQL Server 7.0.

Foram feitos todos os laboratórios desta apostila, bem como de uma outra elaborada pelo instrutor.

 

4.3        Estudo dirigido de programação WEB utilizando Microsoft Visual InterDev

 

Através desse estudo, adquiri princípios para programação para internet utilizando o Visual InterDev. Dentre os tópicos vistos estão:

·        Noções do ambiente de programação do Visual InterDev

·        Programação em VBScript para ser executada pelo Internet Explorer no lado do cliente

·        Programação em VBScript e ASP para ser executada no lado do servidor

·        Acesso a ActiveX Data Objects, como SQL Server, utilizando Visual InterDev

·        Criação de componentes COM através do Visual Basic

·        Servidor de mail SMTP

·        Index Server

Os exercícios, bem como o estudo, foram realizados utilizando a apostila Mastering WEB Application Development Using Microsoft Visual InterDev 6.

 

4.4        Curso introdutório de UML

Noções básicas de como modelar um problema usando UML. Essa notação tem por objetivo o modelamento de sistemas baseados em objetos.

 

4.5        Curso de Windows DNA

Noções de aplicações em três camadas: apresentação, negócio e dados, organização de equipes de desenvolvimento...

 

4.6        Curso de Compiladores

Ministrado pelo funcionário e professor da UNICAMP Fernando A. Vanini. Tem como objetivo esclarecer conceitos sobre construção de ferramentas de tradução, ambiente de execução de programas escritos em linguagens de alto nível e em linguagens orientadas a objetos. Este curso, ainda em andamento, apresentará um exercício prático, constituído da implementação de um compilador para uma linguagem simplificada (um subconjunto da linguagem Oberon, de Niklaus Wirth) e deverá ser desenvolvido em Java, utilizando uma aproximação totalmente orientada a objetos, gerando código para um dos processadores Risc da MIPS.

 

5         Definição/especificação do problema ou sistema principal do trabalho

 

5.1        Projeto Intranet Pack

 

Este projeto consiste basicamente de um software administrativo, que serve tanto para fazer o gerenciamento de recursos e funcionários, quanto para dar informações sobre o que acontece na empresa.

Inicialmente, o projeto foi desenvolvido para uma empresa (VMM). Devido ao sucesso do software, a Opus decidiu transformá-lo num produto comercial. Para que isso se tornasse possível, só estava faltando o programa de instalação.

5.1.1       Forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de responsabilidades

 

A equipe se baseava em um estagiário (eu) e um supervisor.

O meu trabalho consistiu de elaborar o instalador para o software desenvolvido a fim de automatizar as tarefas de instalação. Para isso, foi usada uma ferramenta nova na empresa, Wise for Windows Installer (WFMI).

Antes de iniciar o meu trabalho, foi necessário estudar, a fundo, o funcionamento do software acima citado (WFMI), além de conhecer, mesmo que superficialmente a aplicação a ser instalada.

Para fazer a instalação, era necessário configurar um script manualmente. Hoje, através da ferramenta, podemos registrar / desregistrar componentes, gerar janelas para interação com usuário, facilitando, assim, configurar o sistema (diretório de instalação, senha, usuário,...).

Apesar disso, ainda é necessário o uso de scripts, mas agora bem simples que antes. O script mantido é necessário para criar / remover banco de dados, remover dados inseridos pelo usuário (nos diretórios do site), criar / remover grupos de usuários.

5.1.2       Estimativa inicial de prazos e andamento

 

Não havia prazos definidos, já que era um projeto interno da empresa e não merecia tanta dedicação, pois essa é uma empresa prestadora de serviços. Porém, para não sair do controle, o meu supervisor estabelecia alguns prazos, que de certa forma foram cumpridos.

5.1.3       Ferramentas e técnicas utilizadas

 

Esse projeto foi desenvolvido com a tecnologia de Active Server Pages (ASP), utilizando Internet Information Server, Index Server e Visual InterDev.

A linguagem de script utilizada foi VBScript e o banco de dados, SQL Server.

5.1.4       Desafios e frustrações encontrados

 

A falta de conhecimento da ferramenta utilizada (WFWI), bem do software a ser instalado, foi o grande desafio encontrado neste projeto. Além disso, era necessário o conhecimento do registro do Windows e do funcionamento grupos de usuários, os quais nunca tinha tido contato anteriormente.

Durante todo o processo de desenvolvimento do instalador, havia momentos em o código estava correto, mas a instalação não funcionava. Isso ocorria devido aos “bugs” do software, o que causava grandes atrasos no desenvolvimento. Com o desenvolvimento do instalador, acabei auxiliando na melhoria do software.

