MAC499 - Trabalho de Formatura

Alexandre Palmeira Mendonça - NUSP 3096917

 

 

Meu trabalho de formatura está baseado no estágio em que fiquei desde janeiro/2002 até julho/2002 no Grupo Abril, e no trabalho em que estou desde agosto/2002 na Americanas.com. Desta forma, dividirei as  apresentações e experiências em duas partes.

 

 

 

 

 


                  Grupo Abril

 

 

Estrutura da Empresa

O Grupo Abril é um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, atuando de forma integrada em várias mídias, fornecendo informação, educação e entretenimento para os mais diferentes segmentos de público.

Com cerca de 8 mil funcionários, produz e distribui revistas, livros didáticos, conteúdo e serviços online, Internet em banda larga, música (CDs, eventos e online), TV por assinatura, livros, vídeos, fascículos e database marketing.

Líder no mercado editorial latino-americano, a Editora Abril é responsável por 73% da receita líquida do grupo. Verticalizada, a Abril detém todo o processo de produção de cerca de 150 títulos, da concepção da pauta, impressão, até a distribuição nas bancas e para assinantes.

Suas iniciativas estão estruturadas nas seguintes Unidades de Negócio - UN: Veja, Negócios, Jovem, Estilo, Turismo e Tecnologia, Casa e Família, Alto Consumo, Abril Jr., Cabos e Multisserviços e Abril.Com. Duas outras prestam atendimento e dão suporte a todas as Unidades de Negócio: Serviços Compatilhados e Comercial.

Durante meu estágio fiz parte da UN de Serviços Compartilhados, seção de Sistemas de Gestão, sob supervisão da analista de sistemas Ana Cláudia Fontolan e gerência de Jane Ricci. A seção era responsável pela administração e criação de projetos para os sistemas internos da empresa, como ferramentas de contas a pagar, receber, tesouraria, MIS, etc.

 

Objetivos

A proposta inicial de trabalho quando entrei na empresa era participar de área solucionadora de pedidos de queries, utilizando uma ferramenta de geração de relatórios gerenciais chamada Business Objects, da empresa de mesmo nome. Desta forma, quaisquer pedidos de relatórios baseados em sistemas da área seriam encaminhados para esta minha área, composta por uma analista responsável (Ana Fontolan) e outro estagiário, além de mim.

Conforme foram sendo descobertos diversos problemas relacionados às soluções então existentes de geração de queries, fomos primeiramente direcionados para arrumar os ambientes de produção, homologação e desenvolvimento de queries, para que a área de queries pudesse atender chamados via Help Desk futuramente.

 

Detalhamento das ferramentas utilizadas

A principal ferramenta utilizada no meu estágio foi a suite Business Objects, composta de 3 ferramentas: Business Objects (para extrair relatórios gerenciais), Explorer (para criação de modelos de dados) e Supervisor (para administração de usuários da suite).

O Business Objects tem como principal diferencial um modo simplificado de permitir que usuários leigos em análise de banco de dados criem seus próprios relatórios, independentemente se estão baseados em RDBMS, OLAP ou ERP. Seu conceito mais importante é o de Universo, que é um modelo entidade-relacional que é criado através do Explorer, permitindo que o analista crie relacionamentos entre tabelas independentemente dos já existentes na base de dados.

Representação da criação de relatórios, possível com a criação de Universos (Purchase orders, Inventory, Materials) no Designer, após se montar um modelo de dados a partir das estruturas existentes no Banco de Dados.

 

 

Além do Universo, outro conceito importante é o de Repositório, que é um local no banco de dados que funciona como servidor do Business Objects. Neste local ficam guardados todos os universos e relatórios, além de um servidor de autenticação de usuários e o gerenciador de queries no banco. Todas as instâncias da ferramenta Business Objects referenciam a um repositório para autenticar um usuário, manter atualizada a versão local de um universo e enviar uma query, que o repositório transforma em comandos nativos da base de dados (no nosso caso, Oracle) e monta a consulta, enviando os dados já formatados para as instâncias.

 

A camada verde representa as aplicações que podem utilizar os relatórios gerados em diversas saídas (PDF, HTML, etc)

A suite Business Objects é representada como a area azul no desenho.

“Query, Reporting and Analysis” refere-se às ferramentas que criam e permitem a visualização dos relatórios em programas client, como o BusinessObjects.

