next up previous contents
Next: Considerações pessoais Up: Inteligência Artificial Previous: Inteligência Artificial   Sumário

Possibilidades

Foram implementadas funções que causavam padrões fixos de vôo, bem como funções que tomavam uma decisão baseadas no ambiente. Um exemplo é a nave Hunter, que persegue o herói, baseado na posição do mesmo e da distância até ele. Outro exemplo é a nave Chicken, que varre o vetor de mísseis e determina se há mísseis por perto, e em caso positivo, se desvia para o lado em que houver menos mísseis.

É possível misturar os comportamentos diferentes que já existem para criar um comportamento novo, como foi feito na nave Hunter-Chicken, que vai em direção ao herói mas foge se ele atirar. Criar novas funções é bem simples, e a única exigência é que seja devolvida a estrutura mencionada anteriormente.

Ao utilizar o Patto Engine para fazer algum outro tipo de jogo, a adaptação do sistema de inteligência artificial é rápido e descomplicado, exigindo um pouco de esforço se o estilo do jogo e sua lógica interna forem muito diferentes do estilo para o qual o engine foi pensado.



Alessandro Wilner 2002-12-04