Trabalho de Formatura

 

 

 

Manoel Fernando Alonso Gadi

No Usp: 3191559

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bacharelado em Ciência da Computação

1999-2002

 

 

 

 

 

Indíce

DADOS PESSOAIS..................................................................................................................................... 3

Informações Pessoais:.......................................................................................................................................... 3

Razões da transferência interna de curso:......................................................................................... 3

A EMPRESA................................................................................................................................................ 5

Estágio...................................................................................................................................................... 6

Natureza  da organização e da atividade........................................................................................... 6

Definição/Especificação do problema ou sistema principal do trabalho....................... 6

Forma de organização da equipe................................................................................................................. 6

Estimativa inicial de prazos........................................................................................................................... 7

Métricas post-mortem do andamento do projeto........................................................................... 7

Bibliografia utilizada ou básica para a área de atuação em que se insere o estágio    7

Participação em treinamento....................................................................................................................... 7

Ferramentas e técnicas utilizadas........................................................................................................... 8

Técnicas que tenham lhe parecido relevantes para o problema em questão, mas que não tenha sido exploradas por falta de tempo, recursos humanos ou apoio da organização.......... 8

Forma  de acompanhamento utilizada pelo gerente /administrador do projeto..... 8 PROJETO..................................................................................................................................................... 9

Breve descrição do projeto:............................................................................................................................. 9

Modificações Genéricas feitas:...................................................................................................................... 9

Descrição dos serviços do Mail Manager............................................................................................. 10

1) Serviço “DT Mail Manager Get Mail”........................................................................................................... 10

2) Serviço “DT Mail Manager Parser Mail”..................................................................................................... 11

3) Serviço “DT Mail Manager Zip Mail”........................................................................................................... 12

4) Serviço “DT Mail Manager Send Mail”........................................................................................................ 12

5) Estimativa de custo (tempo) da combinação dos serviços:........................................................................ 12

Desafios e Frustrações encontradas............................................................................... 14 Listas das Disciplinas do BCC mais relevantes para o estágio........................... 14

Interação com membros da equipe que tenham agido como mentores do trabalho      16

Diferenças notadas entre a forma de cooperação com colegas do BCC nas tarefas em grupo das disciplinas e a forma de trabalho conjunto na empresa...............................................

16

Diferenças entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho.......................... 16

Se o aluno fosse continuar atuando na área em que exerceu o estágio, que passos tomaria para aprimorar os conhecimentos técnicos/metodológicos/comerciais/científicos/etc relevantes para esta atividade?............................................................................................................................................ 17

Planos para o futuro................................................................................................................... 17

 

 

 

 

 

 

 

DADOS PESSOAIS

 

Informações Pessoais:

 

    Nome:   Manoel Fernando Alonso Gadi

    E-mail: mgadi@linux.ime.usp.br

    Primeiro Grau: EMPG  "Eda Terezinha Chica Medeiros"

    Segundo  Grau: ETESP "Prof. Basilides de Godói"

    Terceiro Grau: Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP)

          1999 – Ingresso no ciclo básico do IME.

          2000 - Ingresso no Bach. em Ciência da Computação-Transferência

          2002 - Finalização do curso.

 

Razões da transferência interna de curso:

 

         Quando apareci no IME-USP pela primeira vez como estudante, foi em uma terça feira, oito da manhã, onde assisti minha primeira aula com a professora Nami Kobayashi. Introdução à computação (MAC110) foi o assunto ministrado, claro que naquele momento, não me senti confortável devido a minha total ignorância no assunto, mas com o passar do semestre começei a me dar bem com aquela disciplina. Então em junho daquele ano decidi mudar minhas expectativas sobre futuro e no ao término do ano troquei de curso.

 

 


A EMPRESA: Direct Talk - Histórico e produtos

 

 

 


Estágio

 

Natureza  da organização e da atividade

A organização aonde o estágio foi realizado é uma empresa privada cujo ramo de trabalho é o de implementação e suporte de programas para CRM (Customer Relationship Management). A atividade realizada constou exatamente em trabalhar na implementação ou reimplementação de softwares desenvolvidos pela empresa.

