Proposta de Projeto de Formatura

 

Esse documento se apresenta dividido em três partes. A primeira parte tratará dos cursos e treinamentos que me foram dados pelas Opus durante o meu estágio. A segunda parte fará uma apresentação de um pequeno projeto desenvolvido durante esses primeiros meses de estágio. A terceira parte tratará das atividades atuais que estou realizando.

 

O primeiro mês de meu estágio ( fevereiro de 2001 ) foi todo ele de treinamentos e cursos. O primeiro curso realizado foi o de Modelagem e Manutenção de Banco de Dados e SQL Server. Depois recebi treinamento de Programação Orientada a Objeto e Modelagem UML, com a utilização da ferramenta UML Studio que é utilizada pela Opus na elaboração de documentos e diagramas relativos a projetos. Tive também um curso de programação HTML e de XML. Depois recebi treinamento de programação de Web-Applications utilizando Java Servlets e XMLC para manipular apresentações da Web com através destas servlets e de JDBC, para fazer manipulação em banco de dados através das aplicações Java. Além do treinamento técnico aplicado, ocorreu também uma apresentação da Metodologia utilizada pela Opus no desenvolvimento de seus projetos que define as etapas e marcos a serem seguidos e alcançados durante a realização de um projeto, com o objetivo de assegurar um trabalho de qualidade e que atinja seus objetivos.

 

Uma vez terminada a etapa de treinamentos, fui designado para trabalhar em um projeto. O projeto em questão era o de uma extranet para a própria Opus, onde esta poderia fazer a disponibilização da documentação, gerada durante a elaboração de projetos de clientes, a estes, para possibilitar um melhor acompanhamento do cliente em relação ao projeto que vem sendo desenvolvido. Além de criar a extranet da Opus, era também objetivo deste primeiro projeto, o treinamento na utilização da Metodologia apresentada.

 

Deste projeto, o qual foi denominado OpusAtlas2001, participei da parte de definição de objetivos e escopo do programa e de toda a parte de modelagem e especificação do sistema. A documentação deste projeto consiste em um documento de definição do problema e da solução e que é denominado de Documento de Visão/Escopo do projeto e em uma especificação detalhada do sistema a ser implementado, contendo modelagem de classes, estudo de casos de uso e outros diagramas, e que é denominado Documento de Especificação do Projeto. Não participei efetivamente da implementação do sistema, uma vez que fui redirecionado dentro da Opus para a área de programação para Mobile Devices ( celulares, palms... ), mas tive a oportunidade de acompanhá-lo.

 

A partir daí passei a estudar as plataformas de desenvolvimento para Mobile Devices, que é uma área onde a Opus não trabalhava. O enfoque maior foi dado para o J2ME ( Java 2 Micro Edition ) que é um subconjunto do Java e que é suportado pela JVM existente nesses devices. A partir desse estudo foram desenvolvidas pequenas aplicações de teste utilizando ferramentas como o Wireless Toolkit que tem além de um ambiente de desenvolvimento, emuladores de alguns devices e o Code Warrior, que também possui emuladores para J2ME e outras especificações derivadas desta.

 

Dentro do J2ME e do mundo dos Mobile Devices, fui direcionado a estudar possibilidades de desenvolvimento de aplicações para um novo celular que é o i85s da Motorola, que é desenvolvido pela iDEN e Nextel e que possui uma JVM que suporta as funções da especificação MotorolaSDK que é constituída basicamente das especificações MIDP e CLDC. Para desenvolver aplicações ( MIDlet's ) sobre a MotorolaSDK foi utilizado o Code Warrior, que possui um emulador próprio para esse aparelho. Uma vez desenvolvidas as aplicações e testadas no emulador elas devem ser empacotadas em um arquivo .jar junto com um arquivo descritor da aplicação .jad e passada para o celular por uma conexão serial. Para fazer o download desses é utilizado o Java Application Loader ( JAL Lite ), que é um software próprio da Motorola para este fim.

 

Atualmente já foram feitas algumas aplicações que rodam locais no celular e estou estudando as possibilidades de desenvolver aplicações que estabeleçam conexão com servidores e troque informações com este. Uma possibilidade que esta sendo estudada é a de desenvolver uma aplicação que se comunique com o Cube Viewer, que é um produto Opus da área de Bussiness Inteligence e que é uma ferramenta de visualização e disponibilização de informações retiradas de um banco de dados e que permite determinação de filtros, elaboração de gráficos e outras funcionalidades.

 

Outra possibilidade estudada é a de desenvolvimento de aplicações que entendam XML, ou alguma coisa do tipo, que permita ao celular receber as informações como uma stream através de uma conexão HTTP com um servidor e possa navegar nesses dados, fazer buscas ou criar apresentações na tela do aparelho.

 

Entretanto, como essa área de desenvolvimento em J2ME ainda é nova na Opus, não existe ainda um planejamento do que será feito no segundo semestre, uma vez que ainda não são conhecidas todas as possibilidades que a plataforma oferece. Neste ponto, o trabalho que venho fazendo é de certo modo exploratório e assim, novas possibilidades de aplicações a serem desenvolvidas podem aparecer.

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

documento de visão/escopo.doc

documento de especificação.doc

voltar