1) O IPT e meu local de trabalho
 

    Desenvolvi meu trabalho de estágio no IPT na Divisão de Mecânica e Eletricidade no Agrupamento de Sistemas de Controle.
 

1.1) O IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica)

   O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT - tem por objetivo atender à demanda de ciência e tecnologia nas diversas áreas da Engenharia em que atua. Seu trabalho tem sido relevante para o setor produtivo nacional e na elaboração e execução de políticas públicas. É significativa sua contribuição na formação de equipes aptas a desenvolver pesquisas em tecnologia.
 

1.2) O DME (Divisão de Mecânica e Eletricidade)

          A equipe da Divisão de Mecânica e Eletricidade tem realizado anualmente milhares de calibrações, ensaios, pareceres e consultorias, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos, em fina sintonia com as demandas do setor produtivo e do governo.

          Essa sintonia, apoiada em laboratórios e instalações apropriadas, em uma equipe experiente e motivada, tem levado ao permanente ajuste de suas qualificações e propiciado soluções inovadoras, à altura das crescentes exigências do mercado.

          As principais áreas de atuação da DME são: energia e fluidos, automação e controle, ensaios mecânicos e dinâmicos, máquinas e processos de fabricação, ótica e eletricidade, plasma térmico e metrologia.
 

1.3) O Agrupamento de Sistemas de Controle

          O Agrupamento de Sistemas de Controle (ASC) foi criado em 1990 para atender à demanda de clientes externos e outros grupos do IPT por projetos de automação e controle de sistemas, desenvolvimentos de instrumentação eletrônica dedicada e sua integração a sistemas computacionais. A evolução vertiginosa das tecnologias associadas a essas áreas e a multiplicação dos seus campos de aplicação fizeram com que, nessa década de existência, o ASC desenvolvesse projetos ligados a fins tão distintos como biotecnologia e automação bancária e comercial.

          Essa multiplicidade se justifica pelo fato de as atividades de um grupo com atribuições em informática, automação e controle poderem se dirigir a praticamente todas as modalidades de engenharia. Por outro lado, a condução dos projetos a resultados importantes depende de conhecimentos específicos sobre os sistemas ou processos nos quais serão aplicados. Para isso, o ASC trabalha, em grande parte de seus projetos, em parceria com outros grupos do IPT, da USP e de clientes externos. O trabalho em equipes multidisciplinares é cada vez mais importante para o sucesso de um projeto de engenharia.

          Dentre os projetos correntes no agrupamento, destacam-se:

          * Implantação de um laboratório de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS)
          * Desenvolvimento de Sistemas de Visão Computacional para Monitoramento de Tráfego
          * Implantação de novas tecnologias de Automação e Controle de Processos Biotecnológicos (Programa Núcleos de Excelência/MCT)
          * Implantação de sistemas de Automação Laboratorial
          * Operação de um Laboratório de Avaliação de Cartões Magnéticos e Smart Cards
 

1.4) O ambiente de trabalho

   O IPT demonstrou ser uma ótimo espaço para a realização do meu estágio. A carga horária exigida foi de apenas 40 horas mensais. O laboratório onde trabalh tem boas máquinas para trabalho e bons softwares disponíveis também.

   A flexibilidade de horário também é uma vantagem importante. Pude fazer juntamente com o meu chefe algumas metas de desenvolvimento do meu trabaho de estágio, considerando as obrigações da faculdade.

   Meu chefe imediato, o Dr. Flavius Martins, demonstrou-se sempre apto a me ajudar nos desafios que apareceram. Também me apoiou bastante para que eu conseguisse concluir o meu curso do BCC no período correto.
 

1.5) A equipe de trabalho

    A equipe de trabalho da qual participei era composta pelo Dr. Flavius Martins, o meu chefe imediato, o engenheiro, Wilson Cesar M. da Rocha e um mestre em Engenharia Mecânica, Luís Henrique C. Quiroz.  O Dr. Flavius interagiu diretamente comigo, principalmente designando as tarefas e avaliando os resultados. O Wilson ajudou-nos principalmente a respeito da câmera que instalamos, regulamos e testamos exaustivamente para adequar sua configuração às necessidades de nosso sistema. Já o Luís Henrique tem desenvolvido algoritmos sob a plataforma que eu criei.

   Para suporte técnico, há uma pequena equipe para cuidar de eventuais problemas. Então, não precisei ocupar tempo com suporte, somente desenvolvimento e pesquisa.