Aluno: Murilo Noznica Penessor
Orientador: Ernesto G. Birgin
Versão: 1.1
3.1
Módulo de Administração (HADES)
3.3
Módulo de Processo Seletivo
3.4
Módulo Currículos e Horários
4.
Tarefas Realizadas e Ambiente de Trabalho
5. Integração
com as Matérias do Curso
Verificar como são utilizados, na prática, todos os
conhecimentos adquiridos no curso;
conhecer melhor a relação entre chefe e subordinado e compará-la com a
de professor e aluno, principalmente nas questões ligadas a prazos e cobranças
e principalmente ganhar experiência no mercado de trabalho.
Fundada em 1982,
a Techne é uma empresa 100 % brasileira, criada, inicialmente, para atuar no
projeto e desenvolvimento de equipamentos para informática, migrando
posteriormente para o desenvolvimento de soluções sistêmicas voltadas às áreas
de governo, saúde e educação.
Com sede em São
Paulo e uma filial em Fortaleza, a Techne está presente nos principais estados
e municípios brasileiros, com produtos implantados nas áreas de saúde (Hygia) ,
governo (Archon GRP) e em diversas
instituições de ensino, através do sistema de gestão acadêmica para o ensino
superior, o Lyceum. A Techne
possui uma equipe de reconhecida especialização em questões relacionadas à
gestão de sistemas educacionais, e vem elaborando projetos e desenvolvendo
sistemas para o Ministério da Educação do Brasil e de outros países da América
Latina, atendendo também secretarias estaduais e municipais de educação.
O Lyceum é um software que surgiu em 1998. Após
muitos projetos isolados ligados ao
ensino superior terem sido feitos, criou-se o sistema de gestão para
Instituições de Ensino Superior. O Lyceum controla toda a situação acadêmica e
financeira da instituição, permitindo aos dirigentes terem uma radiografia
completa de todo o desempenho acadêmico e financeiro, além de permitir um
melhor planejamento para evoluções futuras, através de indicadores atuais de
desempenho de turmas, docentes e alunos em cada período letivo.
O Lyceum é um sistema baseado no modelo cliente servidor,
em três camadas, utilizando banco de dados que pode ser tanto SQL Server como
Oracle.
Por ser um
sistema altamente parametrizável, o Lyceum pode atender instituições com as
mais variadas particularidades, desde o tipo de nota utilizado (conceitual,
numérica) até o tipo de cobrança usada (por curso, disciplina, série) ou até
mesmo políticas mais subjetivas, como o grau de poder que o docente tem em sua
turma, isto é se o docente escolhe a ênfase da matéria para sua disciplina ou se
ele tem que seguir um plano didático
pré-definido, ou ainda se o docente escolhe o critério de avaliação. Por ter essa flexibilidade o Lyceum atende unidades muito diferentes, desde as
recém criadas com poucos cursos até as multi-campi com milhares de alunos.
O Lyceum é
composto por 8 módulos principais:
·
Módulo de Administração
·
Módulo Básico
·
Módulo de Processo Seletivo
·
Módulo Currículo e Horários
·
Módulo de Serviços
·
Módulo Acadêmico
·
Módulo Financeiro
·
Módulo OnLine
Este módulo controla toda a parte de segurança do
software, permitindo o cadastramento de usuários e senhas, permite também
definir quais funcionalidades estarão disponíveis para um usuário e quais as
permissões de acesso que este usuário tem direito, isto é, para cada usuário,
deve ser informado o seu limite de atuação que pode ser uma unidade da
instituição, um curso, ou toda a instituição.
Neste módulo também
são configuradas as opções de auditoria em todas as transações,
relatórios e alteração de dados realizadas no sistema.
É o módulo responsável pelas customizações básicas
do sistema. Neste módulo devem ser cadastradas as instituições, as unidades que
as compões, os cursos, disciplinas e
docentes, especificando todos os detalhes
de cada ítem, por exemplo as características do curso (seriação, número de
créditos, tipo de notas), dados dos docentes, atribuição de disciplinas a
docentes.
É neste módulo também que devemos cadastrar as opções que
cada instituição irá utilizar na gestão do sistema, por exemplo, o tipo de
cobrança, o tipo de notas, o tipo do curso, geração automática ou manual de
alguns fatores como agenda e débitos, entre outros detalhes.
Após a configuração deste módulo, o sistema está pronto
para começar a cadastrar os alunos e
formar os currículos e turmas para a matrícula.
Controla todos os dados do processo seletivo, faz a
inscrição do candidato, a distribuição de salas, respeitando características
como deficientes, canhotos, fumantes e treineiros, faz a cobrança da inscrição,
o controle das notas das provas através de métodos de normalização de
acordo com a instituição, classificação e
a convocação sucessiva dos candidatos para a matrícula. Totalmente
integrado com os outros módulos do sistema, permite que muitos destes passos
sejam feitos via web, através do módulo OnLine.
