MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado






  Parte I - Apresentação
    Aluno
    Supervisor
    Tema da Monografia
    Empresa Responsável                              









  Parte II - Visão Comercial
    A Organização da Empresa
    O Estágio
    O Projeto Societário
       Organização e Atividade
       Definição do Problema
       Solução Proposta
       Desenvolvimento
       Prazos e Andamento do Projeto
       Finalização do Projeto
       Bibliografia
       Treinamentos
       Ferramentas e Técnicas
       Outras Técnicas
       Acompanhamento Gerencial                              

  Parte III - Visão Acadêmica
    Desafios e Frustrações
    Disciplinas BCC no Estágio
    Interação com Mentores do Projeto
    Cooperações BCC x Estágio
    Conceitos na Prática
    O Futuro                              










Parte I - Apresentação

Aluno
Wilton Keniti Kawakami

Supervisor
Professor Francisco Reverbel

Tema da Monografia
Nesta monografia descreverei o meu estágio na Estratege Assessoria Empresarial. Assim, iniciarei com uma breve apresentação da empresa. Em seguida, falarei sobre sua estruturação na realização dos projetos indicando a minha função e localização dentro da mesma. Comentarei rapidamente o ambiente de trabalho e listarei os maiores projetos de que participei destacando o projeto Societário. Dando prosseguimento e seguindo o roteiro de preparação da monografia, o apresentarei melhor o projeto Societário comentando os pontos de análise pedidos no roteiro. E concluirei esta monografia com um comparativo do estágio realizado e o curso do BCC.

Empresa Responsável
A Estratege Assessoria Empresarial é uma empresa especializada na modelagem e implantação de sistemas de informações gerenciais. A experiência pessoal de seus sócios e consultores consolidou-se com projetos desenvolvidos em organizações como Bradesco, Itaú, Unibanco, BankBoston, Bandeirantes, Sudameris, BFB, Lloyds Bank, Fibra, Xerox, BMB, Banco do Nordeste do Brasil, BMG e CBPO. A Estratege desenvolve os projetos em parceria com seus clientes, respeitando seus valores e características próprias, o que assegura envolvimento e comprometimento para o sucesso dos trabalhos.


Parte II - Visão Comercial

A Organização da Empresa
A Estratege, assim como seus projetos é dividida em três fases:

Apesar desta divisão, antes de se iniciar um projeto, são realizadas reuniões com as pessoas que participarão dele para que integração final seja a melhor possível. Além disso, temos pate-papos semanais onde discutimos conceitos, técnicas, ferramentas ou qualquer outro assunto que possa vir a ajudar a empresa no desenvolvimento de soluções.

O Estágio
Comecei meu estágio na Estratege em junho de 2000. Minha principal função é como programador e desenvolvedor de sistemas. Entretanto, também pude acompanhar no levantamento de necessidades junto aos clientes e usuários finais, podendo assim desenvolver o lado comercial e de interpretação de problemas.
Dos projetos que participei, destaco:


O Projeto Societário

Organização e Atividade
O projeto Societário foi desenvolvido exclusivamente para o Banco Bradesco S.A que necessitava de um processo automatizado de extração, organização e disponibilização de informações, contábeis e societárias, dos investimentos diretos e indiretos do banco, para atender as exigências dos seus diversos departamentos e empresas investidoras. Estas empresas que são chamadas empresas societárias, aplicam seu dinheiro juntamente com o Bradesco e participam diretamente nas decisões sobre os investimentos.

Definição do Problema
Inicialmente, haviam vários bancos de dados espalhados em vários departamentos. Por exemplo, o DOC (Departamento de Orçamento e Controle) mantinha as taxas de conversão como Dólar, CDI, IGPM, etc.; o DAC (Departamento de Ações e Custódia) mantinha as informações referentes ao mercado de ações diretamente com a Bovespa; a Previdência mantinha informações históricas que eram utilizadas para análises e projeções futuras; a Bradespar mantinha informações referentes às participações societárias, a Contadoria era responsável pela manutenção de boa parte destas informações mensais e diárias.