Definição/Especificação do problema ou sistema principal do trabalho


Enquanto estagiário da Direct Talk trabalhei com todos os programas que a empresa produz, porém para o trabalho de formatura vou me ater ao projeto chamado “Refactoring DTMMServ”.

O projeto nasceu da necessidade da restruturação do serviço de Windows DTMMServ que estava apresentando problemas tanto, de bugs quanto de performance.

A especificação inicial do projeto foi a de dividir o atual DTMMServ de modo a facilitar possíveis correções já naquele momento e no futuro.

Maiores detalhes podem ser encontrados na seção “Breve descrição do projeto” dentro de “Projeto”.

Forma de organização da equipe

 

Apesar do fato de toda a equipe de doze programadores da empresa estar envolvida no planejamento, apenas três programadores e um supervisor estiveram diretamente envolvidos na implementação. Foram eles:

Fabio Ide:  Implementação de toda parte de Banco de Dados, leitura, gravação, definição de tipo de variável e Store Procedure.

Luis Henrique: Implementação da parte visual do projeto usando ASP. Parte que diz respeito a interface com o usuário final dos serviços de Windows.

Manoel Fernando(EU): Implementação dos quatro serviços Windows usando Delphi.

Alexandre Bernardoni: Supervisão do projeto.

 


     

 

Estimativa inicial de prazos

 

O projeto foi previsto para demorar cinco meses estando esses divididos da seguinte forma:

1 mês em reengenharia (refactoring).
2 meses de implementação
2 meses de testes + conserto de bugs

 

Métricas post-mortem do andamento do projeto

 

O projeto de re-implementação dos componentes de envio e recebimento de mensagem eletrônica do Mail Manager já se encontra terminado, e seguiu quase que corretamente os prazos previamente estabelecidos, a não ser por um atraso de duas semanas na etapa de implementação, totalizando cinco meses e meio. Ao final o projeto ficou distribuído como segue:

1 mês em reengenharia (refactoring).
2,5 meses de implementação
2 meses de testes + conserto de bugs

 

Bibliografia utilizada ou básica para a área de atuação em que se insere o estágio

 

 

Grande parte das tárefas utilizadas necesitaram de consultas de documentação para sua implementação, parte retiradas de livros, e outras retiradas diretamente da Internet. Segue a lista de alguns livros consultados:

 

ASP - Guia Completo - A. Keyton Weissinger

ASP - Techniques for Webmaster - Alex Homer

Delphi 6.0 - Aprenda em 21 dias -Steve Grobman

HTML4- Aprenda em 1semana - Laura Lemay

PL/SQL - Aprenda em 21 dias - Jonathan Frekick & Tom Luers

MySQL & mSQL- Yarger, Reese & King

 

Participação em treinamento

 

A empresa possui uma política de treinamento interno e como éramos doze funcionários, a cada sexta-feira um dos doze deveria apresentar uma palestra sobre ou uma tecnologia que estava sendo usada no projeto em que estava trabalhando, ou sobre o próprio projeto caso este ainda não tivesse sido apresentado, totalizando uma apresentação da cada funcionário a cada três meses.

Esse ciclo de palestras fêz com que eu recebesse muito treinamentos, dentre eles:

·         Técnicas de Otimização em Banco da Dados.

·         XML

·         Protocolos de Rede

·         Programação Extrema

 

     

Ferramentas e técnicas utilizadas

 

Ferramentas de implementação:  Delphi 6.0 e SQl-Server.

Criptografia:  MD5, CIPHER, BLOWFISH.
Codificações:  ISO_8859_1 até ISO_8859_15, CP1250 até CP1258, KOI8_R, CP895, CP852, UCS_2 e 4,   UTF_7 e 8
Protocolos (de Rede): POP, SMTP, TCP/IP e HTTP.

