Especificação do trabalho de formatura - MAC499

A disciplina MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado é disciplina obrigatória do currículo novo do BCC, com 16 créditos-trabalho. A disciplina tem como pré-requisitos duas disciplinas entre MAC422 Sistemas Operacionais, MAC426 Bancos de Dados, MAC332 Engenharia de Software MAC328 Algoritmos em Grafos . Não será permitido ao aluno fazer as disciplinas sem possuir os pré-requisitos, nem mesmo cursá-los em paralelo.

O que é o trabalho de formatura

O trabalho de formatura consiste de uma monografia de no mínimo 5000 palavras e no máximo 10000 palavras, contendo a experiência do aluno adquirida durante um estágio supervisionado por um docente do Departamento ou durante uma iniciação científica realizada na USP. A monografia deverá descrever de forma concisa e clara as atividades relacionadas com Ciência da Computação realizadas, produtos desenvolvidos e concluir descrevendo os objetivos alcançados com o trabalho.

O que o aluno deve fazer

O aluno matriculado em MAC499 deve procurar no início do semestre um professor para ser seu supervisor. Candidatos naturais são o seu tutor ou mesmo o seu orientador em alguma iniciação científica realizada. O aluno deve informar o professor responsável pela disciplina (será divulgado durante a matrícula) até o final de abril quem é o seu supervisor.

O aluno poderá escolher entre um dos seguintes modos de trabalho de formatura:

Caso tenha escolhido realizar um estágio, deverá relatar ao seu supervisor as atividades que desempenha no seu estágio e este o orientará no sentido de garantir que o estágio se adeque ao esperado da disciplina.

Caso tenha escolhido fazer uma iniciação científica (ou mesmo utilizar uma iniciação científica realizada durante o curso), o aluno deverá procurar seu orientador para programar as atividades durante o ano.

No final do primeiro semestre o aluno deverá entregar uma proposta do trabalho de formatura que será avaliado pelo seu supervisor e pelo professor responsável pela disciplina. Esta proposta deverá conter os objetivos, atividades já realizadas, cronograma para o segundo semestre e estrutura geral do trabalho.

No final do ano o aluno entregará a monografia contendo uma descrição detalhada das atividades realizadas, conforme diretrizes específicas (delineadas na última seção deste documento) para o modo de trabalho escolhido. A critério do professor responsável e do supervisor pode haver uma apresentação pública dos trabalhos.

O aluno poderá ser aprovado, reprovado ou mesmo ficar de recuperação na disciplina, tendo, neste caso, de entregar uma versão melhorada de sua monografia, conforme sugestões do professor responsável e do seu supervisor até data estipulada pelo professor responsável.

O que faz o supervisor

O supervisor exerce um papel importante na parte inicial do trabalho. Cabe ao supervisor verificar se as atividades planejadas pelo aluno estão de acordo com os objetivos do trabalho de formatura. Os cenários possíveis são: Em nenhum dos casos possíveis é de responsabilidade do supervisor acompanhar o aluno de forma a garantir que este cumpra o cronograma de atividades proposto.

No caso de ser um trabalho de formatura sobre uma iniciação científica realizada sob sua supervisão, o supervisor preencherá um questionário a respeito do desempenho do aluno. Se a IC tiver sido realizada sob supervisão de outro professor, deverá ser solicitado a ele preencher o mesmo. O supervisor avaliará, em conjunto com o professor responsável pela disciplina, a monografia apresentada ao final do trabalho, atribuirão uma nota ao mesmo acompanhada de um pequeno parecer que justifique a nota atribuída.

O que faz o professor responsável pela disciplina

A função do professor responsável é garantir a homogeneidade entre os diversos trabalhos de formatura apresentados durante o semestre. Cabe a este definir as datas de entrega da primeira versão da proposta (meados de junho), data de entrega da monografia (meados de novembro) e data de entrega da recuperação (início de fevereiro). Este também será responsável pelo preenchimento do boletim de notas.

Diretrizes para a opção de iniciação científica

A monografia deverá seguir os moldes dos relatórios apresentados às agências de fomento (relatórios de atividades), como PIBIC/CNPq e FAPESP. Usualmente, tais textos contêm os objetivos do trabalho, metodologia empregada, trabalhos correlatos, tópicos/teorias/sistemas estudados ou desenvolvidos, atividades realizadas, conclusão ou resultados obtidos e bibliografia utilizada.

Diretrizes para a opção de estágio supervisionado

A monografia deverá descrever as atividades realizadas durante o estágio, descrevendo os aspectos relacionados às seguintes questões (quando aplicáveis):
  1. natureza da organização e da atividade;
  2. definição/especificação do problema ou sistema principal do trabalho;
  3. forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de responsabilidades;
  4. estimativa inicial de prazos e do andamento do projeto;
  5. métricas post-mortem do andamento do projeto;
  6. bibliografia utilizada ou básica para o área de atuação em que se insere o estágio;
  7. participação em treinamento;
  8. desafios e frustrações encontrados;
  9. ferramentas e técnicas utilizadas;
  10. técnicas que tenham lhe parecido relevantes para o problema em questão, mas que não tenham sido exploradas por falta de tempo, recursos humanos ou apoio da organização;
  11. lista das disciplinas cursadas no BCC mais relevantes para o estágio;
  12. interação com membros da equipe que tenham agido como mentores do trabalho;
  13. diferenças notadas entre a forma de cooperação com colegas do BCC nas tarefas em grupo das disciplinas e a forma de trabalho conjunto na empresa;
  14. forma de acompanhamento utilzada pelo gerente/administrador do projeto;
  15. observações sobre a aplicação de conceitos estudados nos cursos no contexto prático de aplicações reais;
  16. se o aluno fosse continuar atuando na área em que exerceu o estágio, que passos tomaria para aprimorar os conhecimentos técnicos/metodológicos/comerciais/cientificos/etc relevantes para esta atividade?
Além da monografia, o aluno deve solicitar ao seu chefe imediato no estágio que preencha um questionário de avaliação e envie para o professor responsável.
Last modified: Wed Nov 29 08:19:13 BRST 2000