E assim, quando alguém necessitava saber informações sobre algum investimento, os departamento trocavam informações entre si através da intranet, mídia removível ou mesmo e-mail e telefone. Muitas vezes mais cálculos eram necessários e os dados eram novamente trocados entre os departamentos. Enfim, até a informação estar disponível, perdia-se muito tempo e muitas vezes, por falta de conhecimento da informação, muitas análises deixavam de ser efetuadas.

Solução Proposta
A solução proposta então abrangia

  • Alimentação numa base de dados corporativa
  • Extração de cotações diárias das ações
  • Extração e controle de movimentação de ações
  • Desenvolvimento módulo de entrada de dados
  • Geração de interface para o sistema









    Através do sistema Societário, o cliente conseguiria as informações necessárias com precisão e rapidez, modelos de avaliação de investimentos mais completos e sofisticados e eliminação de duplicidade de informações.

    Desenvolvimento
    Com a fase de critérios concluída e após inúmeras reuniões entre a equipe da Estratege e a do DDS ( Deparatamento de Desenvolvimento de Sistemas) do Bradesco, definiu-se que o sistema seria feito utilizando o WebSphere, SQLServer e Java. O DDS também impôs que seu padrão nomenclatura e estruturação do banco de dados, empacotamento, classe e codificação fosse rigorosamente utilizado.
    Assim, o banco de dados foi criado com muito custo pois, tinhamos que seguir o padrão imposto e durante as análises do modelo (MER) eramos informados de que uma ou outra tabela já existia num banco de dados (tabelas com nomes diferentes mas com a mesma informação), e assim, tinhamos que adaptar o nosso modela às tabelas existentes para não haver duplicação de dados.
    Depois, a fase de codificação foi um pouco menos confusa, seguimos as apostilas e livretos de padronização do Bradesco, que tinham informações como a configuração do WebSphere sobre a estrutura de diretórios para os servlets, os html's fixos, quais classes deveriam herdar da classe servlet principal e quais não deveriam, com utilizar os componentes de menus, cabeçalho e rodapé.



    Layout final do Sistema Societário





    Prazos e Andamento do Projeto
    O prazo inicial era de seis meses, entretanto, a nossa equipe dependia muito do fornecimento de informações por parte de alguns departamentos do Bradesco, o que veio a atrasar o andamento esperado para o projeto. Pois, os dados muitas vezes eram fornecidos com atraso ou com o formato diferente do esperado.

    Finalização do Projeto
    Com o desenvolvimento quase que total do sistema, foi enviada a primeira versão para o Bradesco para avaliação. Algumas alterações ainda foram sugeridas, para que o sistema melhor se enquadrasse aos padrões complementares desenvolvidos após as reuniões iniciais. Acatamos as sugestões e fizemos as alterações sugeridas. Além disso, alguns ajustes finais foram também necessários para que o sistema pudesse funcionar no ambiente de testes.
    Atualmente o Sistema Societário já está em produção nos principais departamentos envolvidos.

    Bibliografia
    Durante o estágio, consultei os Livretos de Padrões Bradesco desenvolvidos pelo DDS, help´s inclusos no softwares WebSphere, SQLServer, Visual Age for Java e documentação on-line nos sites da IBM (www.ibm.com.br ; www-3.ibm.com/software/webservers ; www-3.ibm.com/ad/vajava) , Sun (www.sun.com) e Microsoft (www.microsoft.com)

    Treinamentos
    Não participei de treinamentos durante meu estágio, porém aprendi muitas coisas com os demais integrantes da Estratege. A troca de informações se dava tão bem que resolvemos fazer reuniões toda final de sexta-feira, onde discutimos idéias novas com relação à técnicas, ferramentas, metodologias, conceitos ou qualquer outro assunto que pudesse vir a auxiliar a equipe a desenvolver melhores produtos.

