Trabalho de Formatura Supervisionado - MAC 499


Aluna: Michele Medeiros

Supervisor: José Coelho de Pina


Proposta de Estágio

Como proposta do Trabalho de Formatura pretendo realizar um estágio na área de desenvolvimento na empresa Innovaction Technologies Brasil.

Sobre a empresa

Criada em 1995, a Innovaction Technologies do Brasil começou com desenvolvimento de soluções WEB (Internet/Intranet). A partir de 2000 ampliou sua oferta de serviços, posicionando-se como uma provedora de soluções em tecnologia para o mundo WEB/Internet - wireless.

A Innovaction possui parceria com importantes empresas de produção de software tais como:

Alguns dos serviços e tecnologias que a empresa fornece são:

Alguns produtos da Innovaction:


Responsáveis na empresa

Os responsáveis pelo estágio dentro da empresa são:
Roberto Rios
Flávio Romera

Sobre o estágio

Como metodologia de desenvolvimento todos os projeto possuem três fases:
  1. Análise técnica: coleta de Requisitos, construção dos diagramas de UML, use cases, diagrama de classes; as fases iniciais de desenvolvimento aprendidas em Engenharia de Software. Modelagem do Banco de Dados e criação de diagramas Entidade-Relacionamento.

  2. Protótipo: é feito um protótipo em html, pois geralmente os sistemas são para Internet, para o cliente aprovar o layout e a navegação do sistema.

  3. Construção: programação usando as linguagens Java e Jsp.

Possíveis projetos

Existem dois projetos nos quais eu poderei participar. Um deles, chamado DataLoader, é um programa de atualização de Banco de Dados. Chegarão arquivos num determinado formato, o programa irá ver se a Tabela que recebe aquele arquivo depende de outra que ainda não foi carregada, se depende coloca-se o processo na fila de espera senão o arquivo é lido e os dados são colocados no BD. Antes de carregar uma tabela podem haver pré e pós procedimentos.

O segundo projeto é um Sistema de Atualização. Para publicar um site as páginas deverão passar pelo sistema, um usuário aprovador irá analisar as páginas e aprova-las e um usuário migrador irá migra-las para as máquinas de produção ( podem existir mais do que uma). Também irá contemplar templates, isto é, uma pessoa que não entende html poderá modificar as páginas de uma maneira mais fácil, mas poderá modificar apenas pedaços pré-determinados. O sistema também faz roll-back, se ele envia para duas máquinas de produção e na terceira ocorre algum erro ele volta o conteúdo das duas máquinas que ele havia atualizado.