 

5.2        Projeto Conexão Médica

 

A Conexão Médica é uma empresa “dot com” em fase de criação, que tem como meta ser um referencial de excelência científica, na Internet, para os profissionais da área de saúde. O objetivo inicial do empreendimento é criar um site com conteúdo médico-científico e disponibilizar este acervo exclusivamente para profissionais da área. A disponibilização do acervo será através da rede de alta velocidade da Conexão Médica no formato “streamer”.

A expectativa da Conexão Médica era dispor de um site no menor prazo possível que permita aos usuários consultar, através da Internet e da Intranet, a grade de programação dos eventos e assistir aos eventos, através da Intranet de alta velocidade da Conexão Médica.

 

5.2.1       Forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de responsabilidades

 

A equipe era composta basicamente de três pessoas: dois desenvolvedores, um coordenador e um testador. O coordenador também era responsável pela criação dos procedimentos de acesso ao banco de dados.

Coube a mim, as páginas de cadastros (administrativas e de usuários), bem como fazer a verificação de usuários (incluindo a parte de encriptação de senhas).

Foi criada uma convenção de desenvolvimento para as páginas, pois assim facilitaria o entendimento por todos os participantes do projeto.

As páginas eram, basicamente, compostas de formulários. Para a verificação dos campos destes, foram utilizados scripts.

O projeto foi executado sob regime de alocação de recursos em tempo integral. Semanalmente foi realizada uma reunião com o Gerente de produto para acompanhamento das atividades executadas e direcionamento da equipe de trabalho.

A Conexão Médica designou uma pessoa para o papel de Gerente de Produto, que possuia duas funções distintas: agir na equipe como o advogado do cliente (aquele que contrata e paga pelo sistema) e agir como advogado do usuário final (aquele que efetivamente utiliza o sistema). Sua função era assegurar que as expectativas do cliente fossem claramente articuladas e entendidas pela equipe de projeto e que a especificação do projeto correspondesse às prioridades de negócio.

Ficou a cargo da Conexão Médica a definição da programação visual do Site, o site map, o conteúdo institucional, bem como a coordenação e integração das diferentes equipes que constituiam o grupo de de trabalho.

 

5.2.1.1     Cenários de utilização

 

A tabela abaixo apresenta os cenários de utilização do projeto piloto que foi desenvolvido.

 

Quem

O que

Como

Onde

Por que

Internauta

Solicitação de cadastramento para se tornar um membro da comunidade

Através da Internet (browser)

Site Conexão Médica

Desejo de se tornar membro da comunidade

Membro

Login de usuário

Através da Internet (browser)

Site Conexão Médica

Utilizar os serviços oferecidos pelo Portal

Membro

Esqueci minha senha

Através da Internet (browser)

Site Conexão Médica

Utilização em caso de esquecimento da senha por parte do membro

Membro

Configuração de preferências

Através da Internet (browser)

Site Conexão Médica

Definição de perfil do membro

Membro

Consultar grade de programação

Através da Internet (browser)

Site Conexão Médica

Verificação da oferta de conteúdo de banda larga

Membro

Busca de avançada na grade de programação

Através da Internet (browser)

Site Conexão Médica

Consulta a conteúdo específico

Membro

Assistir vídeo programado

Através da Intranet banda larga

Site Conexão Médica

Acesso à informação de banda larga

 

 

Administrador

Aprovação do candidato a membro (hospital e médico)

Através da Internet (browser)

Site Conexão Médica

Análise do candidato

Administrador

Cadastramento de médicos palestrantes, médicos (e ocorrências), hospitais, laboratórios, eventos e grade

Através da Internet (browser)

Site Conexão Médica

Alimentação de informações para o sistema

 

5.2.2       Estimativa inicial de prazos e andamento

 

O projeto possuía prazos bem definidos, mas, no entanto, estes nem sempre eram cumpridos. Muitas vezes foi necessário negociar uma extensão dos prazos.

No início, havia um bom ritmo de desenvolvimento na equipe, porém conforme o tempo ia passando, o ritmo era perdido, causando um atraso no projeto.

5.2.3       Ferramentas e técnicas utilizadas

 

Esse site foi desenvolvido com a tecnologia de Active Server Pages (ASP), utilizando Visual InterDev.

A linguagem de script utilizada foi JavaScript e o banco de dados, SQL Server.

5.2.4       Desafios e frustrações encontrados

 

Toda a programação das páginas foi feita sem a posse dos designs finais. O que causou mais atraso, pois mesmo com todas as páginas prontas, quando design final ficou disponível, nem tudo que estava feito funcionava. Muitas vezes, era necessário refazer grandes partes de código para adaptar as páginas ao novo design.

Outro problema foi os procedimentos para acesso ao banco de dados. Pois o coordenador não conseguia disponibilizá-los conforme a demanda. Isso causava, grande tempo de ociosidade na equipe, pois com todas as páginas estavam prontas, o que restava era esperar estes procedimentos para poder testá-las.

