next up previous contents
Next: List of Figures Up: Empacotamento de retângulos Previous: Conclusões   Contents


Conclusões

Na primeira parte do trabalho estudamos o algoritmo L para o empacotamento de retângulos introduzido em [26]. Em [26] o tempo de execução é apontado como a maior deficiência do método. Em função disso, na nossa implementação tentamos, utilizando mais memória, diminuir o tempo de execução do algoritmo.

Na segunda parte do trabalho apresentamos uma metodologia, baseado em um problema de decisão não-linear, para resolver o problema de empacotamento de retângulos em uma região convexa. Os resultados numéricos mostram que essa metodologia é uma aproximação promissora.

Nas duas abordagens, os retângulos tem dimensões iguais e os retângulos são empacotados ortogonalmente em relação aos eixos.

O algoritmo L empacota retângulos apenas em retângulos, enquanto usando modelos contínuos conseguimos empacotar retângulos em qualquer região convexa. Mas, em compensação, o algoritmo L encontra soluções mais rápidas do que usando os modelos contínuos, para o empacotamento de retângulos em retângulos.

No algoritmo L conseguimos diminuir o tempo de execução, em relação a [26], para encontrar uma solução e usando os modelos contínuos conseguimos encontrar algumas solução onde pode ser colocado mais retângulos do que em [6].


next up previous contents
Next: List of Figures Up: Empacotamento de retângulos Previous: Conclusões   Contents
Fabio Henrique Nishihara 2003-12-08