INFO ONLINE - Edição 180 / Março de 2001 - Reportagem de Capa
INFO ONLINE


reportagem de capa / agentes de segurança

Leões de chácara a seu serviço


Dá para controlar absolutamente tudo que alguém faz num PC

Um dos principais problemas dos computadores com Windows é a segurança, como todo mundo sabe. O sistema de proteção e acesso das versões pessoais (95, 98 e Me) do sistema é muito fraco. Qualquer um pode entrar no computador sem precisar de senha. Mas nem tudo está perdido, é claro. Existem na internet programas para melhorar a segurança no Windows. Os downloads a seguir foram testados com o Windows 98.

STARR 2.0 beta 
iOpus   www.iopus.com/starr.htm
Quem quer saber tudo o que acontece em seu computador vai adorar o STARR. Praticamente todo tipo de comunicação externa e o uso de programas podem ser monitorados. Desde tudo que for digitado até quais os programas usados e sites navegados. O STARR é compatível com o browser AOL e os principais clientes de mensagens instantâneas. Assim, todas as mensagens enviadas nesses sistemas são classificadas. O programa trabalha de forma invisível e pode ser configurado para enviar os relatórios por e-mail, sendo que estes podem ter a forma de texto normal, arquivo HTML ou planilha. E, para os mais paranóicos, os relatórios ainda podem ir num arquivo ZIP com senha.
Shareware, 49,95 dólares, por 30 dias, 565 KB, Windows 9x/Me/NT/2000, em inglês

Access Denied 3.10 
Ivan Mayrakov   www.nt.unets.ru:8101/john/
Um dos grandes problemas dos Windows para consumidores (95, 98 e Me) é a guarda baixa. Ao iniciar o micro, qualquer um pode teclar ESC e entrar no computador. O Access Denied foi criado para barrar qualquer acesso indevido ao computador. Ele já age antes da interface gráfica do Windows entrar. Quando se liga o computador a senha já é pedida. Para computadores acessados por várias pessoas, nome de usuário e senha são necessários. No caso de micros usados por apenas uma pessoa pode-se limitar a entrada a apenas uma senha. O programa ainda gera um relatório detalhado de todas as tentativas (bem-sucedidas ou não) de entrada de senha.
Shareware, 19,95 dólares, por 30 dias, 470 KB, Windows 9x/Me, em inglês

WinGuardian 
Webroot   www.webroot.com/chap1.htm
Este programa é bom para escolas, empresas e lugares onde é necessário controlar o uso dos computadores. Ele faz um relatório de todas as operações efetuadas no micro. O WinGuardian roda completamente escondido, sem aparecer na barra de tarefas nem na bandeja do sistema. Assim, só quem souber de sua existência pode modificar suas configurações (que são protegidas com senha). O software ainda pode mostrar as regras de acesso na tela quando o computador é iniciado. Entre os itens relatados pelo WinGuardian estão páginas web navegadas, programas abertos e fechados e até tudo o que foi digitado. Quem quiser ainda pode enviar os relatórios por e-mail e tirar "fotos" da tela do micro em intervalos definidos.
Shareware, 39,95 dólares, por 30 dias, 1,4 MB, Windows 9x/Me/2000/NT, em inglês

Folder Guard 4.14 
WinAbility   www.winability.com/folderguard
Quem divide o computador com vários usuários mas quer manter o controle sobre o que é modificado vai achar o Folder Guard bastante útil. Ele permite bloquear o acesso a certos recursos do Windows. É possível, por exemplo, evitar a execução de programas em disquetes e proibir a formatação de qualquer drive (HD, Zip e floppy). O programa mantém invisíveis programas escondidos mesmo quando se aciona a opção de visualizar arquivos ocultos. Os verdadeiramente maníacos podem bloquear o acesso ao relógio do sistema, mudanças de papel de parede e até evitar downloads da internet. O site traz diversas dicas de como usar o programa de outras maneiras.
Shareware, 49,95 dólares, por 30 dias, 574 KB, Windows 9x/Me, em inglês