“Administration” refere-se às ferramentas Designer e Supervisor, que permitem criar os Universos (modelos de dados)  para geração de relatórios, e administração de usuários e documentos num repositório, respectivamente.“Portal and Broadcasting” refere-se ao Infoview, que permite que qualquer pessoa com um browser tenha as mesmas funcionalidade das aplicações client, e o Broadcast Agent, que permite agendar a geração de relatórios.

O repositório é representado pela área amarela, onde são guardados os relatórios, universos e onde é feita autenticação de usuários.

A área interna é a base de dados, interfaceada com o BusinessObjects através do repositório.


 

Projetos desenvolvidos

Ao iniciar o estágio, fui incumbido de estudar todas as documentações inclusas na suite relativas à administração, instalação e distribuição do produto. Em seguida, recebi um treinamento na representante brasileira da Business Objects, a Decision Warehouse. Lá fui treinado na utilização do Explorer e Supervisor, ferramentas as quais eu teria maior contato, já que minha função principal seria administrar os universos já existentes de forma a facilitar as queries geradas pelos usuários da área financeira e RH.

A idéia é que eu e o outro estagiário tivéssemos como "projeto" ser "query men", de modo que assim poderíamos conhecer todos os sistemas em sua estrutura. Entretanto, ao ver que toda a então configuração de universos e instalações locais estava irregular, tivemos de primeiro fazer uma limpeza no que já havia.

Antes de realizarmos a limpeza, havia 250 usuários da suite para 65 licenças; havia muitos universos com estruturas duplicadas ou modelagens que levavam a consultas de baixa performance. Após um período de 3 meses, conseguimos adequar o número de usuários para as licenças disponíveis e melhorar os universos existentes, além de criar alguns novos. Ainda montamos um ambiente de desenvolvimento e outro de homologação, algo inédito para a maioria dos sistemas da área.

Nos últimos 2 meses de estágio, tentei fazer parte de outros projetos, já que acreditava que não haveria novos desafios trabalhando apenas com queries. Me envolvi superficialmente com geração de scripts em PL/SQL para geração de relatórios que a suite Business Objects não era capaz de montar, já que envolvia detalhes muito específicos de cada sistema. Ainda foi possível conseguir atualizar a versão em produção do BusinessObjects via Launcher, da Novell (software para distribuição de programas para usuários de toda a empresa)

Os projetos que estavam no meu planejamento para o segundo semestre (DPR, Melhorias no RHOnline, atendimento de queries via Help Desk) acabaram sendo um dos motivos para eu sair do program de estágio, já que qualquer desenvolvimento seria deixado para uma consultoria e o meu planejamento ficaria reduzido a prosseguir o trabalho que eu estava fazendo.

 

Desafios e Frustrações

O maior desafio foi trabalhar numa empresa de grande porte como a Abril, onde o trabalho em equipe é muito importante. Foi uma grande oportunidade de desenvolver melhor a negociação com os usuários, já que na maioria das vezes eu tinha de fazer a análise de requisitos da query com o próprio usuário. Com isso, também pude entender melhor como funcionam outras áreas da empresa não ligadas à tecnologia.

As frustrações, como talvez tenha ficado evidente durante a apresentação dos projetos, resumem-se ao fato de eu não ter participado realmente de projetos, mas ter trabalhado apenas como "query man"; entretanto, como a área estava com o planejamento voltado apenas para correções de bugs (e mesmo eles eram resolvidos por consultoria), eu via a área apenas como uma terceirizadora de projetos. Meu relacionamento com o outro estagiário (também formando em Engenharia da Computação na Poli) não foi bom, o que gerava atritos na apresentação de resultados e divisão de trabalhos, o que provocou um distanciamento entre nós durante os meus últimos meses no estágio.

 

Matérias Importantes

Esta poderia ser outra frustração minha, pois não acreditei estar usando muitos conhecimentos adquiridos em matérias durante o curso do BCC. Por trabalhar muito com geração de queries, as 2 matérias mais importantes foram

MAC426 - Sistemas de Bancos de Dados e

MAC439 - Laboratório de Bancos de Dados,

o que leva a crer que o estágio não necessitava de alguém com conhecimentos adquiridos no BCC.

 

O IME e o estágio

Correndo o risco de me repetir, diria que o estágio não foi uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos com o estudo no IME. Assim, não houve tanta importância do que foi estudado na faculdade sobre o que eu fazia no estágio.

