next up previous contents
Next: Objetivo Up: relatorio Previous: Sumário   Sumário

Introdução

O grupo de iniciação científica foi formado no começo do ano de 1999, com a intenção do professor Alair Pereira do Lago de montar um grupo voltado ao estudo do Linux e de software livre e além disso, com o objetivo de desenvolver algum tipo de projeto em cima do sistema operacional Linux.

O Rodrigo, no caso, juntou-se ao grupo apenas em meados de Junho de 1999, pelo fato de agradar-lhe trabalhar com o Linux e pelas referências, altamente empolgantes, dos seus colegas presentes nesse grupo. Pelo mesmo motivo, Claudio, aproximadamente em Setembro de 1999, veio a se unir ao grupo.

Durante o período da iniciação científica, muita coisa mudou no grupo, inclusive o seu tamanho e o enfoque, mas sempre voltado ao Linux. Parado durante o mês de julho, passou-se o segundo semestre de 1999 estudando diversos tópicos do sistema operacional (serão descritos no histórico) e várias idéias foram surgindo para o projeto. Apenas no começo do primeiro semestre de 2000, no entanto, é que foi definido a a primeira idéia de projeto: Sistema de Arquivos Translúcido. Infelizmente, após certos estudos e pesquisas, foi descoberto já estar implementado. Com esse acontecimento, voltou à pauta uma segunda idéia, já discutida em um momento anterior, mas colocada de lado pela sua complexidade. E nessa idéia é que foi desenvolvido o trabalho de formatura: Sistema de Cache de Memória Comprimido.

Desde a sua definição e até o término do projeto, os integrantes estiveram numa luta contra as dificuldades e complexidade do kernel do Linux para entendê-lo e conseguir implementar esse sistema. Verifique a seção de histórico da iniciação para ter uma noção mais completa do que aconteceu durante todo o processo.

O projeto em si não contou com o auxílio de bolsa de instituições como CNPq ou Fapesp. Entretanto, o Rodrigo, teve uma bolsa da CNPq como auxílio para os seus trabalhos de iniciação científica, que vigorou de março a julho de 2000, e foi renovada até julho de 2001.


next up previous contents
Next: Objetivo Up: relatorio Previous: Sumário   Sumário
Rodrigo Souza de Castro 2000-12-18