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Preparação teórica

A bibliografia consta de 15 livros de temas na área aeronáutica, os títulos foram dividos em 3 grupos de assuntos comuns: aeronáutica, métodos númericos e equações diferencias. Em nossas reuniões semanais os livros eram dividos entre os alunos, sendo que cada aluno ficava com um livro de cada área, e permanencia com eles durante algum tempo, enquanto isso nas reuniões, eram esclarecidas as dúvidas que surgiam na leitura. Segue um breve resumo sobre a leitura:

Foram acrescentados mais dois livros sobre o tema de Computação Gráfica que foram utilizados para a construção da Interface Gráfica.
[1] Talay, T.A., "Introduction to the Aerodynamics of Flight", NASA SP-367, 1975.

É um livro, como o próprio título diz, de introdução à Aerodinâmica de Vôo. É bastante simples e usa uma linguagem não muito carregada de termos técnicos. É uma boa sugestão para um primeiro contato com o assunto.
[2] Stevens, B.L., Lewis, F.L.; "Aircraft Control and Simulation", John-Wiley and Sons, 1992.

Foi considerada uma das melhores referências sobre o assunto : controle e simulação. O autor faz uma introdução sobre aerodinâmica e apresenta as equações de movimento de um corpo rígido. Nos primeiros capítulos o autor introduz um conceito de fundamental importância para nosso estudo: vetor de estados. É mostrado como este conceito está relacionado com o modelo utilizado e com os métodos de solução utilizados - integração temporal, por exemplo. Em cima destes aspectos o autor introduz as primeiras idéias de controle, de forma mais clara do que em [5]. Os primeiros estudos de controle estão relacionados com o tipo e o tempo de resposta do simulador. O conceito de piloto automático é estudado, mostrando como os fatores de controle, ex: potência, perturbam o vetor de estados. Nos itens finais da referência o autor mostra alguns conceitos mais avançados da teoria de controle - controle digital. Esta referência é mais clara do que [5], no que diz respeito a teoria de controle e como aplicá-la ao nosso modelo. Isto se deve ao fato de ser uma explicação mais específica, voltada ao estudo aerodinâmico, uma vez que em [5] é dada uma explicação mais teórica do assunto.
[3] Nelson, R.C.; "Flight Stability and Automatic Control", McGraw-Hill, 1989

Este livro apresenta uma introdução bem simples sobre conceitos físicos básicos aplicados à aviação. Principalmente no que diz respeito à Mecânica dos Fluidos. Também traz uma explicação interessante sobre o funcionamento de alguns instrumentos de vôo, por exemplo: indicador da velocidade do ar, medidor de taxa de subida e indicadores de ângulo de ataque. Porém o ponto principal deste livro é a definição dos conceitos de estabilidade estática e dinâmica e a descrição da influência das principais superfícies de controle, bem como das outras partes de uma aeronave, na capacidade de controle de uma aeronave.(capítulo 2) Temos também no capítulo 3, a dedução das equações do movimento para um corpo rígido genérico com seis graus de liberdade e a definição dos principais coeficientes aerodinâmicos usados na adimensionalização das forças e momentos nos três eixos cartesianos coordenados x,y e z.
[4] McCormick,B.W.; "Aerodynamics Aeronautics and Flight Mechanics", John-Wiley and Sons, 1995.

O livro contém bons conceitos sobre teoria de vôo, tendo capítulos inteiros dedicados ao estudo das forças aerodinâmicas e performance. Apresenta também tópicos básicos em Mecânica dos Fluidos e estabilidade. Uma das únicas referências que comenta sobre helicópteros e aviões V/STOL (Short Take Off and Vertical Landing)
[5] Pierre, D.A.; "Optimization Theory with Applications", Dover, 1969.

A abordagem desta teoria nessa referência é extremamente matemática, diferente da abordagem realizada em [12]. O autor procura contextualizar conceitos de otimização, por exemplo a sensibilidade de um modelo, analisando as equações matemáticas que regem este modelo e os métodos de solução que são apresentados. São mostrados alguns estudos de pequenas perturbações e estudos de máximo e mínimo. Para exemplificar estas teorias o autor faz uso de um modelo de um circuito elétrico. È introduzido o conceito de linearização, e como este fator pode ser relacionado com a teoria de otimização apresentada. Nos capítulos finais da referência, são mostradas algumas técnicas de controle que podem futuramente ser utilizadas no modelo já implementado. Os modelos de controle apresentados serão reestudados a fim de haver uma melhor compreensão do conteúdo do assunto pelos integrantes do projeto.
[6] Ashley,H.; "Engineering Analysis of Flight Vehicles",Dover 1974.