A minha idéia quanto a fazer estágio era de ter o menor número de matérias a serem feitas ao mesmo tempo que o estágio, o que eu consegui razoavelmente estudando apenas de manhã fazendo 4 matérias e trabalhando 4 horas diárias no período da tarde.

Apesar de conseguir conciliar os horários de estudo e trabalho tão bem, a ponto de não fazer malabarismos com o horário de ir ao estágio, em muitos momentos eu deixava de estudar o quanto eu queria por ter de trabalhar (mesmo com o tempo à noite, faltava às vezes disposição).

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrutura da Empresa

A Americanas.com é uma empresa de comércio eletrônico que no mercado desde 1999 com o primeiro sistema de cobrança de cartão de crédito on-line do país. Hoje é líder de vendas na internet, tendo uma média crescente de visitação de cerca de 2 milhões de pessoas por mês, realizando vendas não só via site como também por kiosks e televendas.

Desde a criação da Americanas.com, já haviam sido definidos os valores a serem seguidos por todos os envolvidos com o crescimento da empresa, e eis eles:

 

·     Nosso compromisso é a satisfação dos nossos clientes.   

·     Nosso objetivo é sermos reconhecidos como destino preferido de compras on-line no Brasil.

·     Buscamos resultados tangíveis.     

·     Somos orientados pela integridade e qualidade.

·     Crescemos sob uma marca forte: Lojas Americanas.

·     Somos um time enérgico de profissionais da internet e lideramos a revolução do e-commerce.

·

A empresa tem aproximadamente 180 pessoas subdivididas em 8 grupos: Administração, Desenvolvimento, Financeiro, Comercial, Logística, Operações, Tecnologia e Marketing. Fisicamente, é dividida em:

-      Sede: onde ocorre todo o desenvolvimento e administração do site e de aplicações que vão de controle de logística à recursos humanos, além de conter os principais setores, como Marketing e Administração. Localiza-se no Itaim Bibi, em São Paulo.

-      Centro de Distribuição: onde fica o estoque de produtos, para onde são encaminhados todos os pedidos que devem ser entregues e aonde as transportadoras buscam os produtos para realizar as entregas. Neste local ainda existe o setor de Recuperação de Vendas, que tenta finalizar pedidos não aprovados por diversos motivos (por exemplo, cartão de crédito bloqueado, não pagamento de boletos, etc), além de evitar fraudes. Localiza-se em Barueri.

-      Televendas: onde se encontram as atendentes que realizam as compras via telefone para os clientes. No processo de compra, as atendentes trabalham como se fossem usuários do site, realizando as compras do mesmo modo que uma pessoa faria se usasse o site. Localiza-se no centro empresarial de São Paulo.

-      Kiosks: hoje existem 4 kiosks representando a venda via internet em lojas físicas da Lojas Americanas, localizadas no Rio de Janeiro, permitindo que os clientes da loja física possam adquirir produtos que apenas estão à venda no site e recebam em casa.

 

Trabalho no grupo de Tecnologia, no setor de Integração de Sistemas, sob supervisão de Lilian Takada e gerência de Pedro Donati(ambos ex-alunos do BCC-IME). Meu setor gerencia projetos de sistemas internos que visam facilitar processos nas diversas áreas da empresa, assim como automatização de processos em banco de dados ou processamento de pedidos vindos do site.

 

Objetivos

A proposta de trabalho é participar da área projetando novos sistemas, além de realizar a manutenção e melhoria dos sistemas atuais. Prentendo neste emprego adquirir experiência em projeto e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, além de desenvolver o trabalho em equipe e possivelmente aprender mais sobre gerenciamento de projetos.

 

Detalhamento das ferramentas utilizadas

As aplicações desenvolvidas na Americanas.com, incluindo o próprio site, são criadas utilizando uma ferramenta da Apple chamada WebObjects

WebObjects é um ambiente orientado a objetos para desenvolvimento e distribuição de aplicações via Internet. Uma aplicação WebObjects roda num servidor e recebe requisições de um browser de um usuário; dinamicamente, ele cria páginas em HTML que são então retornadas às requisições do usuário. O WebObjects possui um grande conjunto de ferramentas e frameworks orientados a objetos que permitem o desenvolvimento e criação de códigos reutilizáveis em Java. As páginas são criadas por meio de um IDE, sem haver necessidade de "sujar as mãos" com HTML, e os diversos campos, textos, botões e formulários da página podem ser associados a variáveis ou métodos em classes pertencentes ao seu projeto.

