Aluno: Murilo Noznica Penessor

Orientador: Ernesto G. Birgin

Versão: 1.1

 

1. Objetivos

2. A Empresa:

3. Lyceum

3.1 Módulo de Administração (HADES)

3.2 Módulo Básico

3.3 Módulo de Processo Seletivo

3.4 Módulo Currículos e Horários

3.5 Módulo de Serviços

3.6 Módulo Acadêmico

3.7 Módulo Financeiro

3.8 Módulo OnLine

3.8.1 Aluno Online

3.8.2 Docente Online

3.8.3 Coordenador Online

3.8.4 Reitor Online

3.9 Lyceum no Mercado Atual

4. Tarefas Realizadas e Ambiente de Trabalho

5. Integração com as Matérias do Curso

6. Conclusão

 

 

1. Objetivos

 

            Verificar como são utilizados, na prática, todos os conhecimentos adquiridos no curso;  conhecer melhor a relação entre chefe e subordinado e compará-la com a de professor e aluno, principalmente nas questões ligadas a prazos e cobranças e principalmente ganhar experiência no mercado de trabalho.        

 

2. A Empresa:

 

Fundada em 1982, a Techne é uma empresa 100 % brasileira, criada, inicialmente, para atuar no projeto e desenvolvimento de equipamentos para informática, migrando posteriormente para o desenvolvimento de soluções sistêmicas voltadas às áreas de governo, saúde e educação.

 

Com sede em São Paulo e uma filial em Fortaleza, a Techne está presente nos principais estados e municípios brasileiros, com produtos implantados nas áreas de saúde (Hygia) , governo (Archon GRP)  e em diversas instituições de ensino, através do sistema de gestão acadêmica para o ensino superior, o Lyceum.  A Techne possui uma equipe de reconhecida especialização em questões relacionadas à gestão de sistemas educacionais, e vem elaborando projetos e desenvolvendo sistemas para o Ministério da Educação do Brasil e de outros países da América Latina, atendendo também secretarias estaduais e municipais de educação.

 

3. Lyceum

 

            O Lyceum é um software que surgiu em 1998. Após muitos projetos isolados  ligados ao ensino superior terem sido feitos, criou-se o sistema de gestão para Instituições de Ensino Superior. O Lyceum controla toda a situação acadêmica e financeira da instituição, permitindo aos dirigentes terem uma radiografia completa de todo o desempenho acadêmico e financeiro, além de permitir um melhor planejamento para evoluções futuras, através de indicadores atuais de desempenho de turmas, docentes e alunos em cada período letivo.

 

            O Lyceum é um sistema baseado no modelo cliente servidor, em três camadas, utilizando banco de dados que pode ser tanto SQL Server como Oracle.

 

            Por ser um sistema altamente parametrizável, o Lyceum pode atender instituições com as mais variadas particularidades, desde o tipo de nota utilizado (conceitual, numérica) até o tipo de cobrança usada (por curso, disciplina, série) ou até mesmo políticas mais subjetivas, como o grau de poder que o docente tem em sua turma, isto é se o docente escolhe a ênfase da matéria para sua disciplina ou se ele tem que seguir um plano didático pré-definido, ou ainda se o docente escolhe o critério de avaliação.  Por ter essa flexibilidade o Lyceum  atende unidades muito diferentes, desde as recém criadas com poucos cursos até as multi-campi com milhares de alunos.

 

O Lyceum é composto por 8 módulos principais:

 

·        Módulo de Administração

·        Módulo Básico

·        Módulo de Processo Seletivo

·        Módulo Currículo e Horários

·        Módulo de Serviços

·        Módulo Acadêmico

·        Módulo Financeiro

·        Módulo OnLine

 

3.1 Módulo de Administração (HADES)

 

            Este módulo controla toda a parte de segurança do software, permitindo o cadastramento de usuários e senhas, permite também definir quais funcionalidades estarão disponíveis para um usuário e quais as permissões de acesso que este usuário tem direito, isto é, para cada usuário, deve ser informado o seu limite de atuação que pode ser uma unidade da instituição, um curso, ou toda a instituição.