Este módulo permite montar currículos específicos para
graduação, pós graduação, extensão, seqüenciais de formação específica e de
complementação de estudos, MBA e ensino fundamental e médio. Os currículos são
definidos por curso e turno sendo mantidos temporalmente e ativos
simultaneamente. Os currículos podem ser seriados, controlado por créditos ou
mistos, permitem o uso de períodos letivos semestrais, anuais ou de qualquer
duração, bastando serem cadastrados.
Este módulo cadastra as informações das turmas. Uma turma
é uma associação entre disciplina, ano, período e docente. Após o cadastramento
das turmas, o sistema já pode realizar a matrícula dos alunos. Com este
conceito de turma, o sistema permite que cada turma tenha características
diferentes para uma mesma disciplina, dependendo do docente responsável. O
sistema também tem ferramentas para evitar estas diferenças, mantendo um plano
didático pedagógico para a disciplina, que deve ser seguido por todas as
turmas, esse paradoxo permite a instituição escolher qual linha ela quer
seguir, a de maior liberdade aos docentes ou a de maior uniformidade dos
conteúdos ministrados.
Neste módulo são mantidas as agendas das turmas, docentes e das dependências, verificando possíveis conflitos de horário nas salas de aula, e dos docentes.
Faz o atendimento aos alunos e oferecimento de
serviços. Gerencia o catálogo de serviços disponíveis, controla a solicitação
dos serviços, o andamento e a execução
dos mesmos. Imprime atestados, históricos e relatórios para os alunos.
Integrado com o módulo financeiro, pode gerar o débito do serviço na conta do
aluno, a ser quitada junto com a mensalidade, ou também cobrar pelo serviço na
hora.
Responsável pelo controle da "vida" acadêmica
do aluno, faz o cadastramento automático dos alunos ingressantes por processo
seletivo através de migração dos dados do módulo de processo seletivo, faz o
cadastramento e lançamento das notas das provas, freqüências e critérios de
avaliação, permitindo que se possa criar qualquer fórmula matemática para a
avaliação, incluindo provas substitutivas e exames se for o caso.
Apura alunos transferidos e promove as transferências,
tanto para outros cursos como para outras instituições, controla as monografias
e estágios dos alunos, indica os alunos formandos e os que concluíram o curso,
assim como os evadidos.
Controla a carga horária dos docentes, e datas de
colação e entregas de diplomas, boletim
do aluno e histórico escolar, preparando arquivo com os formandos para o provão
do MEC.
Este módulo também é responsável pela matrícula do aluno,
que é integrada ao módulo financeiro, gerando automaticamente os débitos e as
parcelas para cada aluno, de acordo com o método utilizado pela instituição.
Possui mecanismos para impedir a matrícula de inadimplentes, verificação de
pré-requisitos e equivalências, alem de compatibilidade de horários. A
matrícula também pode ser feita pela internet, através do módulo OnLine.
Responsável pelo controle dos pagamentos e recebimentos
através de boletos bancários ou arquivo de remessa e retorno bancário. O
controle de débitos e créditos é feito por aluno, o que gera uma conta-corrente
do aluno, facilitando o controle por parte do aluno e a cobrança da
instituição.
As mensalidades são controladas através de débitos, que
geram parcelas para cada aluno. As cobranças mensais do aluno podem ser postas
em um único boleto (para um único responsável financeiro), ou divididas em mais
de um responsável financeiro (empresa por exemplo). Os cursos podem ser
cobrados por série, por disciplina ou mistos.
O Módulo financeiro permite a formação de grupo de alunos
com desconto, bolsas ou simplesmente preços diferenciados, pagamentos parciais
e geração de acordos, alem de mecanismos para desconto por pagamento antecipado
e multas para atraso, tudo parametrizado de acordo com os objetivos da
instituição.
O módulo online pode ser subdividido em cinco ítens,
parte cliente, o Aluno Online, o Docente Online, o Reitor Online e o
Coordenador Online.
A parte cliente é responsável por manter dados de login e
senha do usuário, permitindo ao sistema bloquear ou restringir o acesso de
qualquer usuário. Permite também o envio de mensagens para toda a comunidade,
para um aluno, turma, curso, ou unidade.
É a parte web que permite ao aluno verificar suas notas e
faltas, horários, fazer donwload de
publicações das disciplinas, ver a página das disciplinas, ver datas de provas, aulas, solicitar serviços e ver extrato da sua
conta corrente.
Também é possível fazer a matrícula pela internet, dentro
de um período determinado no módulo básico.
A versão web para o docente permite que ele lance e
altere as notas das provas, as listas de freqüência, cadastrar e alterar as datas das provas. O docente pode ainda
divulgar material (listas, apostilas) para
cada disciplina, e preencher o diário de classe, dizendo o que foi dado
em cada aula de determinada turma.
Pela internet também o docente pode calcular as médias e
finalizar a turma, sem necessidade de passar pela secretária da instituição.
Todas as funcionalidades do docente online podem ser ou
não habilitadas para cada docente, deixando a instituição livre para decidir
qual política adotar.
Confere o status de gerente de negócios ao coordenador
de curso, permitindo o acompanhamento do desempenho de alunos e docentes no
decurso do período letivo.
Permite a
comparação de resultados com períodos letivos passados para acompanhamento da
evolução do curso, e permite também a fiscalização do conteúdo ministrado pelo
docente através do diário de classe e do plano didático pedagógico.
