next up previous contents
Next: Desafios e Dificuldades Up: relatorio Previous: Disciplinas importantes   Sumário

Cooperação

Houve uma interação muito boa entre o grupo de trabalho, sempre todos focados com seriedade no desenvolvimento do projeto. Tentou-se durante todo o projeto reunir o grupo no mínimo uma vez por semana para trocas de experiências e para que não se esfriassem os ânimos. Depois da divisão do grupo em duas partes, cada parte começou a trabalhar independentemente, mas sempre mantendo-se contato sobre as atividades do outro grupo.

Contou-se com o suporte inestimável do professor Alair Pereira do Lago durante todo o projeto. A professora Dilma Menezes da Silva tomou conhecimento do projeto apenas em Maio, mas desde então a sua ajuda foi de valor igualmente imensurável. O contato com os professores foi muitas vezes pessoal, quando não por email. Sempre houve uma recepção muito simpática deles, tanto quando foram interrompidos em suas atividades com dúvidas sobre assuntos simples, como quando foi preciso dar uma dica de como o grupo deveria enfrentar uma dificuldade. Apesar de ambos terem deixado o instituto para atividades nos EUA em Outubro/2000, o contato continuou ainda muito próximo através de emails, tanto diretos como através das listas de discussão.

O grupo possui uma lista de discussão (kernel@tutu.ime.usp.br) que foi utilizada para a troca de experiências em relação ao kernel, bem como discussões sobre algum tópico interessante visto por algum membro. Outra lista foi criada (kstaff@tutu.ime.usp.br) que cujo objetivo foi combinar reuniões e outros assuntos do grupo não relevantes para os membros da lista principal. A primeira lista tem inscrição automática e começou a ser mantida, depois da entrada do prof. Scott F. Kaplan, no idioma inglês, para uma internacionalização do projeto. Ela também está sendo convertida para uma página html através do programa mhonarc e pode ser acessada através do endereço http://tutu.ime.usp.br/mailarchive/. Essa lista de discussão conta, no momento de preparação dessa monografia, com aproximadamente 150 mensagens.

Ainda outro meio de grande ajuda durante o decorrer de todo o projeto foi o relatório semanal de atividades mantido pelo Rodrigo desde Março de 2000. Nesse relatório, que foi disponibilizado na página do projeto, havia uma descrição detalhada de todas as atividades da semana anterior, as dúvidas, as surpresas e as descobertas. Infelizmente nessa monografia não é possível ter tamanho grau de detalhamento, mas será possível ter a idéia de como foi mantido o relatório. Ele era vital para manter a par principalmente os professores sobre as atividades, uma vez que não havia reuniões fixas semanais com eles, e também para que algum integrante do grupo que se abstivesse de uma reunião pudesse se manter atualizado.


next up previous contents
Next: Desafios e Dificuldades Up: relatorio Previous: Disciplinas importantes   Sumário
Rodrigo Souza de Castro 2000-12-18