Engenharia de Software: Método de implementação Espiral.

 

Técnicas que tenham lhe parecido relevantes para o problema em questão, mas que não tenha sido exploradas por falta de tempo, recursos humanos ou apoio da organização

 

Em um trabalho em uma empresa o tempo torna-se um limitante importante a aplicações de certas técnicas, isso ocorreu com a aplicação de certas técnicas de rede para resolução de DNS e envio de e-mail diretamente para o SMTP do cliente final, evitando o uso de um outro SMTP intermediário.  Por questões de tempo não foram implementadas todas as partes necessárias o que faz necessário o uso de um SMTP intermediário em muitos dos casos.

Um outro ponto foi a discussão sobre o uso de eXtreme programing ao invés de Espiral, o que foi previamente discutido, porém não implementado por desinteresse da organização.

Forma  de acompanhamento utilizada pelo gerente /administrador do projeto

 

Durante o estágio o supervisor estava sempre presente. De tempos em tempos aconteciam reuniões entre ele e eu a fim de apresentar o andamento do meu trabalho e possíveis reclamações ou dicas que possam ter surgidos, claro que dúvidas poderiam ser tiradas a qualquer momento. Essas reuniões tinham uma sazonalidade menor que um mês, acontecendo uma ou mais em um mês.

O supervisor também foi a pessoa que controlava o cronograma de atividades no mês, o andamento dessa atividades  e as horas de estágio trabalhadas naquele mês.


O PROJETO

 

Refactoring DTMMServ

Breve descrição do projeto:

 

    A DirectTalk já possuía um serviço de Windows que era usado tanto para recebimento quanto para envio de mensagens de um programa de gerenciamento de mensagens parecido com OutLook chamado DT-Mail Manager (Para maiores informações sobre os produtos da DirectTalk favor olhar na seção Empresa - Produtos).

    Esse serviço entra em funcionamento em duas situações.

    A primeira delas é quando o usuário do Mail Manager termina de escrever uma mensagem e pressiona o botão enviar, neste momento o Mail Manager salva essa mensagem no Banco de Dados específico deste cliente, na tabela de e-mails a serem enviados. Só então o DTMMServ entra em ação enviando essa mensagem através de um servidor SMTP.

 

          A segunda responsabilidade deste serviço diz respeito ao processo reverso, i.e. conectar-se a um servidor de protocolo POP3 e fazer descarregamento do servidor das mensagens e em seguida, após fazer a decodificação(Parse), gravar essa mensagem no Banco de Dados específico deste cliente.

 

          Claro que a descrição acima foi bastante superficial, maiores detalhes serão dados na seção que descreverá o funcionamento da nova versão.

 

Modificações Genéricas feitas:

    A primeira modificação planejada foi a quebra do serviço DTMMServ em dois outros, separando assim o trabalho de envio e recebimento de mensagem em dois serviços independentes, garantindo um parcial funcionamento do sistema mesmo que a outra parte apresente problemas.

          Send    (Envio) -> DTMMSnd

          Receive (Receb.)-> DTMMRec

    Após pouco tempo de implementação tornou-se notório a necessidade também da quebra do serviço de recebimento em dois outros serviços. E assim foi feito:

          DTMMRec -> DTMMGet

                  -> DTMMPrs

   A necessidade surgiu após notar que contas de e-mail de clientes com problemas interferiam inadvertidamente em outras contas causando retardos. Quando a decisão de separar DTMMRec foi tomada pela primeira vez surgiu à nossa realidade uma questão crucial, como fazer a comunicação entre os dois serviços?. Naquele momento ficou estabelecido que seria através de arquivos contendo as mensagens salvos em um determinado diretório, logo após, decidiu-se a criação de um novo serviço que por sua vez cuidaria da integridade dos diretórios envolvidos e do armazenamento por segurança(backup) das mensagens que circulam pelo sistema, sendo esse batizado DTMMZip.