Ad-Aware 
Lavasoft   www.lavasoft.de/aaw
Os programas sustentados por anúncios (adwares) tornaram possível a distribuição gratuita de bons produtos. Mas alguns deles têm o péssimo hábito de enviar a terceiros informações sobre o usuário e seus sites favoritos. O Ad-Aware ajuda a evitar que isso ocorra. Ele tem uma lista de programas conhecidos e, ao ser iniciado, faz uma busca no HD. Ao encontrar algum adware, ele tenta desabilitar o mecanismo de envio de informações. Caso não consiga, o usuário é alertado para esse fato e pode tentar dar um basta. O chato é que alguns programas adware podem parar de funcionar com essa medida.
Grátis, 659 KB, Windows 9x/Me/NT/2000, em inglês

Windows Security Officer 95/98 
Eugene Mihailov   www.mybestsoft.com/officer.html
A quantidade avassaladora de opções desse programa pode assustar à primeira vista. Mas, com um pouco de paciência, o Windows Security Officer pode atender perfeitamente a quem quer restringir o acesso a recursos sistema operacional. Ele pode travar o desktop, exigindo uma senha para voltar ao uso normal, evitar o acesso à linha de comando (inclusive usando teclas F5 e F8 no boot) e a determinados drives, como disquete e CD-ROM. Praticamente qualquer operação do Windows pode ser bloqueada, como cópia e apagamento de pastas e adição de novos dispositivos de hardware. O programa ainda pode ser configurado para permitir o acesso ao micro apenas em determinados períodos (no horário comercial, por exemplo).
Shareware, 24,95 dólares, por 30 dias, 1,03 MB, Windows 9x/Me, em inglês

Protect 99 
Quartzo   http://www.protect99.com.br/
Este programa brasileiro é útil para manter e administrar configurações de micros ligados em rede. Fácil de configurar, o Protect 99 pode desabilitar a instalação de programas, o uso de discos removíveis e suspender diversas funções do Windows, como a troca do papel de parede e ajustes no painel de controle. Ainda é possível bloquear completamente a execução de programas em modo DOS ou linha de comando, além de opções e teclas no período de boot. O software usa uma senha para proteger sua configuração e cada computador pode ser administrado remotamente. A licença do software tem desconto para grandes quantidades e para usuários domésticos.
Shareware, 75 reais, por 30 dias, Windows 9x, 525 KB, em português

PCLockup 
Petsyb   www.petsyb.fsnet.co.uk/site3/pclock.htm
Segurança nunca é demais. Especialmente quem trabalha com dados confidenciais em seu computador. O PCLockup ajuda a proteger o micro de usos indevidos, acomodado na bandeja do sistema. Com um clique duplo em seu ícone, trava o acesso ao micro, não mostrando os programas sendo executados e só retornando ao normal com o uso de uma senha. A janela de segurança permite que sejam deixadas mensagens para o usuário. O programa pode ser ativado por um período determinado de tempo ou quando o computador fica inativo. Quem quiser ainda pode verificar todas as tentativas de entrada no computador e acionar um alarme depois de certo número de falhas no processo de login.
Grátis, 294 KB, Windows 9x/Me, em inglês

Security Administrator 
Ixis Ltd.   www.softheap.com/secagent.html
No quesito interface com o usuário, o Security Administrator dá um show. Com vários ícones e bastante organizado, o programa torna fácil a administração de um computador. Mas a cara simpática não significa menos poder. Ele traz as funções comuns a um software da área, como bloqueio ao painel de controle, opções de restrição a aplicações DOS e às teclas F5 e F8 no processo de boot. O Security Administrator traz funções de controle de usuários, permitindo restringir o uso de aplicações específicas. O programa ainda pode gerar uma versão personalizada dos itens do menu Iniciar, controlar o uso da internet, e ver as estatísticas de utilização para cada usuário.
Shareware, 25 dólares, por 30 dias, Windows 9x/Me, 860 KB, em inglês

File Protector 2000 SE 
Mikko Software   mikkoaj.hypermart.net/fp2000.html
Quem nunca apagou um arquivo inadvertidamente? O File Protector pode definir arquivos e pastas como impossíveis de apagar, trocar de nome, mover ou modificar. Ainda é possível definir diretórios como invisíveis e evitar que determinados programas sejam executados. As regras podem ser fixadas para determinados tipos de arquivo, englobados por padrões como *.zip. O programa pode manter as configurações protegidas por senha.
Shareware, 30 dólares, por 30 dias, 115 KB, Windows 9x/Me/NT/2000, em inglês

