8. Desenvolvimento do Projeto

Não houve muita divisão de tarefas durante o projeto. Na maior parte das vezes estudávamos o mesmo assunto de forma separada e depois nos juntávamos para discutir e talvez implementar. Nós dois acabamos fazendo as mesmas coisas na maior parte das vezes, o que foi bom pois um acabava resolvendo as dúvidas do outro.

No começo do projeto, durante a fase de pesquisa, nos encontrávamos com nosso orientador sem muita regularidade, precisávamos de tempo para ler os artigos. Essa fase acabou se extendendo até o começo de agosto, um mês acima do previsto na proposta de monografia. Acabamos dedicando um tempo maior ao estudo de watermarking para termos uma base mais forte para a implementação.

Assim que escolhemos o método, em agosto, adotamos por sugestão do Roberto, Matlab como ferramenta para implementação do método. Passamos a ter reuniões semanais com nosso orientador para resolver dúvidas e discutir os próximos passos a serem tomados.

A implementação do método e seus testes se extenderam até novembro. Nosso método foi baseado principalmente no método de Michael Arnold [1] , mas este método utiliza o domínio da frequência enquanto o nosso o domínio do tempo, o que eles têm de parecido é a utilização da técnica Patchwork. Tivemos que fazer alterações no método para adequá-lo ao domínio do tempo e realizamos uma grande quantidade de testes de detecção da marca e de ruído. Além disso, tivemos diversas dúvidas em relação a estatística que custaram muito de nosso tempo. Tudo isso atrasou o cronograma da implementação do método em cerca de dois meses.