A programação em Java no WebObjects permite que seja usado qualquer recurso presente nos packages padrões da Sun além de fornecer novas classes, estendidas das classes e interfaces da Sun que facilitam certas tarefas, notadamente o acesso a banco de dados.

Apesar do WebObjects ser um application server orientado a objetos, tem como diferencial de outros a propriedade de lidar com o acesso ao banco de dados e gerenciamento de sessões, separando a lógica de negócio da interface com o usuário e do modelo de dados. Este modelo de três camadas torna fácil e flexível o desenvolvimento e a manutenção de aplicações. Além disso, como WebObject usa puro Java, as aplicações podem facilmente interagir com outras aplicações Java.

Para acesso ao banco de dados, a suite possui uma interface visual, o EOModeler, que permite que sejam definidas os atributos e relacionamentos das tabelas, além de acessos a stored procedures. Com um modelo criado nesta ferramenta, é possível criar classes Java (geralmente uma para cada tabela), sendo que os relacionamentos acabam virando atributos das classes (uma instância de outra classe, caso o relacionamento seja 1x1, ou uma instância de um array, caso o relacionamento seja 1xN) e as stored procedures podem ser utilizadas via métodos da classe. Dessa forma, todo o tratamento de concorrência, commits, rollbacks e consultas a banco de dados é transparente para as aplicações, que apenas tem de manter a integridade dos dados nas classes.

Para fazer o controle de versões das aplicações, foi escolhido o CVS que permite registrar o histórico dos códigos fonte. Algumas vezes bugs demoram para ser detectados e isso pode ocorrer quando já foram feitas várias modificações; com o CVS podemos resgatar versões anteriores para ver exatamente qual mudança provocou o erro. Nas aplicações que o setor de Integração de Sistemas gerencia, o CVS é utilizado principalmente para manter o controle concorrente de uma mesma aplicação, de modo que várias pessoas possam alterar o mesmo projeto e ter sempre a última versão disponível localmente.

 

Projetos Desenvolvidos

Minha primeira tarefa na Americanas.com foi entender a mecânica de funcionamento do WebObjects, através da pouca documentação disponível. Muitas das dúvidas que iam surgindo geralmente eram sanadas pelos próprios colegas de trabalho, mas o material disponível na internet sobre o WebObjects é vasto, tanto nos sites oficiais da Apple quanto em newsgroups e fóruns de desenvolvedores. Mas o melhor jeito mesmo de aprender a usar uma ferramenta de programação é usando, e foi o que eu aconteceu logo na primeira semana de trabalho. Abaixo seguem algumas das tarefas que acredito terem contribuído para algum aprendizado pessoal:

 

                     i.    Ferramenta de administração de usuários

  Os diversos gerentes costumavam ter de pedir para Tecnologia alterar acessos às aplicações, criar logins ou ainda alterações de senhas. Para liberar este operacional interno e como uma boa oportunidade de criar uma aplicação simples do zero, me passaram a incumbência de criar essa ferramenta, que ficaria disponível para todas as pessoas que tivessem acesso a alguma aplicação interna.

  Com esta ferramenta qualquer um poderia alterar seus dados pessoais, assim como a senha para acesso às outras aplicações; os gerentes poderiam além disso criar logins e acessos às ferramentas nos níveis de acesso que eles tivessem permissão de dar; os administradores podem ainda cadastrar novas aplicações e níveis de acessos.

  Esse projeto foi o mais duradouro que tive (1 mês), pois era meu primeiro contato com a ferramenta, já tendo que aprender a usar toda a suite de desenvolvimento disponível.

 

                       ii.    CVS

  Minha segunda tarefa foi aprender a usar o CVS, utilitário para controle de versões concorrentes, pois meu setor ainda não o havia utilizado em nenhum projeto, apesar de que alguns projetos do site já estavam no CVS.

  Instalei alguns dos projetos no servidor de CVS, além de mostrar aos outros como usar o CVS para instalar, baixar, comparar, atualizar versões de aplicações, etc.

  Atualmente o CVS é importante para que alguns projetos sejam desenvolvidos ao mesmo tempo por várias pessoas.

 

                         iii.    Documentação Cálculo do Frete

  Mais uma tarefa de aprendizado, precisei estudar algumas packages em PL/SQL com métodos que realizam os cálculos de frete para compras no site e em aplicações internas.

