Especificação do trabalho de formatura - MAC499
A disciplina MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado é disciplina
obrigatória do currículo novo do BCC, com 16 créditos-trabalho. A disciplina tem
como pré-requisitos duas disciplinas entre MAC422 Sistemas
Operacionais, MAC426 Bancos de Dados, MAC332 Engenharia de Software MAC328
Algoritmos em Grafos . Não será permitido ao aluno fazer as disciplinas
sem possuir os pré-requisitos, nem mesmo cursá-los em paralelo.
O que é o trabalho de formatura
O trabalho de formatura consiste de uma
monografia de no mínimo 5000 palavras e no máximo 10000 palavras, contendo a
experiência do aluno adquirida durante um estágio supervisionado por um docente
do Departamento ou durante uma iniciação científica realizada na USP. A
monografia deverá descrever de forma concisa e clara as atividades
relacionadas com Ciência da Computação realizadas, produtos desenvolvidos
e concluir descrevendo os objetivos alcançados com o trabalho.
O que o aluno deve fazer
O aluno matriculado em MAC499 deve procurar no
início do semestre um professor para ser seu supervisor. Candidatos naturais são
o seu tutor ou mesmo o seu orientador em alguma iniciação científica realizada.
O aluno deve informar o professor responsável pela disciplina (será divulgado
durante a matrícula) até o final de abril quem é o seu supervisor.
O aluno poderá escolher entre um dos seguintes modos de trabalho de
formatura:
- Estágio supervisionado
- Iniciação científica
Caso tenha escolhido realizar um estágio, deverá relatar ao seu supervisor as
atividades que desempenha no seu estágio e este o orientará no sentido de
garantir que o estágio se adeque ao esperado da disciplina.
Caso tenha escolhido fazer uma iniciação científica (ou mesmo utilizar uma
iniciação científica realizada durante o curso), o aluno deverá procurar seu
orientador para programar as atividades durante o ano.
No final do primeiro semestre o aluno deverá entregar uma proposta do
trabalho de formatura que será avaliado pelo seu supervisor e pelo professor
responsável pela disciplina. Esta proposta deverá conter os objetivos,
atividades já realizadas, cronograma para o segundo semestre e estrutura geral
do trabalho.
No final do ano o aluno entregará a monografia contendo uma descrição
detalhada das atividades realizadas, conforme diretrizes específicas
(delineadas na última seção deste documento) para o modo de trabalho escolhido.
A critério do professor responsável e do supervisor pode haver uma apresentação
pública dos trabalhos.
O aluno poderá ser aprovado, reprovado ou mesmo ficar de recuperação na
disciplina, tendo, neste caso, de entregar uma versão melhorada de sua
monografia, conforme sugestões do professor responsável e do seu supervisor até
data estipulada pelo professor responsável.
O que faz o supervisor
O supervisor exerce um papel importante na parte
inicial do trabalho. Cabe ao supervisor verificar se as atividades planejadas
pelo aluno estão de acordo com os objetivos do trabalho de formatura. Os
cenários possíveis são:
- O aluno e o supervisor já trabalham juntos em uma iniciação científica (em
fase inicial ou avançada)
Neste caso o supervisor estará guiando o trabalho
do aluno nos moldes usuais dos programas de iniciação científica, em geral com
um acompanhamento estreito das atividades do trabalho;
- O aluno quer aproveitar uma iniciação científica já realizada sob
orientação de outro pesquisador (por exemplo, em outro departamento da USP).
Neste caso o supervisor simplesmente avalia a proposta redigida pelo
aluno, de forma a auxiliar o aluno a adequá-la ao esperado pela disciplina;
- O aluno opta por utilizar um estágio como base para o trabalho de
formatura.
Neste caso o supervisor tem como responsabilidade decidir se as
atividades realizadas no estágio, conforme relatadas pelo aluno, se adequam ao
que se espera de um trabalho de formatura.
Em nenhum dos casos
possíveis é de responsabilidade do supervisor acompanhar o aluno de forma a
garantir que este cumpra o cronograma de atividades proposto.
No caso de ser um trabalho de formatura sobre uma iniciação científica
realizada sob sua supervisão, o supervisor preencherá um questionário a respeito do
desempenho do aluno. Se a IC tiver sido realizada sob supervisão de outro
professor, deverá ser solicitado a ele preencher o mesmo. O supervisor avaliará,
em conjunto com o professor responsável pela disciplina, a monografia
apresentada ao final do trabalho, atribuirão uma nota ao mesmo acompanhada de um
pequeno parecer que justifique a nota atribuída.
O que faz o professor responsável pela disciplina
A função do professor
responsável é garantir a homogeneidade entre os diversos trabalhos de formatura
apresentados durante o semestre. Cabe a este definir as datas de entrega da
primeira versão da proposta (meados de junho), data de entrega da monografia
(meados de novembro) e data de entrega da recuperação (início de fevereiro).
Este também será responsável pelo preenchimento do boletim de notas.
Diretrizes para a opção de iniciação científica
A monografia deverá
seguir os moldes dos relatórios apresentados às agências de fomento (relatórios
de atividades), como PIBIC/CNPq e FAPESP. Usualmente, tais textos contêm os
objetivos do trabalho, metodologia empregada, trabalhos correlatos,
tópicos/teorias/sistemas estudados ou desenvolvidos, atividades realizadas,
conclusão ou resultados obtidos e bibliografia utilizada.
Diretrizes para a opção de estágio supervisionado
A monografia deverá
descrever as atividades realizadas durante o estágio, descrevendo os aspectos
relacionados às seguintes questões (quando aplicáveis):
- natureza da organização e da atividade;
- definição/especificação do problema ou sistema principal do trabalho;
- forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de
responsabilidades;
- estimativa inicial de prazos e do andamento do projeto;
- métricas post-mortem do andamento do projeto;
- bibliografia utilizada ou básica para o área de atuação em que se insere o
estágio;
- participação em treinamento;
- desafios e frustrações encontrados;
- ferramentas e técnicas utilizadas;
- técnicas que tenham lhe parecido relevantes para o problema em questão,
mas que não tenham sido exploradas por falta de tempo, recursos humanos ou
apoio da organização;
- lista das disciplinas cursadas no BCC mais relevantes para o estágio;
- interação com membros da equipe que tenham agido como mentores do
trabalho;
- diferenças notadas entre a forma de cooperação com colegas do BCC nas
tarefas em grupo das disciplinas e a forma de trabalho conjunto na empresa;
- forma de acompanhamento utilzada pelo gerente/administrador do projeto;
- observações sobre a aplicação de conceitos estudados nos cursos no
contexto prático de aplicações reais;
- se o aluno fosse continuar atuando na área em que exerceu o estágio, que
passos tomaria para aprimorar os conhecimentos
técnicos/metodológicos/comerciais/cientificos/etc relevantes para esta
atividade?
Além da monografia, o aluno deve solicitar ao seu chefe
imediato no estágio que preencha um questionário de
avaliação e envie para o professor responsável.
Last modified: Wed Nov 29 08:19:13 BRST
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