Desafios
Trabalhar com Internet não era uma das minhas
intenções, pois sempre imaginei que o crescimento exagerado
das empresas de Internet seria passageiro. Como a Direct Talk mostrou-se
na verdade uma empresa de tecnologia, resolvi acreditar nessa empresa na
qual já estou há 2 anos e meio.
A falta de experiência de nossa equipe de tecnologia
foi um desafio muito grande, porque ninguém tinha grande experiência
com projetos grandes e banco de dados (todos eram alunos ou recém
formados no IME). Isso me tornava uma das pessoas mais experientes, visto
que eu já trabalhara em outras empresas, o que me dava bastante responsabilidade
nas decisões de prazos, quais novas funcionalidades deveriam ser adicionadas
aos nossos produtos, etc.
Começar a desenvolver para Internet foi algo
novo e muito empolgante, poque me forçou a estudar o funcionamento
das redes, algo que sempre tive curiosidade de saber mas nunca tive tempo
de estudar. Hoje não sou um especialista, mas já consigo explicar
para qualquer pessoa como funciona a Internet, pelo menos superficialmente.
Como a maioria das pessoas que entraram na empresa no
decorrer desses anos era mais jovem e menos experiente que eu, tive a oportunidade
de ser um guia deles, não só em termos técnicos (auxiliando
na construção de programas, criação de stored
procedures) mas também explicando como comportar-se no ambiente
de trabalho. Foi difícil no começo porque sou estagiário
e não tenho autoridade sobre os outros, mas as pessoas foram bem
receptivas e me ajudaram.
Frustrações
A juventude de nosso grupo também era um motivo
de frustração, porque acabamos cometendo erros (e não
foram poucos) que provavelmente seriam facilmente verificados por pessoas
mais experientes (na definição de prazos, modelagem de dados
no banco de dados). Às vezes nossa equipe comercial sofria pressão
de clientes por novas funcionalidades ou produtos e acabávamos prometendo
o que não conseguiríamos cumprir.
Como a empresa é pequena, muitas vezes deixamos
de investir em estrutura (novos servidores, novos computadores) e treinamento
(cursos, softwares) o que nos deixava de mãos atadas quando tínhamos
problema de performance ou precisamos criar novas ferramentas.