  Devido à complexidade do cálculo, a package se estende por poucos métodos acessados por aplicações, mas muitas sub-funções que realizam diversas verificações nos produtos comprados, distribuição de entregas, escolha da transportadora de menor preço, etc. Dessa forma, era importante que eu tivesse um tempo para me dedicar ao estudo do processo, além de criar uma documentação para que outras pessoas pudessem ver mais facilmente como ele funcionava.

 

                        iv.    Relatórios de Fraudes por login

  Por ser uma empresa de varejo, apesar de ser eletrônica não deixa de sofrer fraudes de pagamento, como por exemplo cartões de créditos roubados ou clientes que não reconhecem compras. Existe um departamento de liberação e suspensão de pedidos que pega pedidos com suspeita de fraudes e faz uma verificação mais apurada para decidir o destino da compra.

  Para verificar a produtividade dos operadores de liberação/suspensão, alguns relatórios diários foram pedidos; dessa forma, vi como analisar melhor uma query, pois havia a necessidade de se rodar a consulta em ambiente de produção, sendo que o mais correto é sempre usar o ambiente de consulta (D-1).

  Com isso, ainda vi como é possível disponibilizar relatórios através de e-mails (que chamamos de alertas), além de ver a importância da freqüência com que eles são executados e o quanto eles influenciam na performance do banco de dados.

 

                      v.    Emissor de cartão

  Uma das aplicações que eu mais modifico é o Atend, uma ferramento que principalmente o setor de atendimento ao cliente utiliza, que informa todos os dados a respeito de determinado pedido, além de permitir alterar dados dele.

  Meu primeiro contato com a ferramenta foi mostrar ao usuário algumas informações a mais sobre os pedidos. Quando o pedido tivesse como meio de pagamento um cartão de crédito, eu deveria mostrar o emissor do cartão, além de outras informações relacionadas.

  A grande vantagem de ter alterado essa ferramenta logo no começo é a chance de ver um código bem extenso de outra pessoa, procurando manter a modularização e evitar "estragar" algo que já estava funcionando. O interessante do WebObjects é que, além do reaproveitamento de código do Java, com ele é possível adicionar/remover recursos disponíveis ao usuário mais facilmente com a ferramenta de design das páginas do sistema, o WebObjects Builder; se os métodos/variáveis já estão definidos e usáveis, basta modificar o HTML usando bindings com a aplicação e a interface é modificada sem necessitar recompilar a aplicação.

 

                        vi.    Melhorias de performance na Fraudes

  A aplicação de Fraudes é um cadastro simples em que um atendente relaciona a um pedido uma tentativa ou execução de fraude. Como nem sempre o funcionário dispõe do pedido, já que às vezes ele é notificado da fraude pela administradora de cartão, existem alguns recursos de busca que precisavam ser refinados para melhorar a performance nas queries da ferramenta.

  Juntamente com os relatórios que eu explicitei anteriormente, essa tarefa permitiu ver melhor como é feita análise de performance em Oracle através de explain planes, utilização criteriosa de índices e estatísticas de uso de queries.

 

                          vii.    Operações

  Este foi meu primeiro projeto em equipe na Americanas.com. Já existia uma ferramenta de operações de marketing em produção; entretanto, ela havia sido montada há mais de ano, antes da empresa fazer uma grande atualização no WebObjects. Por esse motivo, era muito difícil fazer melhorias na ferramenta devido à incompatibilidades, apesar de existirem diversos bugs. Os usuários reclamavam da navegação e da falta de funcionalidades novas.

  Desta forma, em 2 semanas foi montada uma nova ferramenta de operações do zero, basicamente sem utilizar qualquer parte da versão anterior.

  O projeto foi beneficiado em grande parte pelo uso do CVS, que permitia que as pessoas envolvidas juntassem as atualizações facilmente. A experiência do trabalho em equipe é gratificante, pois é muito mais fácil descobrir erros e resolver dúvidas quando mais de uma pessoa está envolvida no trabalho.

 

                            viii.    Checklist para Liberação/Suspensão de pedidos

  Este foi o projeto mais recente que eu finalizei na Americanas.com. Antes, para uma pessoa liberar/suspender um pedido, bastava escolhê-lo e clicar nos respectivos links. Para diminuir os riscos de alguém liberar um pedido que é fraude no Atend, foi criada então uma lista de atividades a serem feitas antes de se liberar/suspender o pedido. Quando a pessoa terminar de responder às atividades do checklist, aparece um diagnóstico do risco de liberar o pedido, deixando no entanto a critério do atendente escolher o que fazer.

