Proposta
Adquirir experiência no mercado de trabalho, estagiando em uma grande corporação, envolvido numa equipe de desenvolvimento de sistemas. Colocar em prática, todo o aprendizado obtido no curso, e principalmente, aprender tudo o que o estágio tem a oferecer, nos âmbitos : acadêmico, profissional e pessoal.
Fundada em 1982, a Techne é uma empresa
100 % nacional, criada, inicialmente, para atuar no projeto e desenvolvimento de
equipamentos para informática, dedicando-se posteriormente ao desenvolvimento
de soluções sistêmicas para as áreas de governo, saúde e educação.
Constituída a partir da iniciativa de profissionais da Universidade de São
Paulo, a proposta é proporcionar o desenvolvimento de nossos clientes, através
de soluções tecnológicas, combinadas com o know-how adquirido ao longo dos
anos.
Com sede em São Paulo e uma filial em Fortaleza, a empresa está presente nos
principais estados e municípios brasileiros, em projetos ligados às áreas de
saúde e governo, e em diversas instituições de ensino, através do sistema de
gestão acadêmica para o ensino superior, o Lyceum.
Atualmente com 100 especialistas, a Techne mantém parcerias estratégicas com a
Microsoft, Oracle, Sun, GV Consult e Unisys, além de desenvolver projetos específicos
para o MEC - Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação do
Ceará , entre outros.
Para a Techne, mais do que desenvolver sistemas, o importante é oferecer soluções
compatíveis e precisas às necessidades dos seus clientes, promovendo seu
desenvolvimento através de seu maior capital : o Conhecimento.
Os diretores e profissionais tiveram sua formação acadêmica na Universidade
de São Paulo, onde participaram de programas de pesquisa e desenvolvimento em
áreas de tecnologia de ponta e de treinamento de usuários.
Integro a equipe de desenvolvimento do sistema Lyceum , o qual descrevo a seguir :
Introdução
O sistema Lyceum é uma solução de gestão de instituições de ensino superior que incorpora os avanços tecnológicos necessários ao novo modelo institucional. Realiza a automação das atividades administrativas, o controle financeiro, a gestão acadêmica e a integração do aluno e do docente aos serviços e informações disponíveis na universidade.
O Lyceum integra dirigentes e pessoal administrativo da instituição, aos alunos e docentes que, utilizando os módulos Aluno OnLine e Docente OnLine realizam todos os serviços de secretaria através de um Web browser.
Outro mecanismo facilitador da gestão e do controle da universidade é a utilização de smart cards como identidade escolar. Isso permite ao aluno registrar sua presença nas aulas, obter acesso aos laboratórios e outras dependências da instituição, além de utilizar os módulos de Internet. Este mesmo cartão pode ser utilizado para outras explicações como, por exemplo, moeda eletrônica para efetuar compras.
No Lyceum, cada professor e cada aluno possui uma conta, que lhe permitem acesso às aplicações clientes (browsers) voltadas para Internet . Esse ambiente permite um significativo aumento de eficiência na comunicação entre a administração da instituição, professores e alunos, permitindo a eliminação do trâmite de documentos através da divulgação eletrônica de avisos, horários, notícias e notas de aula.
O Lyceum efetua a gestão acadêmica desde o processo de seleção de alunos, toda a organização do ensino, com a grade curricular, seus pré-requisitos e equivalências, histórico escolar, alocação de professores, espaço físico recursos, até o controle financeiro.
O Lyceum fornece aos dirigentes uma radiografia completa da atividade fim da instituição, permitindo monitorar o desempenho acadêmico e financeiro. Com o auxílio de ferramentas de apoio à decisão, e a partir das informações contidas no sistema, o reitor e seus auxiliares podem planejar a evolução futura e tomar decisões baseadas na realidade.