 

            Neste módulo também  são configuradas as opções de auditoria em todas as transações, relatórios e alteração de dados realizadas no sistema.

 

3.2 Módulo Básico

 

            É o módulo responsável pelas customizações básicas do sistema. Neste módulo devem ser cadastradas as instituições, as unidades que as compões, os cursos,  disciplinas e docentes,  especificando todos os detalhes de cada ítem, por exemplo as características do curso (seriação, número de créditos, tipo de notas), dados dos docentes, atribuição de disciplinas a docentes.

 

            É neste módulo também que devemos cadastrar as opções que cada instituição irá utilizar na gestão do sistema, por exemplo, o tipo de cobrança, o tipo de notas, o tipo do curso, geração automática ou manual de alguns fatores como agenda e débitos, entre outros detalhes.

 

            Após a configuração deste módulo, o sistema está pronto para começar a cadastrar os alunos e  formar os currículos e turmas para a matrícula.

 

3.3 Módulo de Processo Seletivo

 

            Controla todos os dados do processo seletivo, faz a inscrição do candidato, a distribuição de salas, respeitando características como deficientes, canhotos, fumantes e treineiros,  faz a cobrança da inscrição,  o controle das notas das provas através de métodos de normalização de acordo com a instituição, classificação e  a convocação sucessiva dos candidatos para a matrícula. Totalmente integrado com os outros módulos do sistema, permite que muitos destes passos sejam feitos via web, através do módulo OnLine.

 

3.4 Módulo Currículos e Horários

 

            Este módulo permite montar currículos específicos para graduação, pós graduação, extensão, seqüenciais de formação específica e de complementação de estudos, MBA e ensino fundamental e médio. Os currículos são definidos por curso e turno sendo mantidos temporalmente e ativos simultaneamente. Os currículos podem ser seriados, controlado por créditos ou mistos, permitem o uso de períodos letivos semestrais, anuais ou de qualquer duração, bastando serem cadastrados.

 

            Este módulo cadastra as informações das turmas. Uma turma é uma associação entre disciplina, ano, período e docente. Após o cadastramento das turmas, o sistema já pode realizar a matrícula dos alunos. Com este conceito de turma, o sistema permite que cada turma tenha características diferentes para uma mesma disciplina, dependendo do docente responsável. O sistema também tem ferramentas para evitar estas diferenças, mantendo um plano didático pedagógico para a disciplina, que deve ser seguido por todas as turmas, esse paradoxo permite a instituição escolher qual linha ela quer seguir, a de maior liberdade aos docentes ou a de maior uniformidade dos conteúdos ministrados.

 

            Neste módulo são mantidas as agendas das turmas, docentes e das dependências, verificando possíveis conflitos de horário nas salas de aula, e dos docentes.

 

           

3.5 Módulo de Serviços

           

            Faz o atendimento aos alunos e oferecimento de serviços. Gerencia o catálogo de serviços disponíveis, controla a solicitação dos serviços, o andamento  e a execução dos mesmos. Imprime atestados, históricos e relatórios para os alunos. Integrado com o módulo financeiro, pode gerar o débito do serviço na conta do aluno, a ser quitada junto com a mensalidade, ou também cobrar pelo serviço na hora.

 

3.6 Módulo Acadêmico

 

            Responsável pelo controle da "vida" acadêmica do aluno, faz o cadastramento automático dos alunos ingressantes por processo seletivo através de migração dos dados do módulo de processo seletivo, faz o cadastramento e lançamento das notas das provas, freqüências e critérios de avaliação, permitindo que se possa criar qualquer fórmula matemática para a avaliação, incluindo provas substitutivas e exames se for o caso.

 

            Apura alunos transferidos e promove as transferências, tanto para outros cursos como para outras instituições, controla as monografias e estágios dos alunos, indica os alunos formandos e os que concluíram o curso, assim como os evadidos.

 

            Controla a carga horária dos docentes, e datas de colação e entregas de diplomas,  boletim do aluno e histórico escolar, preparando arquivo com os formandos para o provão do MEC.