@Wintracks 2.02 
Bruno Verrier   http://www.wintracks.com/
O @Wintracks é um programinha para apagar todos os rastros de uso no computador. Ele pode limpar o cache do browser e apagar todos os cookies, além do histórico do navegador. Assim, fica impossível saber quais os sites navegados pelos usuários do computador. Infelizmente, o programa só funciona com o Internet Explorer. Fora do browser, o software ainda limpa a lista de últimas buscas no HD, os dados do menu Documentos e registros equivalentes no Office 97 e 2000, Paint e WordPad.
Shareware, 15 dólares, pode ser executado 20 vezes, 1,9 MB, Windows 9x/Me/NT/2000, em inglês

NetAxs Personal 
MicroGénie   http://www.netaxshome.com/
O NetAxs é um programa completo para gerenciamento de segurança em micros pessoais. Ele pode desabilitar a execução de programas, menus de boot e até os menus do botão direito. Pode usar configurações individuais para cada usuário e atribuir horas específicas de uso do computador para cada um deles. O NetAxs ainda pode controlar o uso de qualquer aplicativo no computador, bloqueando-o para alguns usuários.
Shareware, 35 dólares, por 30 dias, 8,7 MB, Windows 9x/Me, em inglês

Eraser 4.1 
Sami Tolvanen   www.tolvanen.com/eraser
Se você apaga um arquivo, ninguém pode mais recuperá-lo, certo? Errado. Existem diversos métodos de recuperar informações antes armazenadas em discos rígidos, tanto usando software quanto sofisticados aparelhos que analisam o HD. Uma boa opção para garantir que dados sigilosos já apagados mantenham-se secretos é o Eraser. Ele sobrescreve a região do HD com bytes aleatórios e ainda repete várias vezes a operação, garantindo segurança contra os principais métodos de recuperação. O site do fabricante ainda traz uma excelente seção de perguntas e respostas sobre esse assunto, além de links para outros sites correlatos.
Grátis, 923 KB, Windows 9x/Me/NT/2000, em inglês

Desktop Control 
ISDigital   www.isdigital.com/DCBC.html
Os mais radicais vão gostar deste programa. Ele bloqueia completamente o acesso a todas as aplicações do computador, permitindo o uso apenas dos programas determinados pelo administrador. Isso torna o software perfeito para salas de aula informatizadas ou quiosques. Mesmo em casa é uma boa solução, para evitar a instalação de programas e o uso de utilitários que possam causar danos aos dados no HD. O Desktop Control ainda vem com o Browser Control, uma versão simplificada que permite mostrar apenas a janela do navegador (em tela cheia) e trava o acesso a ele.
Shareware, 39 dólares, por 30 dias, Windows 9x/Me, 2,1 MB, em inglês

BackOrifice 2000 
Cult of Dead Cow   http://www.bo2k.com/
Apesar de sua péssima e justificada fama, por ser muito usado como cavalo-de-tróia, o BackOrifice é uma boa ferramenta para administradores de rede garantirem a segurança e o bom uso dos micros. Ele permite controlar PCs a distância e gerenciar drives compartilhados, além de dar acesso à configuração da rede e poder fazer transferências de arquivos com criptografia. O único problema é que, justamente por fazer tudo isso, torna-se incompatível com muitos antivírus e firewalls.
Grátis, 1,2 MB, Windows 9x/Me/NT/2000, em inglês

Trojan First Aid Kit 
KryptoCrew   www.kryptocrew.de/snakebyte
Este programa oferece proteção contra cavalos-de-tróia e worms, como o SysMone e o Exploiter. O TFAK busca outros 478 tipos diferentes de cavalos- de-tróia e pode fazer uma busca por variantes não-cadastradas. A interface do programa não é lá das melhores, mas ele faz o serviço direitinho. A atualização do banco de dados do programa é automática. O site traz uma lista bem didática dos diferentes tipos de cavalos-de-tróia e os danos que eles podem causar.
Grátis, 1,9 MB, Windows 9x/Me/NT, em inglês