          Totalizando quatro serviço, que são:

                  DTMMSnd - Envia Mensagem para através de um servidor SMTP.

                  DTMMGet - Baixa Mensagem de um POP3

                  DTMMPrs - Decodifica as Mensagens baixadas

                  DTMMZip - Cuida do backup das Mensagens decodificadas

 

Descrição dos serviços do Mail Manager

 

      O serviço de baixar (Receive) mensagens encontra-se dividido em três serviço:

            DTMMGet – DT Mail Manager Get Mail

            DTMMPrs – DT Mail Manager Parse Mail

            DTMMZip – DT Mail Manager Zip Mail

      Enquanto o serviço de envio é composto por apenas um serviço:

            DTMMSnd – DT Mail Manager Send

                                                                                            

 

1) Serviço “DT Mail Manager Get Mail”

 

Este serviço implementa a conexão TCP/IP permitindo a fluência de dados entre servidores de mensagem eletrônica padrão POP3 do mundo e nosso banco de dados interno. A fim de evitar que uma conta aonde a conexão de Internet encontra-se lenta prejudique as normais iniciamos a o captação das mensagens através de threads. I.e. para conta de e-mail, por exemplo joao no servidor ime.usp.br, disparamos uma trhead específica que tratará de toda comunicação baixar do servidor POP3.  Sendo que nno DTMMServ dividíamos em sites, ou seja, baixavamos todos os e-mails do BOL de todos os clientes de uma vez só, o que na teoria pode parecer mais inteligente, porém na prática não apresenta bons resultados devido a grande instabilidade de muitos servidores na Internet.

 

 

O serviço dtmmget salva suas mensagens em um diretório chamado MMGet enquanto esta está sendo  baixada, após fechar a conexão com o servidor POP3 (QUIT) cada thread move suas mensagens baixadas para o diretório MMPrs de onde  o próximo serviço dtmmprs começará trabalhar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2) Serviço “DT Mail Manager Parser Mail”

 

Este serviço implementa o parser dos arquivos de e-mail salvos pelo serviço anterior no diretório “MMPrs”, salvando as mensagens interpretadas na base de dados (BD) através de chamadas a Store Procedures. Após interpretar os arquivos eles são movido para o diretório das mensagens já interpretadas “MMZip” que serão compactadas pelo próximo serviço chamado DTMMZip.


 

 

Aqui temos o ultimo serviço na escala de baixar mensagens, este serviço roda a cada uma hora, verificando se a hora atual está no intervalo entre 24:00-1:00 caso isso seja falso ele não faz nada, caso seja verdade ele compacta todas as mensagens terminadas em “.rpm” que estão no diretório “MMZip” com o nome no seguinte formato “yyyy-mm-dd hh-nn-ss.zip” [por exemplo: 2002-05-31 11-41-30.zip].

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

4) Serviço “DT Mail Manager Send Mail”

 

Este serviço ao contrário dos outros três anteriores, foi o que menos sofreu alteração, apesar do código ter sido todo reescrito, a idéia principal foi mantida intacta. Ou seja, o enviador de e-mail cumpre o papel de enviar as mensagens que estão nos servidores a serem enviados, porém agora com novas funcionalidades, a mais importante delas foi que o enviador de e-mail deixou de ser um enviador passivo, para ser um enviador ativo, isto é, quando possível ao enviador resolver o dns, ele o faz, e envia diretamente a mensagem ao invés de transferir o trabalho para um servidor SMTP. Nesta versão também foram incluídas outras codificações (ISO) a fim de aumentar a capacidade do uso do software, tornando ele capaz de manusear mensagens escritas em diferentes alfabetos.

 

5) Estimativa de custo (tempo) da combinação dos serviços:

Melhor Caso:

Supondo que a mensagem acabou de ser liberada no servidor de mensagens, temos Tsm(tempo no servidor de mensagem) = 0, e que ao deslocarmos a mensagem de diretório o dtmmprs.exe já esteja iniciando o seu trabalho então Ted(tempo espera no diretório) = 0. Logo teremos que a mensagem demorará:

Tdownload + Tinterpretação .