 

            Este módulo também é responsável pela matrícula do aluno, que é integrada ao módulo financeiro, gerando automaticamente os débitos e as parcelas para cada aluno, de acordo com o método utilizado pela instituição. Possui mecanismos para impedir a matrícula de inadimplentes, verificação de pré-requisitos e equivalências, alem de compatibilidade de horários. A matrícula também pode ser feita pela internet, através do módulo OnLine.

 

3.7 Módulo Financeiro

 

            Responsável pelo controle dos pagamentos e recebimentos através de boletos bancários ou arquivo de remessa e retorno bancário. O controle de débitos e créditos é feito por aluno, o que gera uma conta-corrente do aluno, facilitando o controle por parte do aluno e a cobrança da instituição.

 

            As mensalidades são controladas através de débitos, que geram parcelas para cada aluno. As cobranças mensais do aluno podem ser postas em um único boleto (para um único responsável financeiro), ou divididas em mais de um responsável financeiro (empresa por exemplo). Os cursos podem ser cobrados por série, por disciplina ou mistos.

 

            O Módulo financeiro permite a formação de grupo de alunos com desconto, bolsas ou simplesmente preços diferenciados, pagamentos parciais e geração de acordos, alem de mecanismos para desconto por pagamento antecipado e multas para atraso, tudo parametrizado de acordo com os objetivos da instituição.

 

3.8 Módulo OnLine

 

            O módulo online pode ser subdividido em cinco ítens, parte cliente, o Aluno Online, o Docente Online, o Reitor Online e o Coordenador Online.

 

            A parte cliente é responsável por manter dados de login e senha do usuário, permitindo ao sistema bloquear ou restringir o acesso de qualquer usuário. Permite também o envio de mensagens para toda a comunidade, para um aluno, turma, curso, ou unidade.

 

3.8.1 Aluno Online

           

            É a parte web que permite ao aluno verificar suas notas e faltas, horários,  fazer donwload de publicações das disciplinas, ver a página das disciplinas,  ver datas de provas, aulas,  solicitar serviços e ver extrato da sua conta corrente.

 

            Também é possível fazer a matrícula pela internet, dentro de um período determinado no módulo básico.

 

3.8.2 Docente Online

 

            A versão web para o docente permite que ele lance e altere as notas das provas, as listas de freqüência,  cadastrar e alterar as datas das provas. O docente pode ainda divulgar material (listas, apostilas) para  cada disciplina, e preencher o diário de classe, dizendo o que foi dado em cada aula de determinada turma.

 

            Pela internet também o docente pode calcular as médias e finalizar a turma, sem necessidade de passar pela secretária da instituição.

 

            Todas as funcionalidades do docente online podem ser ou não habilitadas para cada docente, deixando a instituição livre para decidir qual política adotar.

 

3.8.3 Coordenador Online 

 

            Confere o status de gerente de negócios ao coordenador de curso, permitindo o acompanhamento do desempenho de alunos e docentes no decurso do período letivo.

 

Permite a comparação de resultados com períodos letivos passados para acompanhamento da evolução do curso, e permite também a fiscalização do conteúdo ministrado pelo docente através do diário de classe e do plano didático pedagógico.

 

3.8.4 Reitor Online

           

            Permite analisar as informações da universidade de forma global, agrupando os dados de maneira rápida e fácil, através de gráficos simples e dinâmicos. Possibilita a emissão de relatórios financeiros globais e relatórios gerenciais.

 

3.9 Lyceum no Mercado Atual

 

            Entre as instituições de ensino superior que utilizam um software para controle acadêmico, atualmente o Lyceum  possui 64% do mercado de softwares para gestão do ensino superior, sendo líder do setor no Brasil.