2. Características Funcionais
- Parametrização : permite a utilização do sistema sob diversas circunstâncias. Isto torna o sistema muito versátil, pois se adapta a várias realidades de instituições. Por exemplo, cada universidade tem o seu tipo de conceito de avaliação de notas (0 .. 10, A .. E), os próprios usuários definem esse conceito.
- Padronização : permite que o usuário não tenha dificuldades de operação, o que aumenta a produtividade, além de ser mais fácil a manutenção.
- Segurança de Acesso : cada usuário é responsável pela manutenção de sua senha. O usuário não poderá acessar qualquer tela do sistema. A cada usuário será atribuído um padrão de acesso, ou seja, conjunto de telas (transações), relatórios e processos que ele poderá acessar.
- Auditoria : o sistema registra todos os acessos a esses elementos e as modificações feitas.
3. Características Técnicas
O Lyceum é um sistema desenvolvido na arquitetura cliente-servidor em três camadas : interface com o usário em ambiente Windows, regras de negócio e bases de dados. Foi desenvolvido em Visual Basic, usando componentes ActiveX. Os módulos para acesso via Internet foram desenvolvidos com a tecnologia de Active Server Pages, usando Internet Information Server e Visual Interdev. O Lyceum pode conectar-se a qualquer banco de dados que possa der acessado via ODBC (Open Data Base Conectivity).
Como citado anteriormente, integro a equipe de desenvolvedores do Lyceum, que consta com sete pessoas (cinco graduados ou alunos do IME), sob supervisão de Wânia Gomes Pedrosa (bachar. em Ciências da Computação pelo IME). Há também equipes de outras áreas envolvidas : Implantadores e Treinadores, Marketing, Tecnologia, Suporte, e Vendas, envolvendo um total de 40 pessoas (aprox.).
Com relação a carga horária, iniciei em fevereiro com 4 horas diárias. Em maio, a carga foi para 5 horas , e possivelmente em julho ela aumentará para seis. Recebi propostas para efetivação, mas tive que recusá-las, devido as disciplinas pendentes.
Estou envolvido com a parte OnLine (WWW) do sistema, onde as páginas feitas em HTML, Java Script e ASP acessam objetos feitos em VB para a manipulação de dados. Entretanto, a minha coodenadora se preocupa com a super especialização dos desenvolvedores, acarretando na falta de conhecimento em outras áreas, por isso tentamos fazer a manutenção de todo o sistema. Veja algumas das tarefas realizadas abaixo :
- Correção de bugs : código em Visual Basic, ASP, SQL, HTML, Java Script.
- Treinamento oficial Microsoft : Mastering Microsoft Visual Basic 6.0 Development
- Treinamento interno do sistema Lyceum.
- Seminário : XML.
- Geração do arquivo executável de instalação das novas versões do sistema Lyceum.
- Melhoria no desempenho dos relatórios.
- Suporte : atendimento de cliente, solucionando dúvidas ou bugs relacionados ao sistema.
- Re-estruturação de transações. Melhorando sua funcionalidade ou performance.
- Implementação de novas funcionalidades. Novos relatórios, processos e páginas.
- Manutenção nas bibliotecas (DLL's) que são acessadas pelo sistema.
Não há um cronograma fixo, continuarei a exercer as atividades citadas no item anterior. Existem algumas novas funcionalidades que gostaríamos de implementar, mas temos a prioridade de atender as solicitações dos clientes. Entre as novas funcionalidades temos : matrícula via Internet, um módulo coordenador , entre outras.
O módulo coordenador online servirá para que os diretores analisem estatisticamente o desempenho de sua instituição, baseando-se em qualquer conjunto de tabelas existente em seu banco de dados. Utilizaremos "cubos ", pesquisas que não estão limitadas em um simples cruzamento de tabelas (2 dimensões), elas são dinamicamente montadas, arrastando-se e soltando-se qualquer número de tabelas ou atributos (n dimensões), e ainda será montado um gráfico em tempo real, tudo isso através de um web browser. Início da atividade prevista para o começo de julho.