Pior caso:

Aqui vamos supor que a mensagem acabou de ser liberada no servidor de mensagens, mas o serviço também acabou de rodar, então ele só pegará a mensagem no próximo ciclo, temos Tsm(tempo no servidor de mensagem) = 5** minutos, e que ao deslocarmos a mensagem de diretório o dtmmprs.exe já esteja terminando o seu trabalho então Ted(tempo espera no diretório) = 30** segundos. Logo teremos que a mensagem demorará:

Tdownload + Tinterpretação + 5,5 min

 

** valores defaults de instalação, reguláveis pelo banco(não pelo supervisor).

Obs:

Levando em conta que o problema do Tsm também incide sobre o serviço versão 1.21(versão anterior), o acréscimo máximo de tempo que essa nova estrutura inseriu foi de Ted(30Segundos), sendo na média de Ted/2.

 

 

 

 

 

 

Resumo das Melhorias:

 

1)      Maior controle dos parâmetros dos serviços, que agora se encontram em um banco de dados.

2)      Aumento do número de codificações que o sistema suporta, tanto pelo lado da codificação(Send) quanto pelo lado da decodificação(Parse).

3)      Ganho de desempenho no sistema de download das mensagens, já que contas com mensagens problemáticas não mais influenciam as demais.

4)      Ganho de desempenho e qualidade no sistema de envio das mensagens, já que ao se enviar a mensagem diretamente ganha-se velocidade e tem-se maior controle dos erros de rede ocorridos no trajeto.

5)      Ganho de banda, ao fazer-se o “parse” da mensagem em um serviço em separado do que baixa a mensagem, ganha-se banda.

6)      Ganho de estabilidade, ao separar o programa de “parse” ficou muito mais fácil identificar falhas na decodificação, e resolvê-las.

7)      Ganho de segurança, a implementação de comunicação usando um sistema criptográfico incrementou em muito a segurança do sitema.

8)      Sistema de backup.

 

 

   

 

 

 

Desafios e Frustrações encontradas

 

Desafios foram muitos, sendo eles a parte que mais contribuiu para o meu crescimento durante o estágio.

A empresa tem uma filosofia muito boa neste sentido, durante todo o estágio ela apresentou vários desafios. Desde a primeira semana, na qual o desafio foi aprender usar Delphi, até as últimas que o desafio foi estudar codificações de mime em mensagens eletrônicas a empresa incluío esse tempo de auto aprendizado  no tempo de implementação do projeto em questão.

Resumindo, os desafios que tive que superar foram a parte que mais me vez evoluir como profissional, mesmo aqueles desafios que não tem relação com a área de computação, como projetos de reciclagem de material ou de uso racional da impressora.

Frustrações por outro lado não foram tantas, mas me sinto frustrado de não ter aproveitado o tempo de estágio para aprender assuntos de áreas diferentes, já que a empresa apresentava essa possibilidade, fiquei muito preso a assuntos de Internet, perdendo assim a oportunidade de aprender mais sobre Banco de Dados.

 

Listas das Disciplinas do BCC mais relevantes para o estágio

 

MAC110 – Introdução à Computação

      Sendo essa a estrutura fundiária para qualquer programador, ela exerceu um papel crucial no desenvolvimento de todo projeto.

 

 

MAC122 – Princípios de Desenvolvimento de Algoritmo &

MAC323 – Estrutura de Dados

      Essas disciplinas por sua vez exerceram papel alicerçador, tendo um papel não só na estruturação do projeto, mas também servindo como uma ligação com as matérias de conteúdo mais específico. Já que nelas são ministradas não só de algoritmos específicos, mas ferramentas de análise que tornam-se chaves para entender e analisar outros  algoritmos.

