Trabalho de Formatura Supervisionado - 2001


Aluno: Marcel Hiroshi Yoshizako
e-mail: hiroshi@linux.ime.usp.br

Supervisor: José Coelho da Pina Júnior

Índice

1. Introdução
2. Empresa
3. Estágio
  3.1 Descrição
  3.2 Estrutura geral de trabalho
  3.3 Objetivos
4. Atividades realizadas
5. Futuro

1. Introdução

Voltar ao indice

A minha proposta de trabalho de formatura será baseada nas atividades desenvolvidas durante o estágio na empresa Buscapé Tecnologia e Informática.

2. Empresa

Voltar ao indice

O Buscapé é um site de comparação de preços. Foi pioneiro nesse ramo e já está no ar há mais de dois anos.

O site oferece um serviço de pesquisa de produtos. O usuário entra com um determinado produto e o Buscapé busca todos os produtos com seus respectivos preços, nas lojas cadastradas e que oferecem a possibilidade de se comprar pela Internet.

Além disso, o site também apresenta algumas informações sobre as lojas como confiabilidade (medida através de notas dadas pelos próprios clientes), e formas de pagamento.

3. O Estágio

  3.1 Descrição

  Voltar ao indice

O site foi desenvolvido em ASP, e utiliza como base de dados o SQL Server. O desenvolvimento do Buscapé pode ser dividido em duas partes, Windows e Linux.

O pessoal do Windows trabalha com a aparência e o sistema de busca do site, utilizando ASP e alguns aplicativos em Delphi (apenas para aplicativos internos). O pessoal Linux, da qual faço parte, é responsável por alimentar o banco de dados com produtos e seus respectivos preços. A linguagem utilizada para desenvolver os aplicativos é Perl.

Os produtos capturados são armazenados em uma base de dados MySql, no Linux, e somente depois transferidos para o SQL Server em um servidor Windows.

O Buscapé utiliza para livros e CD’s o sistema de Metabusca, que consiste em buscar os produtos na hora em que o usuário faz a requisição. O resto do site tem seus produtos armazenados em uma base de dados.

  3.2 Estrutura geral de trabalho

  Voltar ao indice

O site é composto pelas seguintes áreas:

  3.3 Objetivos

  Voltar ao indice

Um dos motivos que me levou a estagiar no Buscapé foi à possibilidade de aprender um pouco sobre o banco de dado SQL Server. Além disso, tive a oportunidade de aprender a programar em Perl e utilizar JavaScript, ASP e HTML.

Além disso, os próprios diretores do site reservavam 10% do tempo nosso tempo de trabalho para pesquisa. Com isso, era possível procurar pela Internet informações sobre novas tecnologias, atualização de bibliotecas, solução de problemas, tudo que pudesse ser útil para melhorar a qualidade do nosso site.

4. Atividades realizadas

Voltar ao indice

No período de oito meses que estive trabalhando no Buscapé, pude realizar algumas atividades.

A primeira delas foi realizar a comunicação entre o Linux e banco de dados SQL Server, no servidor Windows. Assim, foi possível inserir os produtos diretamente para a base de dados. Antes disto ser feito, era necessário passar um arquivo texto do Linux para o Windows, e só depois eles eram inseridos no SQL Server.

Outra atividade foi o desenvolvimento de CGI para controlar a qualidade dos produtos das lojas. Assim, as pessoas que cuidavam das lojas poderiam verificar se um produto estava com o preço ou descrição errada, antes deste entrar no site.

Outro CGI foi feito para mostrar para as outras áreas como era a evolução da equipe Linux. Gráficos eram montados pela CGI e mostrava, em média, quantas novas lojas entravam no Buscapé. Com isso, era possível estimar quanto tempo levaríamos para colocar 100 ou 200 novas lojas. Isso seria utilizado para implantar o sistema do Buscapé em novos países.

5. Futuro

Voltar ao indice

Algumas atividades já estão programadas para serem realizadas num futuro próximo.

A primeira delas é a reestruturação de toda a tecnologia de captura de produtos. Com isso, levaremos menos tempo para cadastrar novas lojas no Buscapé.

Melhoria no sistema de “matching”. Desenvolver um algoritmo que consiga, através de algumas palavras chaves, descobrir se o produto é novo ou já existe na nossa base de dados. Hoje esse serviço é feito manualmente. Caso o produto seja o mesmo, mas com pequenas modificações na descrição, o antigo é substituído pelo novo. Se ele for realmente novo, será inserido na base de dados.

Criação de uma tabela de vínculos. Com isso, será possível identificar que um produto é o mesmo em duas lojas diferentes. Cada loja coloca uma descrição diferente para o mesmo produto. Com essa tabela, será possível saber que um produto é o mesmo em outra loja. Assim, o usuário poderá comparar apenas o preço de produtos idênticos, coisa que ainda não é possível ser feito.