Este é mais um livro de introdução ao estudo de aeronaves, permitindo uma visão global do problema. O primeiro capítulo é particularmente interessante pois inicia a discussão dos tópicos de interesse e da terminologia utilizada analisando aeronaves já fabricadas. Vários tipos de aeronaves são mostrados de modo a ressaltar como as aplicações às quais se destinam implicam em diferentes preocupações na hora do projeto. Os capítulos 2 e 3 correspondem respectivamente à modelagem física do sistema aeronave e à introdução das forças aerodinâmicas envolvidas. Os capítulos seguintes passam a analisar a influência das considerações aerodinâmicas na aeronave, introduzindo também o conceito de compressibilidade e as diversas condições de vôo em função da velocidade do som (número de Mach). Os capítulos que seguem tratam de outros assuntos, como por exemplo propulsão e estabilidade, porém existem referências mais completas em Mecânica de Vôo e mesmo em estabilidade [3].
[7] Edwards, Jr., Penney, D.E.; "Elementary Differential Equations with Applications", Prentice Hall, 1989.

Este é um livro muito bom e de fácil compreensão. Traz explicações bem claras sobre a teoria de equações diferenciais ordinárias, métodos de resolução para os casos onde existem soluções analíticas O livro também se utiliza de exemplos clássicos de fenômenos físicos que são modelados por equações diferenciais (como os sistemas massa-mola-amortecedor e a analogia para circuitos elétricos), permitindo uma boa compreensão das soluções que são apresentadas. Apresenta também, no capítulo 6, uma introdução bastante simples e direta, dos principais métodos numéricos existentes para solução de equações diferenciais, como aplicá-los a sistemas de equações e para equações de ordem qualquer. Os autores tratam o assunto num nível condizente com os conhecimentos prévios esperados para alunos no terceiro ano da graduação em Ciências Exatas, sem maiores dificuldades de compreensão.
[8] Tenembaum, M., Pollack, H.; "Ordinary Differential Equations", Dover, 1963.

Este também é um livro sobre equações diferenciais ordinárias, mas com uma apresentação um pouco diferente da apresentação da referência [7]. A introdução é feita de maneira bem clara motivando o leitor com exemplos de aplicações reais de equações diferenciais, detalhadamente explicados. Apresenta diversos métodos de solução existentes para EDO's. Também tem um capítulo dedicado à resolução de sistemas e à linearização de EDO's. No fim do livro, capítulo 10 são apresentados métodos numéricos para a integração de equações diferenciais.
[9] Gerald, C.F., Wheatley, P.O.; "Applied Numerical Analysis", Addison-Wesley, 1994.

Para cada tópico abordado, apresenta, desenvolve e compara os principais métodos envolvidos, além de fornecer algorítmos de implementação daqueles mais utilizados. O capítulo 5 apresenta as Equações Diferenciais Ordinárias e explora 7 diferentes métodos (Série de Taylor, Euler e Euler modificado, Runge-Kutta, Multi Passos, Milene e Adams-Moulton) para solucioná-las numericamente. No projeto, utilizam-se os métodos de Euler, Euler modificado e Runge-Kutta de 4ª ordem. No capítulo 10, são desenvolvidos formas de se encontrar a melhor curva que representa um determinado conjunto de dados. Para isso, o critério mais aplicado e que, por isso, é o adotado no projeto, é o dos Mínimos Quadrados (MMQ). Desenvolvimento claro mas que exige bom conhecimento prévio em cálculo e análise numérica.
[10] Isaacson, E., Keller, H.B.; "Analysis of Numerical Methods", Dover, 1994.

Contendo os tópicos mais relevantes da análise numérica, faz um desenvolvimento matemático muito rigoroso de cada assunto apresentado. No capítulo 1, introduz alguns tópicos da Álgebra Linear que são utilizados nas demonstrações do lemas e teoremas necessários na explicação dos métodos. Os capítulos 3 e 8 são de interesse direto ao desenvolvimento do projeto. Porém, devido à alta complexidade do desenvolvimento das idéias, este livro é pouco utilizado.
[11] Raymer, D.P.; "Design: A Conceptual Approach", AIAA Educations Series, 1989.