 

 

MAC211 – Laboratório de Programação &

MAC242 – Laboratório de Programação II

      Ambos laboratórios de programação apresentam como proposta a implementação de um projeto “grande”, que exige, portanto, um esforço maior além da necessidade de divisão do mesmo em mais que uma única parte, que é comum em outras disciplinas até então.

 

 

MAC417 – Visão e Processamento de Imagens – Parte I

      Apesar dessa disciplina não apresentar uma relação direta com o projeto em si, existem dois pontos básicos dessa disciplina os quais foram de altíssima relevância.

      1o Apresentação de vários algoritmos e estratégias de reconhecimento e decodificação de padrões.

      2o Pela primeira vez, em todo o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, me deparei com uma disciplina cujo projeto além de grande, depositava sobre meus ombros toda a responsabilidade desde o design até os testes e ao fim do projeto foi requisitada uma apresentação sobre o trabalho, onde deveria constar: tempo gasto em cada etapa, estratégia em reconhecimento de imagens utilizada para solucionar a questão, resultados obtidos, problemas encontrados e como estes foram sanados e por último uma apresentação da versão final em funcionamento.

 

MAC332 – Engenharia de Software &

PCS216 – Sistema de Tempo Real

      Sem dúvida ambas disciplinas possuíram fortíssimo apelo ao planejamento em projetos, sendo a primeira mais apegada a apresentação de técnicas, vantagens e desvantagens das mesmas, enquanto PCS foi mais a fundo na aplicação de uma dessas técnicas.

 

 

MAC426 – Sistema de Banco de Dados &

MAC439 – Laboratório de Banco de Dados

      Banco de Dados foi um ponto marcante em todo desenrolar do projeto, já que Ter um Banco de Dados bem organizado e eficiente foi um dos pensamentos que sondavam as mentes dos implementadores a todo momento.

 

 

MAC334 – Criptografia para Segurança de Dados

      Apesar de não ter sido necessária a implementação de sistema de criptografia, foram utilizados sistemas já existentes, como por exemplo CIPHER, BLOWFISH e o gerador de chave de Hash MD5, tendo esses sido arduamente discutidos nessa disciplina.

 

 

MAC431 – Introdução à Computação Paralela e Distribuída &

MAC438 – Programação Concorrente &

MAC422 – Sistemas Operacionais

      Como a maioria dos sistemas que utilizam Internet hoje em dia, meu sistema também se utilizou de recursos de concorrência e distribuição, tendo sido muito importante toda a discussão travada nessas disciplinas sobre o tópico.

 

 

MAC424 – O Computador na Sociedade e na Empresa

      Essa disciplina não poderia ser esquecida, apesar de não apresentar relação direta com o projeto, ela apresentou um papel fundamental no meu pensamento social enquanto um programador, ou mais que isso, enquanto ser humano.

 


Interação com membros da equipe que tenham agido como mentores do trabalho

 

Como descrito na seção (forma de organização da equipe...), quatro pessoas estiveram envolvidas diretamente na implementação do projeto, foram eles: Fabio Ide, Luis Henrique, Manoel Fernando(EU), Alexandre Bernardoni. Apesar de cada um possuir liberdade na implementação do código, todos reuniam-se periodicamente para definir o que deveria ser implementado.

Mesmo em vista dessas reuniões, qualquer dúvida ou ponto específico poderia ser tratado diretamente entre os interessados, sem adiamentos.

 

 

Diferenças notadas entre a forma de cooperação com colegas do BCC nas tarefas em grupo das disciplinas e a forma de trabalho conjunto na empresa.

 

      Neste ponto ocorre algo muitíssimo interessante, trabalhando em grupo na faculdade é comum conhecer as pessoas que trabalharão com você a priori. Apesar desse fato, é muito comum haver problema de irresponsabilidade por parte de alguns integrantes do grupo. Por outro lado, na empresa, é comum ser colocado em grupo com pessoas que você desconhece, mas o senso de obrigação com o trabalho faz com que todos cooperem na execução de sua parte.