 

5.3        Projeto Chat

 

Atualmente estou desenvolvendo um chat para a Internet, este chat foi baseado na especificação de um projeto de um curso sobre Java dado na empresa.

Inicialmente este projeto era interno a empresa, mas agora foi requisitado por um dos clientes da Opus (um centro de ensino de língua inglesa) em virtude da má performance do chat que utilizam atualmente.

O projeto se constitui de um servidor de Chat multi-sessão e de um cliente Chat implementado como um applet disparado a partir do navegador Internet (browser).

As principais mensagens esperadas pelo servidor, sob a forma de strings são as seguintes:

·        “L <nome do usuário> <nome da sala>” -- mensagem de login em uma determinada sala. Ao receber esta mensagem, o servidor informa todos os usuários conectados a essa sala da entrada de um novo usuário.

·        “X” – mensagem de logout.

·        “W <nome da sala>” – pedido da lista de usuários conectados na determinada sala.

·        “S <usuário destino> <mensagem>” – envia uma mensagem a um determinado usuário.

·        “Z” – pedido da lista de salas disponíveis.

 

As mensagens principais enviadas ao cliente pelo servidor são as seguintes:

·        “C <nome do usuário>” – usuário indicado acaba de se conectar no chat.

·        “D <nome do usuário>” – usuário indicado acaba de se desconectar do chat.

·        “L <usuário1> < usuário2>...< usuárion>” – lista de usuário conectados numa determinada sala.

·        “M <usuário origem> <mensagem>” – mensagem vinda de usuário origem.

·        “N <mensagem>” – messagem desconhecida.

·        “A <sala1><sala2>...<salan>” – lista de salas disponíveis.

 

5.3.1       Forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de responsabilidades

 

A equipe de desenvolvimento é composta por duas pessoas, ambas o IME, sendo eu uma delas.

Inicialmente criamos o esqueleto básico do programa servidor e do cliente. A partir disso, fomos aprimorando o código acrescentando dessa forma novas funcionalidades. Dentre essas funcionalidades está a diversidade de salas, o que anteriormente não existia. Depois que essas funcionalidadess estavam prontas transformamos o programa de uma aplicação para um applet permitindo assim que ele fosse usado através de browsers.

5.3.2       Estimativa inicial de prazos e andamento

 

Não havia uma estimativa, pois este projeto era interno a empresa. Mas, como agora este projeto foi vendido para um cliente, prazos serão definidos.

5.3.3       Ferramentas e técnicas utilizadas

 

Esse projeto foi inteiramente criado na linguagem Java, a comunicação entre os diversos clientes e o servidor foi feita através da interface de Sockets disponíveis no Java.

Atualmente todas as salas do chat estão ouvindo a mesma porta TCP, o que não era um problema já que esse projeto era interno, porém agora que ele será comercializado teremos que implementar um tipo de comunicação diferente, onde cada sala estará conectada em sua própria porta, evitando assim a ocorrência de gargalos.

Para facilitar o desenvolvimento da parte gráfica, utilizamos o JBuilder.      

5.3.4       Desafios e frustrações encontrados

 

Um dos problemas (ou não), é a falta de especificação para o projeto. Isso, muitas vezes, causava uma pausa considerável quando nós terminávamos de implementar uma idéia, pois nem sempre surgia outra imediatamente.

Como a idéia era vender o produto, seria válido desde o início termos em mãos um bom planejamento e a especificação em si. Pois assim, pouparíamos muito tempo agora.

 

6         Desafios e frustrações encontrados

 

Uma das grandes frustrações foi a falta de organização da empresa. Apesar dos projetos sempre começarem com uma boa equipe, com o passar do tempo as pessoas acabam entrando em outros projetos, levando-as a dar menos atenção aos projetos mais antigos, que eventualmente acabam atrasando e tendo sua especificação modificada.

Quanto aos grandes desafios, estes são quase inexistentes, pois para cada atividade realizada ou o conteúdo já havia sido abordado no curso do IME ou a empresa já havia dado um curso sobre o assunto, facilitando muito o entendimento das coisas.

 

7         Interação com membros da equipe que tenham agido como mentores do trabalho

 

A interação com os membros da equipe foi muito boa e proveitosa. Tive contato com ex-alunos do IME, alunos e professores da UNICAMP, e esse contato ajudou muito a aprimorar os meus conhecimentos.

Todos eram muito compreensivos e sempre estavam dispostos a ajudar, dando assim liberdade para eu poder criticar ou simplesmente dar minha opinião sobre qualquer que fosse o assunto.

 

8         Diferença entre a forma de cooperação com colegas do BCC nas tarefas em grupo das disciplinas e a forma de trabalho conjunto na empresa

 

As formas de cooperação são bem diferentes. No BCC, a maioria dos alunos não se preocupa com a opinião alheia, o que importa é sempre o próprio pensamento e aprovação. Já no trabalho, eles sempre estavam abertos a novas idéias e críticas.