 

            Algumas instituições que utilizam o lyceum:

 

FGV - Fundação Getúlio Vargas do RJ

 

FAAP - Fund. Armando Alvares Penteado

 

UFJF - Universidade Federal Juiz de Fora

UFC - Universidade Federal do Ceará

USF - Universidade São Francisco

UNICENP - Centro Universitário Positivo

 

FAE - Bussiness School - Curitiba

 

UVA - Universidade Estadual Vale Acaraú

UNAMA - Universidade da Amazonia

UNIVAP - Universidade do Vale do Paraiba

 

UEA - Universidade Estadual Amazonas

 

ITE - Instituto Toledo de Ensino

IESB - Inst. de Ensino Superior de Brasília

 

ISES - Faculdades Sumaré

 

4. Tarefas Realizadas e Ambiente de Trabalho

 

            No início do estágio, li os manuais do usuário de todos os módulos e fiquei fazendo testes no sistema para me familiarizar com ele. Após isto passei a desenvolver relatórios para todos os módulos, com ênfase no módulo acadêmico e vestibular. Utilizei a ferramenta Crystal Reports, que permite extrair dados do banco de dados de forma fácil e eficiente para a montagem de relatórios.

 

            No Lyceum, é muito comum que os clientes peçam customizações e após fazer os relatórios, passei a implementar algumas dessas customizações, principalmente no módulo acadêmico. Paralelamente a essas implementações, chegam solicitações dos clientes para correção de bugs as quais também são feitas pela equipe de desenvolvimento.

 

            Depois de um tempo, as customizações e correções passaram para a equipe de desenvolvimento de Fortaleza, enquanto que a equipe de São Paulo ficou responsável pelo lançamento da nova versão (ainda não lançada). Nesta nova versão, fiquei trabalhando no módulo online. As páginas deste módulo foram todas refatoradas visualmente pela equipe do marketing,  e eu implementei-as de acordo com o novo protótipo. Entre as novas funcionalidades do módulo online, posso destacar:

 

·        Fechamento de turmas pelo docente

·        Publicações de material para uma disciplina

·        Página da disciplina

·        Consulta pelo aluno do plano didático pedagógico

·        Consulta pelo aluno dos materiais publicados

·        Agenda do Docente e Aluno

 

No primeiro momento, quando fiquei fazendo relatórios, correções de erros e pequenas implementações, não houve problemas quanto a prazos, eles eram bastante flexíveis, as vezes nem existiam prazos, tinha um problema e tinha que resolver o quanto antes. No segundo momento, quando tínhamos que entregar uma versão, já existiam prazos bem mais rígidos, que deveriam ser seguidos a qualquer custo, mesmo que isso significasse não implementar algumas coisas num primeiro momento. Achei interessante os dois métodos de trabalho referentes a prazos, com prazos bem fixos e bem flexíveis, ao contrário da faculdade onde eu preferia prazos fixos, no trabalho, achei bastante produtivo também trabalhar com prazos flexíveis ou sem prazos.

 

Em relação ao ambiente de trabalho, achei um ambiente muito sério, as pessoas são muito prestativas com qualquer pergunta que você faca e gostei muito de todos os meus colegas de trabalho, mesmo os de outros projetos, porém senti falta de um ambiente mais descontraído como o da faculdade.

 

5. Integração com as Matérias do Curso

 

      Todas as disciplinas básicas de computação (Mac 0110, Mac0122, Estrutura de dados, ...) foram muito importantes para que eu aprendesse a lógica de programação. Achei Lab Prog I e II muito importantes no sentido de aprender a modularizar um projeto e a lidar com projetos grandes, Introdução a Programação Orientada a  Objetos, apesar do Lyceum ser feito em Visual Basic também foi importante, pois o sistema é montado baseado em classes básicas (acesso a banco, manipulação de dados).

 

A disciplina Mac 0426, sistemas de bancos de dados foi muito importante, pois o Lyceum é um sistema cliente servidor baseado no banco de dados. Gostei muito das disciplinas Autômatos e Grafos, apesar de utilizá-las muito pouco no estágio, julgo-as muito importante para minha formação.

 

Por fim, acho que todas as disciplinas de Mat e Fap foram importantes para desenvolvimento de um pensamento lógico, muito importante para programar e para entender projetos.

 

6. Conclusão

 

            Acredito que aprendi muito trabalhando na Techne durante esse período, porém não acho que foi muito produtivo começar o estágio tão cedo (comecei no terceiro ano), pois isso me impediu de me dedicar as matérias do IME. No entanto acho que todos deveriam estagiar, mesmo os que forem seguir carreira estritamente acadêmica, para conhecer o mercado de trabalho e como as coisas são feitas na prática.