      Porém quando o trabalho é feito em dupla no BCC (pair programming) é muito mais fácil atingir o nível de cooperação entre os entes da equipe, por outro lado o tamanho possível do projeto fica reduzido.

 

Diferenças entre a vida acadêmica e o mercado de trabalho

 

No estágio, quero dizer, na vida  prática, é possível notar muitas diferenças sistemáticas quanto à implementação de projetos.

Uma dos aspectos diferentes que notei foi o de que as empresas encontram-se atrasadas, ou com dúvidas da eficácia, quando se fala em uso de novas técnicas em Engenharia de Software. Empresas em geral apegam-se bastante a uma só técnica, e mesmo sabendo que uma determinada técnica seria mais eficiente para um determinado projeto, recusa-se a trocar o método em uso corrente, chegando por vezes a firmar uma técnica de Engenharia de Software como sendo uma metodologia da empresa. Por outro lado, na universidade aonde existe maior afeição pelo novo e por ministrar técnicas diferentes é possível perceber diferença entre técnica de desenvolvimento utilizadas dependendo diretamente do professor ou dos fins que a disciplina se propõem.

Outra diferença importante em uma empresa é a presença do supervisor, que não tem apenas o papel de supervisor de seu trabalho, mas também o de organizar o projeto global de maneira que todas as partes implementadas separadamente se acoplem perfeitamente.

Uma última diferença que notei foi a existência de um processo contínuo na implementação de um software. Ou seja, em uma empresa após o lançamento de uma versão de um software a próxima versão começa imediatamente ser  implementada, sem retardos, bugs já conhecidos começam a ser resolvidos e novas funcionalidades a serem incluídas, a fim de que em poucas semanas já exista uma atualização (“path”) do software.

Se o aluno fosse continuar atuando na área em que exerceu o estágio, que passos tomaria para aprimorar os conhecimentos técnicos/metodológicos/comerciais/científicos/etc relevantes para esta atividade?

 

Devido a área estar totalmente ligada a questões como Rede/Internet/BD/ASP, estaria focando meu tempo em cursos na área de Rede e Banco de Dados, pois esses são dentre aqueles assuntos os que mais me atrai. Além disso, gastaria um tempo estudando mais a fundo idiomas, principalmente inglês e espanhol. Já que é possível uma expansão dos negócios da empresa na América do Sul.

 

 

Planos para o futuro

 

 

Como estive fora no período de inscrição e realização das provas de seleção para o mestrado, encontro me em uma posição desconfortável para iniciar o mestrado em dois mil e três. Porém, tenho sim planos de continuar os estudos acadêmicos, mestrado encontra-se sim em minha mente. Apesar de não iniciar os estudos no mestrado no ano que vêem, pretendo tentar cursar algumas disciplinas como aluno especial a fim de adiantar o curso de pós e principalmente para não perder o contato com a Universidade.

Um ponto acertado para o próximo ano é a continuação dos trabalhos na empresa onde fiz o estágio, estou para ser contratado em janeiro próximo e continuarei assim na área em que estagiei mas agora na função de Analista de Sistema.

A propósito, agora que estou terminando a graduação no IME encontrarei tempo para voltar a freqüentar classes de bateria.

 

Agradecimentos

 

 

Agradeço aos professores do IME que me ensinaram tanto como estudar quanto como dormir em aula. Agradeço a minha mãe que sempre me apoio na intenção de cursar uma universidade, também o faço a minha namorada, que por vários anos tem esperado eu me formar antes de assumir um compromisso mais sério. Agradeço a galera de Direct Talk, aonde aprendi muitas técnicas de programação e também onde desenvolvi minhas habilidades em King of fighters 200 (Arcade), Age of EmpireII, Tetrinet e Counter Strike.

Por fim e mais importante agradeço a Deus que me manteve firme para completar mais uma etapa na minha, e me permitirá prossegir escalando a escada do sucesso, tanto intelectual quanto emocional e assim vai.

p.s. Abrigado a você leitor por ter tido saco de ler meus agradecimentos.