Limpeza de imagens

 

Iniciação Científica

Professor Supervisor: Marco Dimas Gubitoso

 

 

 

1 – O que foi pesquisado

A idéia da iniciação era desenvolver um software para “limpar” imagens. Ou seja, dada uma imagem com ruído, aplicar um algoritmo que suavizasse a imagem, de modo a reproduzir o que ela seria originalmente. Para tanto, usamos a analogia da imagem ser um grafo. Para uma imagem monocromática (preto e branco), cada ponto “aceso” era ligado a um único vértice (que era uma fonte) e cada ponto apagado era ligado a um vértice (que era um sorvedouro). Limpar a imagem implicava em calcular o fluxo máximo nesse grafo. Descobrimos (eu e o Lucas Meyer, meu parceiro de iniciação científica) um algoritmo de resolução de fluxo máximo para esse grafo particular. Assim, fomos desenvolvendo programas que resolviam o problema para imagens de diversas profundidades de cor, desde monocromática até coloridas.

 

2 – Resultados

Conseguimos desenvolver o programa que resolvia o problema. Durante o percurso, tivemos que aprender um pouco de grafos, UNIX (para agendar a execução do programa e fazer com que ele nos “avisasse” quando chegasse ao fim) e programação estruturada. Participamos do concurso de software do IME e ganhamos menção honrosa com nosso programinha (mesmo em seu estágio inicial).

 

3 – Experiência

Fazer uma iniciação científica é uma das primeiras oportunidades que um aluno pode ter de encarar uma área de conhecimento sem aulas e direcionamento de uma disciplina. Outra vantagem é romper a barreira (criada no primário) com os professores, que passam a ser orientadores do conhecimento, ajudando o aluno a pesquisar e direcionar seus esforços. Foi uma boa experiência, que eu recomendo a todos logo no início do curso.