Documento de Visão / Escopo

Projeto

OPUS STARCLIENT

 

 

Apresentação

 

Este documento apresenta a Visão geral do projeto, incluindo o objetivo do desenvolvimento do projeto, o que o sistema deve contemplar ao final da implementação e a solução proposta pela equipe de projeto. Este Documento de Visão/Escopo tem por objetivo:

 

·        Estabelecer uma direção clara para a equipe de projeto;

·        Identificar as expectativas do cliente;

·        Prover a base para a definição dos riscos do projeto;

·        Prover a base para estimar o esforço necessário para elaborar a Especificação do Projeto para o sistema a ser construído.

 

 

Este documento está organizado da seguinte forma:

 

·        Descrição do Problema: Estabelece a motivação para o projeto, apresentando o porquê da contratação deste projeto.

 

·        Visão: Estabelece uma visão de longo prazo para que o sistema a ser construído esteja  alinhado com o objetivo de negócio. Isso proverá o contexto para as tomadas de decisão que serão realizadas durante o ciclo de vida do desenvolvimento do projeto.

 

·        Proposição de Solução: Descreve a proposta de solução que servirá como base para construir a especificação e estabelecer as prioridades para o sistema que será desenvolvido. Também apresenta exemplos de alguns cenários de utilização deste sistema.

 

·        Escopo: Estabelece o que pertence e o que não pertence ao escopo do sistema a ser desenvolvido, apresentando também os casos de uso gerais do sistema

 

 

 

 

A seguir, apresentamos cada um desses tópicos em detalhes.

 

 

 

 

 

 

Descrição do Problema

 

Atualmente, o número de usuários de celulares e outros dispositivos de computação móvel (Mobile Devices) tem crescido vertiginosamente. Com isso, a possibilidade de utilização desses dispositivos para fins maiores do que a telefonia, no caso de celulares ou aplicações locais, no caso de outros dispositivos tem atraído muito a atenção de desenvolvedores de software. Essa atração já fez com que uma diferente tecnologia, a plataforma J2ME, fosse portada a esses aparelhos permitindo a execução de programa e aplicações Java. 

Entretanto, essa tecnologia não dispõe de um ambiente que permita um fácil desenvolvimento e instalação de aplicações que trabalhem com a troca de informações entre o aparelho e um servidor. Além disso, por ser uma tecnologia nova, ainda são desconhecidas algumas possibilidades de problemas com capacidade e segurança da rede, o que vem preocupando fabricantes e gerando uma barreira ainda maior aos desenvolvedores. E é, então, para solucionar esse problema que desenvolveremos o “Ambiente X”.

 

 

 

 

Visão

 

O objetivo do projeto é o de desenvolver uma plataforma para a criação de aplicações de arquitetura cliente/servidor, onde o cliente roda em um Mobile Device. O “Ambiente X” é uma aplicação que funcionará como um cliente genérico para toda e qualquer aplicação que seja disponibilizada a ele.

 

 

 

 

Proposição da Solução

 

A solução proposta é uma aplicação genérica para Mobile Devices que recebe um conjunto de dados envidados por uma outra aplicação qualquer rodando em um servidor e os interpreta de forma a permitir que esse dispositivo funcione como cliente desta.

Faz parte da solução a definição do padrão (protocolo) sobre o qual essa troca de informações é realizada, ou seja, que tipo de informação é entendida pela aplicação genérica e como esta devolve as informações fornecidas pelo cliente (usuário) para o servidor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escopo

 

Segue, na tabela, os possíveis casos de uso e cenários que serão cobertos pelo sistema.

 

 

Quem

O que

Quando

Como

Onde

Por que

Usuário

Escolhe uma aplicação para rodar

A qualquer momento

Através de uma interface de seleção de aplicações

No celular (ou outro dispositivo móvel)

Porque deseja executar a aplicação

 

Usuário

Executa uma aplicação

Quando a aplicação estiver rodando

Preenchendo formulários, navegando entre as páginas da aplicação, enviando informação...

No celular (ou outro dispositivo móvel)

Para utilizar a aplicação disponibilizada

 

 

Faz parte do escopo do sistema, ainda, permitir que a aplicação genérica mantenha um cache das ultimas aplicações rodadas pelo cliente de modo a tornar mais rápida a execução de aplicações que façam parte da rotina de um usuário.

Não faz parte do escopo do sistema permitir que a aplicação receba código a ser executado. Apenas dados serão carregados no device de modo a definir e/ou configurar a aplicação. Toda a parte de códigos a serem executados, de regras de negócio da aplicação, devem ser realizadas no servidor. A aplicação genérica, no que não trata recebimento e envio de informação, realizará apenas a validação de campos de formulários.

 


Aceitação

 

Concordo com o conteúdo deste documento e aceito que o projeto seja desenvolvido com base nas informações aqui apresentadas.

 

 

 

Data: _________________

 

 

 

 

Nome: __________________________________

 

Assinatura: ______________________________