Permite analisar as informações da universidade de forma
global, agrupando os dados de maneira rápida e fácil, através de gráficos
simples e dinâmicos. Possibilita a emissão de relatórios financeiros globais e
relatórios gerenciais.
Entre as instituições de ensino superior que utilizam um
software para controle acadêmico, atualmente o Lyceum possui 64% do mercado de softwares para gestão do ensino
superior, sendo líder do setor no Brasil.
Algumas instituições que utilizam o lyceum:
FGV -
Fundação Getúlio Vargas do RJ
FAAP - Fund.
Armando Alvares Penteado
UFJF -
Universidade Federal Juiz de Fora
UFC -
Universidade Federal do Ceará
USF -
Universidade São Francisco
UNICENP -
Centro Universitário Positivo
FAE - Bussiness School - Curitiba
UVA -
Universidade Estadual Vale Acaraú
UNAMA -
Universidade da Amazonia
UNIVAP -
Universidade do Vale do Paraiba
UEA - Universidade
Estadual Amazonas
ITE -
Instituto Toledo de Ensino
IESB -
Inst. de Ensino Superior de Brasília
ISES -
Faculdades Sumaré
No início do estágio, li os manuais
do usuário de todos os módulos e fiquei fazendo testes no sistema para me
familiarizar com ele. Após isto passei a desenvolver relatórios para todos os
módulos, com ênfase no módulo acadêmico e vestibular. Utilizei a ferramenta
Crystal Reports, que permite extrair dados do banco de dados de forma fácil e
eficiente para a montagem de relatórios.
No Lyceum, é muito comum que os
clientes peçam customizações e após fazer os relatórios, passei a implementar
algumas dessas customizações, principalmente no módulo acadêmico. Paralelamente
a essas implementações, chegam solicitações dos clientes para correção de bugs
as quais também são feitas pela equipe de desenvolvimento.
Depois de um tempo, as customizações
e correções passaram para a equipe de desenvolvimento de Fortaleza, enquanto
que a equipe de São Paulo ficou responsável pelo lançamento da nova versão
(ainda não lançada). Nesta nova versão, fiquei trabalhando no módulo online. As
páginas deste módulo foram todas refatoradas visualmente pela equipe do
marketing, e eu implementei-as de
acordo com o novo protótipo. Entre as novas funcionalidades do módulo online,
posso destacar:
·
Fechamento de turmas pelo docente
·
Publicações de material para uma disciplina
·
Página da disciplina
·
Consulta pelo aluno do plano didático pedagógico
·
Consulta pelo aluno dos materiais publicados
·
Agenda do Docente e Aluno
No
primeiro momento, quando fiquei fazendo relatórios, correções de erros e
pequenas implementações, não houve problemas quanto a prazos, eles eram
bastante flexíveis, as vezes nem existiam prazos, tinha um problema e tinha que
resolver o quanto antes. No segundo momento, quando tínhamos que entregar uma
versão, já existiam prazos bem mais rígidos, que deveriam ser seguidos a
qualquer custo, mesmo que isso significasse não implementar algumas coisas num
primeiro momento. Achei interessante os dois métodos de trabalho referentes a
prazos, com prazos bem fixos e bem flexíveis, ao contrário da faculdade onde eu
preferia prazos fixos, no trabalho, achei bastante produtivo também trabalhar
com prazos flexíveis ou sem prazos.
Em
relação ao ambiente de trabalho, achei um ambiente muito sério, as pessoas são
muito prestativas com qualquer pergunta que você faca e gostei muito de todos
os meus colegas de trabalho, mesmo os de outros projetos, porém senti falta de
um ambiente mais descontraído como o da faculdade.
Todas as disciplinas básicas de computação
(Mac 0110, Mac0122, Estrutura de dados, ...) foram muito importantes para que
eu aprendesse a lógica de programação. Achei Lab Prog I e II muito importantes
no sentido de aprender a modularizar um projeto e a lidar com projetos grandes,
Introdução a Programação Orientada a
Objetos, apesar do Lyceum ser feito em Visual Basic também foi
importante, pois o sistema é montado baseado em classes básicas (acesso a
banco, manipulação de dados).
A
disciplina Mac 0426, sistemas de bancos de dados foi muito importante, pois o
Lyceum é um sistema cliente servidor baseado no banco de dados. Gostei muito
das disciplinas Autômatos e Grafos, apesar de utilizá-las muito pouco no
estágio, julgo-as muito importante para minha formação.
Por
fim, acho que todas as disciplinas de Mat e Fap foram importantes para
desenvolvimento de um pensamento lógico, muito importante para programar e para
entender projetos.
Acredito que aprendi muito
trabalhando na Techne durante esse período, porém não acho que foi muito
produtivo começar o estágio tão cedo (comecei no terceiro ano), pois isso me
impediu de me dedicar as matérias do IME. No entanto acho que todos deveriam
estagiar, mesmo os que forem seguir carreira estritamente acadêmica, para
conhecer o mercado de trabalho e como as coisas são feitas na prática.