  O interessante deste projeto foi fazer uma alteração maior na ferramenta do Atend, além de montar parte de um processo de grandes proporções, onde uma falha na ferramenta pode ocasionar represamento de pedidos facilmente (na época de Natal deste ano, por exemplo, a expectativa de pedidos a serem analisados manualmente por dia é de 1500).

 

Desafios e Frustrações

Ao contrário da Abril, este trabalho traz mais responsabilidades, além de que não sou tratado como um estagiário que só precisa fazer serviços operacionais para liberar a carga dos outros funcionários. Os desafios estão aumentando a cada dia, assim como as responsabilidades.

Não tive frustrações até o momento, pois tenho grandes expectativas quanto ao meu futuro na empresa; assim, espero que maiores participações em análises de processos sejam dadas com o aumento de minha experiência no trabalho.

 

Matérias Importantes

Devido ao meu trabalho ser diretamente ligado à programação em linguagem Java e Oracle, é bem claro pra mim a influência das matérias

 

MAC426 - Sistemas de Bancos de Dados

MAC439 - Laboratório de Bancos de Dados

MAC441 - Programação Orientada a Objetos

 

sobre o meu trabalho. Mas não posso tirar o mérito também de algumas matérias que desenvolvem melhor o "pensamento algorítmico", como

 

MAC122 - Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos

MAC323 - Estruturas de Dados

MAC338 - Análise de Algoritmos

 

Gostaria ainda que a matéria

MAC332 - Engenharia de Software

 

tivesse sido melhor aplicada, pois vejo hoje a importância dela no trabalho e também que eu poderia aproveitar melhor os conhecimentos dela se tivesse sido bem dada.

 

O IME e o estágio

Neste trabalho o envolvimento em projetos mostrou o quanto é importante o cumprimento de prazos e a busca da melhor solução; no IME, geralmente buscamos fazer um EP o mais rápido possível, tirando a nota necessária pra passar na matéria; já no trabalho, além de ser rápido, você tem de ser eficiente e cumprir as tarefas da melhor maneira possível.

Como pontos favoráveis, o IME foi importante na escolha de matérias teóricas para formação dos alunos; como a área de tecnologia renova os conhecimentos rapidamente, não adianta aprendermos coisas técnicas para mercado de trabalho se não tivermos um forte conhecimento teórico de computação.

 

Conclusão sobre os dois estágios

Na comparação entre os dois estágios, fica claro que na minha opinião a troca de emprego trouxe melhores oportunidades de aprendizado.

Não posso deixar de agradecer à Abril por poder trabalhar num ambiente corporativo pela primeira vez, vendo as vantagens e desvantagens de se trabalhar num lugar em que o funcionário faz parte de uma grande equipe. Entretanto, creio que minhas funções lá não cumpriam meu objetivo principal de se fazer um estágio, que é aplicar na prática o que foi ensinado no IME. Já na Americanas.com, sinto que meu trabalho é útil pro progresso da empresa, pois uma alteração em uma aplicação é sensível para muitos funcionários.

As experiências que eu tive em cada empresa são devidas aos focos de negócio de cada uma. Na Abril, o setor de Sistemas de Gestão basicamente só tinha resolução de bugs em seu planejamento por se tratar de uma área que não é essencial no lucro da empresa, além de que a maioria dos sistemas, apesar de não resolverem todos os problemas dos funcionários, não podiam ser trocados por mais novos devido a custos e familiaridade com os sistemas existentes. Já na Americanas, por se tratar de uma empresa .com, a área de Tecnologia tem papel fundamental no crescimento da empresa, além de que os funcionários têm mais facilidade de se adaptar a mudanças.

Ambos os trabalhos tiveram sua utilidade pra mim (boa ou ruim), dando um pouco de experiência profissional que eu precisava, já que não pretendo ser acadêmico.

 

Bibliografia

Business Objects – Administrador. Decision Warehouse Ltda. 2002

Feurstein, Steve. Oracle PL/SQL Programming. Oreilly & Assoc. 2002

Getting Started with WebObjects. Apple Computer Inc. 1997

Toshach, Kelly. Enterprise Objects Framework Developer’s Guide. Apple Computer Inc. 1998

Programming WebObjects I – Student Guide. Infinite Loop. 1998

Urman, Scott. Oracle 8I Advanced PL/SQL Programming. Osborne. 2000