next up previous contents
Next: Implementação Up: O projeto Previous: Requisitos   Sumário

Tecnologia

Para programação do núcleo do sistema, que teria que fazer acesso a arquivos do sistema e executar outros programas, foi escolhida a linguagem de programação C, pois ela propicia uma interação bastante flexível com o sistema e com outros programas.

A programação das páginas web que comporiam a interface final com o usuário foi escolhida a linguagem PHP, pela facilidade com que se daria a interação com o núcleo escrito em C.

Para armazenagem de dados inicialmente foi proposto um sistema simples de banco de dados, mas isso traria o inconveniente de se carregar o sistema com um gerenciador de banco de dados (SGBD) apenas para guardar algumas configurações. Assim foi feita a opção por arquivos XML contendo as configurações do sistema, alem da independência de um SGBD essa opção trouxe um grande beneficio que foi a possibilidade de se utilizar XSLT para se gerar os arquivos de configuração para o sistema. Por exemplo, um arquivo XML de algumas poucas linhas pode conter as configurações mais importantes para o funcionamento do Apache Web Server, e com um programa de poucas linhas aplicamos uma XSLT sobre esse arquivo e assim geramos o arquivo de configuração do Apache.

Para a distribuição do software, de suas possíveis atualizações e de seus eventuais novos módulos foi escolhido o empacotamento RPM.


next up previous contents
Next: Implementação Up: O projeto Previous: Requisitos   Sumário
Mauricio Moura 2001-12-11