WinSafe G3 
Ruzzy   www.ruzzy.co.uk/winsafeg3.html
O WinSafe G3 é outro programinha para proteger o Windows de pessoas não autorizadas. Ele substitui a tela de abertura do Windows pela da entrada da senha. Assim, quem não for autorizado não pode acessar o computador. O programa traz proteção contra seqüências de teclas para tentar desativá-lo, como Ctrl-Alt-Del e Alt-Tab. Além disso, caso o usuário erre três vezes a senha, o computador desliga automaticamente. O WinSafe ainda pode se manter na bandeja do sistema e pedir senha caso o usuário saia da frente do micro (ele terá de acionar esse recurso manualmente). Apesar de útil e bem-feito, o programa tem um defeito: na versão não registrada, a senha cadastrada originalmente não pode ser modificada.
Shareware, 19,95 dólares, por 30 dias, 1,4 MB, Windows 9x/Me, em inglês

Windows Enforcer 
Posum   posum.com/enforcer.html
Apesar da simplicidade aparente, o Windows Enforcer cumpre as principais tarefas de proteger o micro. O usuário pode definir programas que nunca devem ser executados e outros que devem estar sempre rodando. É possível definir mensagens para o usuário que tente quebrar as regras estabelecidas. O software faz um relatório detalhado dos programas usados no computador. O Enforcer ainda pode desabilitar a execução de programas para DOS e a própria linha de comando, além da combinação Ctrl-Alt-Del. Ele também evita a mudança do papel de parede e até proíbe o desligamento do micro.
Shareware, 9,95 dólares, 1,4 MB, Windows 9x/Me/NT/2000, em inglês

Spy PC 2.0 
Padam Infotech   www.padaminfotech.com/spypc
Esse programa é mais um espião de micros. Ele monitora o teclado e o mouse, além dos aplicativos sendo executados. Um atrativo especial do Spy PC é seu relatório bastante informativo, mostrando quando e em qual programa cada tecla foi digitada. O utilitário tem a opção de ser carregado na inicialização do Windows e operar de modo invisível. Os relatórios podem ser protegidos com senha para aumentar ainda mais a segurança.
Shareware, 29 dólares, por 30 dias, 864 KB, Windows 9x/NT, em inglês

Folder Guard Jr. 
WinAbility   www.winability.com/fgjr/
O Folder Guard Jr. é um programinha simples para tornar arquivos e pastas completamente invisíveis. Os itens não podem ser acessados por qualquer aplicação, inclusive o Windows Explorer ou até aplicativos do DOS (rodando dentro do Windows). O programa continua protegendo o que foi escondido mesmo quando não está rodando. Para acessar os arquivos é necessário abrir o Folder Guard Jr. e entrar com a senha definida ao torná-los invisíveis. Apesar de não ter tantas funções como o Folder Guard, a sua versão Jr. tem a vantagem de poder ser usada gratuitamente carregando anúncios. Quem faz questão de evitar banners pode pagar 24,95 dólares e ficar livre deles.
Grátis, 294 KB, Windows 9x/Me/NT/2000, em inglês

Bagunça no laboratório 
Os micros do laboratório do curso de Informática do Colégio Técnico de Limeira viviam com problemas. Não era para menos. Os alunos mudavam as configurações do Windows, além de instalar programas e trazer disquetes com vírus. "Os computadores tinham de ser reformatados com freqüência", afirma Andréia Machion, coordenadora do laboratório. Quando um professor tinha de usar os micros para uma aula, era comum ter de reinstalar todos os programas necessários. Esses problemas foram solucionados com o software Protect 99. Ele evita que programas sejam instalados indevidamente e mantém as configurações do Windows. Mesmo modificadas por algum usuário, voltam ao normal no próximo reboot .



Envie este artigo para um amigo


Plantão INFO | Download | Fórum | Guia de produtos | Objetos de desejo | Dicas | Carreira | Data INFO | Bookmark | Infofaq | INFO by night | Newsletters | Revista |