O IME e o IPT

   Houve bastante interação da faculdade com o meu trabalho, tanto pelas disciplinas que cursei que foram relevantes para desenvolvimento do SCIVA quanto pela interação com professores e grupos de pesquisa relacionados com o meu trabalho.

   O Prof. Marcondes, meu supervisor de trabalho de formatura, tem um grupo de pesquisa na área de Processamento de Imagens. No início desse semestre, ele levou o grupo para assistir uma palestra sobre meu trabalho e puderam conhecer e trocar informações de interesse comum. Foi uma ótima experiência para mim. Recebi muito boas sugestões tanto do professor quanto de alguns alunos e eles também puderam conhecer meu chefe, um doutor em Visão Computacional. Depois desse dia, pude manter contato e trocar idéias com algumas das pessoas que conheci. Foi bastante significativo para o aperfeiçoamento do meu sistema.

    Outra excelente forma de interdisciplinaridade foi o meu projeto de conclusão de Sistemas Operacionais Distribuídos. O Prof. Fábio Kon permitiu que os alunos aproveitassem algum sistema que já tinham desenvolvido para esse projeto, desde que se embutisse funcionalidade distribuída. Então, implementei objetos COM da Microsoft e dois processos distintos para aproveitar os dois processadores da máquina que uso no Ipt.

    Além disso, foram de muito proveito no desenvolvimento do meu projeto as seguintes disciplinas: