Glossário

Startup: Empresas recém-constituídas, geralmente baseadas em uma idéia ou tecnologia inovadora, com grande potencial de crescimento. Muito comuns no mercado de Internet

Venture Capital: Capital de risco, utilizado por investidores para projetos com potencial de crescimento muito rápido, porém com precentual elevado de fracasso. É o caso típico das empresas de Internet.

Nasdaq: Pregão que negocia as ações de empresas de tecnologia nos EUA. É o grande "termômetro" do mercado de Internet.

Business Plan: Documento descrevendo um panorama completo da empresa, desde sua fundação, quadro de funcionários, produtos, participação no mercado e expectativa de crescimento. É baseado nele que os investidores apostam ou não em um projeto ou idéia.

"pontocom": Adaptação brasileira da palavra inglesa "dotcom", que denota uma empresa voltada exclusivamente à Internet.

Spin-off: Expressão para denotar o desmembramento de uma idéia surgida dentro de uma empresa em outra nova, independente.

CRM: Customer Relationship Management, denomina uma nova área dentro do gerenciamento de Recursos Humanos. Neste caso, são técnicas e ferramentas para administrar cada vez melhor o contato com os clientes de uma empresa.

First Round: É a primeira rodada de investimento efetuada em uma empresa, geralmente depois de um "baby round" ou "angel round". Nesta rodada preliminar é realizado um investimento mínimo, suficiente apenas para a entrada do projeto em operação e a elaboração de um business plan.

 

Home