MAC499 - Trabalho de Formatura

Treinamento em UNIX (Linux / Solaris) para usuários do IME

Márcio Rodrigo de Freitas Carneiro


Objetivo

O objetivo desse trabalho de formatura é a preparação de um material didático e de referência para o treinamento dos usuários da Rede Linux (dos alunos de graduação) e da Rede IME (dos alunos de pós-graduação e professores), ambas do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Preparação e orientação

A realização desse projeto está baseada na experiência de um ano e meio como administrador da Rede Linux. O orientador desse projeto é o Professor Arnaldo Mandel, que também é administrador da Rede IME (Solaris).

Conteúdo do projeto

O projeto consiste em escrever um texto de referência sobre alguns tópicos principais para um usuário de rede, além da preparação de alguns exercícios para uso do aluno, bem como material didático (transparências, exemplos, guia de aulas) para o professor que queira ministrar o curso. Os tópicos a serem abordados são:

Conceitos básicos

Comandos básicos

Ambiente gráfico e gerenciadores de janela

Ferramentas e utilitários

Cronograma

A realização do trabalho se inicia em julho, após a definição do projeto feita juntamente com o Professor Arnaldo Mandel. A previsão do término do projeto é até outubro, e com uma possível aplicação do curso em novembro. Veja nessa tabela o cronograma.

Bibliografia

Veja a biliografia selecionada para o projeto.

Detalhamentos do conteúdo e divisão

Um detalhamento dos tópicos foi feito, dividindo o assunto em capítulos, que serão associados a aulas de duas horas. Além disso, nessa divisão dos tópicos pode-se ver um acompanhamento das aulas dadas para o curso ministrado em outubro e novembro com os ingressantes de 2000.

O curso

O texto do curso está disponível nesse diretório. Você pode pegar o arquivo PostScript comprimido, ou o arquivo DeVice Independent comprimido, ou o arquivo Potable Document Format.

Atualizações constantes até o final do projeto.

Aplicação

O curso foi realizado para os alunos ingressantes de 2000, na sala 139-B, e uma lista de discussão foi criada para discussões. Veja a lista nesse endereço. O relatório das aulas aplicadas está junto com o detalhamento do curso, contendo data e observações sobre a aula.

Monografia

Encontra-se aqui a monografia, isto é, o texto final do curso MAC499.