Esse livro pode ser considerado um verdadeiro manual para a construção de uma aeronave. É feita uma descrição passo-a-passo dos aspectos que devem ser observados por um projetista de aeronaves quando da concepção de um novo modelo. Os capítulos se desenvolvem na ordem em que ocorre o processo de projeto. São tratados todos os principais sistemas e componentes de um avião desde cálculos e preocupações estruturais e de estabilidade, passando pela escolha dos sistemas de propulsão e aerofólios adequados, até a definição do layout interno. Dentro do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido este livro não tem, em primeira instância, uma utilidade direta, porém, apesar de também conter formulações matemáticas para os dimensionamentos que são feitos, é um livro bastante conceituai e que permite uma visão global de como os diversos elementos que constituem uma aeronave estão interligados e como são também dependentes um dos outros. É importante destacar dentro desse contexto os capítulos 2 - Uma visão geral sobre o processo de projeto - e 21 - Exemplos conceituais de projeto. O capítulo 21 traz todos os cálculos realizados pelo autor no desenvolvimento de duas aeronaves, uma subsônica e uma supersônica, destacando as similaridades e as principais diferenças entre essas duas abordagens.
[12] Torenbeek, E.; "Synthesis of Subsonic Airplane Design", Delft University Press, 1982.

Este livro aborda o assunto sob uma ótica de projeto. São analisados todas as características que uma aeronave deve possuir de acordo com uma determinada função específica. Uma questão bastante detalhada é a da escolha do modelo a ser utilizado. São traçados vários paralelos entre vários fatores determinantes nessa escolha. Um exemplo que pode ilustrar isso é a análise da necessidade do mercado. O autor avalia as necessidades do mercado em questão e estuda a viabilidade do projeto neste aspecto. Também podemos citar o problema da otimização. O autor mostra como todas as partes de um projeto estão interligadas, devido à otimização. Ele explora os aspectos de investigação de parâmetros (ex. paramétrica) e vários outros processos de otimização. Por último, nos capítulos finais do livro o autor mostra como os aspectos mecânicos de uma aeronave estão interligados - asa, fuselagem, etc. Estas abordagens finais são apresentadas de forma bem técnica (engenharia) apresentando também introduções sobre alguns conceitos aerodinâmicos que são melhor esclarecidos em outras referências, ver [1] e [4]. Podemos classificar este livro como um manual de projeto de aeronaves, uma vez que o autor introduz os principais pontos a serem pensados e analisados durante a concepção de uma aeronave nova.
[13] Anderson Jr., J.D.; "Introduction to Flight", McGraw-Hill, 1989.

É um livro muito abrangente que não tem a finalidade de mostrar detalhes de fórmulas matemáticas, nem um conhecimento técnico profundo. Porém é um livro muito importante pois apresenta conceitos fundamentais sobre aeronáutica. A linguagem do livro é bem informal o que facilita sua leitura, fazendo com que seja uma boa indicação para o início dos estudos.
[14] Anderson, Jr.; "Introduction to Aerodynamics", McGraw-Hill, 1986.

Este é um livro muito bom em aerodinâmica, que não constava inicialmente da bibliografia de apoio. O livro pressupõe conhecimentos prévios em Mecânica dos Fluidos e Cálculo Integral e Diferencial, apesar de também fazer uma revisão desses assuntos no capítulo inicial. Depois são estudados escoamentos considerando-se primeiro a hipótese de incompressibilidade. Primeiro a análise é feita sobre perfis de aerofólio - bidimensionlamente, e só depois a análise é feita para assa finitas. No capítulo 6 analisa-se uma tridimensional. A partir desse ponto são levados em conta os efeitos da compressibilidade, ondas de choque, e vôos sônicos e supersônicos. Na realidade este livro não será de grande aplicação dentro do tipo de estudo que será feito, mas vale destacar que é uma referência bibliográfica importante no assunto.

[15] J.D. Foley, A. van Dam, S.K.Feiner,J.F. Hughes; ``Computer Graphics Principles and Practice (2nd Edition in C)'', Addison Wesley, 1996

Este é um livro clássico sobre o tema, que contém conceitos básicos para o aprendizado na área de computação gráfica, bem como tópicos bem avançados para leitores que dominam o assunto, o livro cobre com detalhes áreas de modelagem 2D e 3D, o que foi de grande utilidade no nosso projeto.

[16] MasonWoo, Jackie Neider, Tom Davis; ``OpenGL programming Guide, 2nd edition, by the OpenGl architeture board, ``, Addison Wesley, 1997

Este livro foi muito utilizado como referência, cobrindo detalhes da estrutura do OpenGl e explicando alguns conceitos teóricos com exemplos práticos para implementação.


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Julian Geraldes Monteiro 2000-12-20