MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Projeto de Iniciação Científica[*]

Proposta para Monografia

Aluno: Daniel de Angelis Cordeiro
Supervisor: Prof. Alfredo Goldman vel Lejbman

Introdução

Atualmente, nota-se uma intensificação no interesse por grades computacionais que são, de forma simplificada, um conjunto de recursos computacionais (aglomerados de PCs e supercomputadores) interconectados. A possibilidade de tal infra-estrutura nos leva a ampliar os horizontes para novos tipos de aplicações de alto desempenho, que utilizem recursos da grade de forma eficiente. Para isso é necessário possibilitar a programação paralela no ambiente distribuído de uma grade computacional.

O projeto InteGrade [1], que está sendo desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística da USP, e no qual este trabalho está inserido, visa construir essa infra-estrutura genérica de middleware que permitirá a criação de uma grade computacional que integrará os recursos computacionais disponíveis em máquinas ociosas em um ambiente de execução unificado.

Para que essa infra-estrutura provida pelo InteGrade seja apropriada para programação paralela é necessário que a integração dos recursos computacionais disponíveis leve em conta o ambiente de rede disponível, de forma a minimizar o efeito da troca de mensagens realizadas no desempenho das aplicações paralelas. É necessário, portanto, que o InteGrade seja uma aplicação que consiga obter, de forma dinâmica, informações sobre a rede em que se encontra.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é pesquisar formas de obtenção do estado da rede de forma dinâmica. Queremos poder estimar as características da rede onde se encontram os recursos computacionais que serão integrados pelo InteGrade. Para tanto, é necessário desenvolver um método de inferência dos recursos da rede de forma não intrusiva, ou seja, que consuma pouca banda e que não necessite de alterações de baixo nível (alterações no sistema operacional, por exemplo) nos nós que compõem a grade.

Atividades Realizadas

As principais atividades realizadas desde fevereiro de 2003, quando esta iniciação científica teve início, foram:

Cronograma

Estrutura da Monografia

Esta monografia seguirá o roteiro de preparação de monografias descrito na página da disciplina: http://www.ime.usp.br/~cef/mac499-03/rot-monografias.html.

A monografia será dividida em duas partes. A primeira seguirá os moldes do relatório de atividades da PIBIC/CNPq e conterá:

A segunda parte conterá as experiências obtidas com a iniciação científica e sua relação com o curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IME. Esta parte cobrirá os seguintes tópicos:

Referências

1
InteGrade: Rumo a um Sistema de Computação em Grade para Aproveitamento de Recursos Ociosos em Máquinas compartilhadas. Andrei Goldchleger, Fabio Kon, Alfredo Goldman Vel Lejbman, Marcelo Finger e Siang Wun Song. Relatório Técnico MAC-IME-USP 2002-08, outubro 2002.

2
A model for parallel job scheduling on dynamical computer grids. Alfredo Goldman e Carlos Queiroz. ACM/IFIP/USENIX International Workshop on Middleware for Grid Computing, Rio de Janeiro, junho 2003.

3
ReMoS: A resource monitoring system for network aware applications. DEWITT, T., GROSS, T., LOWEKAMP, B., MILLER, N., STEENKISTE, P., SUBHLOK, J., AND SUTHERLAND, D. Tech. Rep. CMU-CS-97-194, School of Computer Science, Carnegie Mellon University, dezembro 1997.

4
Open Grid: A User-Centric Approach for Grid Computing. Walfredo Cirne and Keith Marzullo, Proceedings of the 13th Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing, setembro 2001.

5
The Core Legion Object Model. M. J. Lewis e A. Grimshaw, Proceedings of the Fifth IEEE International Symposium on High Performance Distributed Computing, agosto 1996.

6
The grid forum http://www.gridforum.org/.

7
Simple Network Management Protocol http://www.snmplink.org/.

Sobre este documento ...

Proposta para Monografia

Este documento foi gerado automaticamente por LaTeX2HTML versão 2K.1beta (1.48)

Copyright © 1993, 1994, 1995, 1996, Nikos Drakos, Computer Based Learning Unit, University of Leeds.
Copyright © 1997, 1998, 1999, Ross Moore, Mathematics Department, Macquarie University, Sydney.


Nota de rodapé

... Científica[*]
Este projeto é fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq Proc. No. 55.2028/02-9)

Daniel de Angelis Cordeiro 03/07/2003