MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado

Aluno: Alexandre Palmeira Mendonça

Supervisor: Profº Marcelo Finger

Tipo de Projeto: Estágio

 

  1. Introdução
  2. Meu trabalho de formatura será baseado no estágio em que estou desde janeiro/2002 na Editora Abril, com previsão de encerramento ao final de 2002. Trabalho na área de Sistemas de Gestão, sob a gestão de minha supervisora, Jane Ricci.

     

  3. Objetivos
  4. A proposta inicial de trabalho quando entrei na empresa era participar de área solucionadora de pedidos de queries, utilizando uma ferramenta de geração de relatórios gerenciais chamada Business Objects, da empresa de mesmo nome. Desta forma, quaisquer pedidos de relatórios baseados em sistemas da área seriam encaminhados para esta minha área, composta por uma analista responsável (Ana Fontolan) e outro estagiário, além de mim.

    Conforme foram sendo descobertos diversos problemas relacionados às soluções então existentes de geração de queries, fomos primeiramente direcionados para arrumar os ambientes de produção, homologação e desenvolvimento de queries, para que a área de queries pudesse atender chamados via Help Desk futuramente.

     

  5. Atividades Realizadas

 

  1. Cronograma para o 2º semestre

Após este projeto baseado no sistema do Business Objects, o segundo semestre servirá para formalizar o serviço de Help Desk para geração de queries pela área de Sistemas de Gestão.

Devido à alteração da minha carga horária no segundo semestre para horário integral, já tenho em vista projetos de desenvolvimento de sistemas. Dois deles seriam:

Assim, o 2º semestre deve ficar distribuído entre estas atividades da seguinte maneira:

De Julho a Setembro: DPR

De Agosto a Outubro: Melhorias no RHOnline

De Julho a Dezembro: Modelagem de dados dos sistemas da área para uso com Business Objects e atendimento para pedidos de queries via Help Desk.

 

  1. Estrutura esperada da monografia