 

9         Forma de acompanhamento utilizada pelo gerente/administrador do projeto

 

Em todos os projetos, o administrador atuava junto ao cliente, buscando verificar suas necessidades, e sempre que surgiam dúvidas e dificuldades ele auxiliava-me prontamente com os assuntos técnicos.  Além disso, o administrador procurava sempre me orientar para garantir um bom entendimento e desenvolvimento do projeto.

 

10    Lista das disciplinas cursadas no BCC mais relevantes para o estágio

 

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IME prepara os alunos para serem autodidatas e ter um conhecimento bom o suficiente para um início de carreira de sucesso. Isso é resultado de uma base teórica e prática sólida e eficaz. Na minha opinião, todas as disciplinas que cursei foram importantes para minha formação. O que pode vir a acontecer é do aprendizado de uma determinada disciplina ser utilizada mais/menos que as outras.

As disciplinas mais avançadas estão sendo mais relevantes para o estágio que estou fazendo (mas lembrando que as disciplinas dos dois primeiros anos foram responsáveis para o ótimo resultado do último). Só para citar, as disciplinas são:

 

·        MAC-323 -- Estruturas de dados

·        MAC-332 -- Engenharia de software

·        MAC-426 -- Sistemas de banco de dados

·        MAC-438 -- Programação concorrente

·        MAC-446 -- Princípios de interação homem-computador

·        PCS-210 -- Redes de computadores

 

11    Observações sobre a aplicação de conceitos estudados nos cursos no contexto prático de aplicações reais

 

É difícil especificar quais os conceitos usados na prática. Praticamente, tudo o que aprendemos é usado, mesmo sem a gente perceber.

O conceito mais utilizado foi o aprendido em banco de dados, pois sempre estamos em contato com aplicações que envolvem este conceito. Outro que está sendo muito utilizado é o de programação concorrente, pois com o desenvolvimento do chat há a necessidade de sincronização das mensagens enviadas.

 

12    Passos que tomaria para aprimorar os conhecimentos relevantes para a carreira

 

Como as tecnologias e recursos envolvidos nesta carreira são muito dinâmicos, pretendo sempre procurar estar atualizada com novas informações através de livros, revistas, pesquisas na internet e junto aos meus amigos da faculdade, trocando experiências profissionais, já que a maioria trabalha em empresas diferentes e lidando com tecnologias e métodos de desenvolvimento diferentes. Pretendo também, algum dia, fazer uma pós-graduação na área de administração.

 

13    Conclusão

 

Quando entrei no IME, pensava que computação era algo que diferente. Logo no início do curso já estava pensando em desistir, mas com o passar do tempo, fui descobrindo que havia certas áreas muito interessantes, até então desconhecidas por mim. Uma dessas áreas é a que estou atuando no momento, a Internet.

Acho que o instituto deveria fornecer maiores informações sobre a carreira de um aluno de ciência da computação, além da área acadêmica. Isso ajudaria a responder perguntas como: o que eu estou fazendo aqui?

Vou ser efetivada em janeiro e fui convidada a integrar uma nova equipe de desenvolvimento de software da empresa, que está sendo criada para trabalhar com tecnologia Java, servidores de aplicação, workflow e ferramentas de desenvolvimento. Sou um dos primeiros integrantes nesta equipe e terei maiores responsabilidades do que nos outros projetos. Esta equipe, coordenada pelo Prof. Fernando A. Vanini, visará determinar um novo modelo de desenvolvimento de aplicações para toda a empresa, além de trabalhar na elaboração de um novo produto baseado nos conceitos em questão (procurando encontrar uma alternativa ao 'mundo' Microsoft). Esta nova equipe iniciará suas atividades em Janeiro de 2001 e, até lá, foi definido um novo programa de preparação que inclui o estudo da linguagem de programação Java e seu ambiente de desenvolvimento e execução, e de um projeto experimental que tem como fim permitir a aplicação dos conceitos estudados - o projeto de Chat.

 

 

14    Bibliografia utilizada ou básica para a área de atuação em que se insere o estágio

 

A Opus disponibiliza à sua equipe de desenvolvimento uma biblioteca com livros e apostilas das tecnologias mais usadas nos projetos, e atualmente foi revisada e organizada para uma renovação e atualização do acervo.

No início de minha experiência na empresa foi necessário muito estudo e leitura já que não tinha nenhum conhecimento sobre as tecnologias utilizadas nos projetos. Os livros e apostilas que mais requisitei foram os de Visual Basic, SQLServer, Java / JavaScript, UML, ASP e HTML.

Também pesquisei muito pela internet, desde artigos, definições, até exemplos de código (quando foi possível e/ou necessário).