    Ferramentas e Técnicas
    Para este projeto, utilizamos:

  • Visual Age for Java, ambiente de desenvolvimento integrado da IBM
  • WebSphere, servidor de aplicações web da IBM
  • SQLServer, banco de dados relacional da Microsoft
  • Orientação a Objetos
  • Normalização do banco de dados
  • Cliente-Servidor

    Outras Técnicas
    Muitas formas de como implementar os servlets, como estruturar os diretórios no servidor web, ou fazer as classes de conexão ficaram diferentes do que eu (e muitos outros da equipe) achava que era o ideal. Entretanto, era obrigado a seguir os padrões impostos, sem o direito de discutir ou explicar porque discordava.

    Acompanhamento Gerencial
    O gerente sempre acompanhou bem o projeto Societário fazendo a parte "diplomática", isto é, sendo o nosso representante nas reuniões com o cliente, entrando em contato com os departamentos para requisitar o fornecimento de informações. Quanto à implementação sempre nos deu uma maior liberdade, tínhamos apenas que seguir os padrões já definidos pelo Bradesco. Assim, o gerente sempre acompanhou a fase de desenvolvimento dando sugestões e permitindo que os programadores também pudessem dar sugestões para que pudéssemos discutir a melhor forma de resolver os problemas.


    Parte II - Visão Acadêmica

    Desafios e Frustrações
    Como eu não nunca havia trabalhado com um servidor web precisei adquirir alguns conceitos para entender o funcionamento do WebSphere. Além disso, alguns cálculos como, por exemplo, trazer um valor investido para valor presente ou comparativos de formas de aplicações eram um pouco confusas e tive que pedir algumas explicações para a equipe de critérios. Como frustração talvez eu possa dizer que foi ter que aceitar o velho ditado "cliente tem sempre a razão" e também entender que numa empresa do porte do Bradesco sempre existe muita política e sendo assim existe o momento de questionar e para quem questionar.

    Disciplinas BCC no Estágio

    Interação com Mentores do Projeto
    O envolvimento e interação de toda a equipe de trabalho foram razoavelmente bons. Entretanto eu me sentia mais à vontade com o pessoal que programava (fase-2). Sempre tinha umas duas pessoas da fase de especificação (fase-1) que tinham apenas conceitos das técnicas utilizadas no mainframe e assim discordavam do que nós implementávamos. Pode-se dizer que mentores do projeto foram pessoas da fase de critérios (fase-0) e gerentes dos departamentos envolvidos do Bradesco. Desses mentores, pude discutir, conversar apenas com os membros da Estratege, que sempre me explicaram as dúvidas que eu tinha.

    Cooperações BCC x Estágio
    Os grupos em que participei para realizar tarefas do BCC sempre se preocupavam em fazer os trabalhos tentando entender um algoritmo no livro indicado pelo professor ou resolvendo uma parte especifica de um problema maior e praticamente nunca sabiam o que realmente era este problema maior. Ou seja, fazíamos um trabalho e não sabíamos qual a finalidade para uma pessoa que poderia vir a utilizar o nosso trabalho. Já na Estratege (e acredito que em muitas outras empresas) como discutimos o projeto com praticamente toda a equipe sempre podemos ter uma noção do que estamos realmente fazendo e qual será a utilidade do trabalho final. Um outro ponto que também difere é a responsabilidade. Um EP que não funciona totalmente não recebe uma nota dez e mesmo assim, o aluno pode tranquilamente ser aprovado na matéria. Um sistema que não funciona totalmente pode causar um enorme prejuízo tanto ao cliente quanto aos que o fizeram.

    Conceitos na Prática
    Muitos conceitos obtidos no curso do BCC foram constantemente usados na prática, mesmo que indiretamente como álgebra, algoritmos de busca e ordenação, estruturas de dados e análise de algoritmos. Outros como banco de dados, programação orientada a objetos, programação concorrente tiveram que ser utilizados de forma mais direta durante o estágio.

    O Futuro
    Ao longo do desenvolvimento deste projeto, percebi que áreas como relacionamento pessoal são realmente importantes. Assim, tentarei observar melhor as pessoas diante das diversas situações ao longo de um projeto para que eu possa me desenvolver. Também me aprofundarei mais nos conceitos dos bancos. Além disso, pretendo continuar sempre me atualizando e estudando conceitos novos.



    (última modificação: 09/12/2002)