O que é o Lyceum? (Parece até propaganda)

   

  1. Introdução

             O sistema Lyceum é uma solução de gestão de instituições de ensino superior que incorpora os avanços tecnológicos necessários ao novo modelo institucional. Realiza a automação das atividades  administrativas, o controle financeiro, a gestão acadêmica e a integração do aluno e do docente aos serviços e informações disponíveis na universidade.  

             O Lyceum integra dirigentes e pessoal administrativo da instituição, aos alunos e docentes que, utilizando os módulos Aluno OnLine e Docente OnLine realizam todos os serviços de secretaria através de um Web browser.

                Outro mecanismo facilitador da gestão e do controle da universidade é a utilização de smart cards como identidade escolar. Isso permite ao aluno registrar sua presença nas aulas, obter acesso aos laboratórios e outras dependências da instituição, além de utilizar os módulos de Internet. Este mesmo cartão pode ser utilizado para outras explicações como, por exemplo, moeda eletrônica para efetuar compras.

                No Lyceum, cada professor e cada aluno possui uma conta, que lhe permitem acesso às aplicações clientes (browsers) voltadas para Internet . Esse ambiente permite um significativo aumento de eficiência na comunicação entre a administração da instituição, professores e alunos, permitindo a eliminação do trâmite de documentos através da divulgação eletrônica de avisos, horários, notícias e notas de aula.

                O Lyceum efetua a gestão acadêmica desde o processo de seleção de alunos, toda  a organização do ensino, com a grade curricular, seus pré-requisitos e equivalências, histórico escolar, alocação de professores, espaço físico recursos, até o controle financeiro.

                O Lyceum fornece aos dirigentes uma radiografia completa da atividade fim da instituição, permitindo monitorar o desempenho acadêmico e financeiro. Com o auxílio de ferramentas de apoio à decisão, e a partir das informações contidas no sistema, o reitor e seus auxiliares podem planejar a evolução futura e tomar decisões baseadas na realidade.

    2.    Características Funcionais

   3.   Características Técnicas

                O Lyceum é um sistema desenvolvido na arquitetura cliente-servidor em três camadas : interface com o usário em ambiente Windows, regras de negócio e bases de dados. Foi desenvolvido em Visual Basic, usando componentes ActiveX. Os módulos para acesso via Internet foram desenvolvidos com a tecnologia de Active Server Pages, usando Internet Information Server e Visual Interdev. O Lyceum pode conectar-se a qualquer banco de dados que possa der acessado via ODBC  (Open Data Base Conectivity).