7. Experiência Pessoal

7.1. O projeto

Como trabalho de conclusão de concurso, fiz ao longo do ano de 2003, juntamente com o Jean e orientado pelo Roberto Marcondes, um projeto sobre watermarking. Eu e o Jean escolhemos fazer um projeto para pôr a prova o conhecimento obtido durante o curso. Adorei participar desse projeto e começei a gostar de pesquisas. Agora até penso em continuar a estudar fazendo possivelmente uma pós-graduação em ciência da computação.

Foi muito bom ver a aplicação de todos esses anos em um projeto desafiador como esse. Agora consigo ver que estou bem preparado e que esse conhecimento obtido pode ser realmente aplicado. Acho que depois desse projeto, meu critério sobre o que é interessante subiu muito. Só espero encontrar mais bons projetos pela frente, projetos como esse, que realmente façam com que eu use o que aprendi.

 

7.2 Desafios e frustrações

Um primeiro possível desafio seria trabalhar com o Jean e com nosso orientador, o Roberto. Felizmente não houve problema algum, pelo contrário. Foi ótimo trabalhar com ambos.

No começo do projeto não sabíamos nada sobre “watermarking” e não tínhamos nenhum livro para nos basear. O caminho que utilizamos foi procurar na internet artigos sobre o assunto e simplesmente começar a lê-los. Alguns eram super complexos, outros mais simples, bons para iniciantes. O problema é que esses artigos não são muito explicativos, eles normalmente falam bem por cima sobre o algoritmo e ainda utilizam demais o jargão de processamento de sinais que nós também não estávamos familiarizados. Ao ler esses artigos percebemos que precisávamos saber mais sobre processamento de sinais e som e portanto tivemos que investir tempo nisso também. Durante esse fase de pesquisa a orientação do Roberto foi fundamental para navegarmos por tanta informação.

Escolhemos implementar um método baseado em “Patchwork”, um processo estatístico e com isso tivemos que dar uma boa revisada nessa área, além de estudar coisas novas. Nessa hora foi indispensável a ajuda de alguns amigos estatísticos que nos auxiliaram bastante.

Tempo foi um problema para mim, pois eu também estava fazendo estágio e algumas matérias finais. Investimos muito tempo nesse projeto, mas se eu tivesse tido mais tempo certamente teria me aprofundado mais.

Nosso orientador também estava aprendendo sobre “watermarking” então ele não tinha um conhecimento específico dessa área, mas certamente nos ajudou muito a começar a entendê-la.

Um grande problema foi quando escolhemos um método e começamos a implementá-lo. O tempo passava e não sabíamos se aquilo iria ou não funcionar. Estávamos fazendo um trabalho baseado em outro, mas não era exatamente igual e podia falhar. Foi necessária muita fé para continuar.

Aprendi a usar Matlab, que eu nunca tinha utilizado antes. Essa ferramenta sugerida pelo Roberto nos ajudou muito, pois possui muitas bibliotecas que nos ajudaram bastante deixando para nós apenas o trabalho principal.

7.3. O orientador

Desde o começo nosso relacionamento com nosso orientador foi muito bom o que facilitou muito a troca de informações com ele. É uma pessoa muito simples e fácil de lidar, com um conhecimento enorme. Sua presença foi fundamental no projeto e a própria idéia inicial do projeto foi dele.


7.4. As disciplinas do IME e o projeto

Visão computacional e Processamento de sinais ajudaram muito. Muitos dos métodos de “watermarking” são fortemente baseados em Processamento de sinais já que o áudio pode ser visto como um sinal.
Muitas das técnicas utilizam o domínio da freqüência, esse é um conhecimento básico.

Estatística 1 e 2 foram essenciais pois escolhemos implementar um método baseado em um processo estatístico o “patchwork”. Felizmente tínhamos uma base boa o suficiente para entender o método. No final dos artigos sempre existiam estatísticas para avaliar os métodos propostos.
As matérias básicas de computação: Introdução à Computação, Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos, Estrutura de Dados, Laboratório de Programação (1e 2) foram essenciais para transformar o conhecimento obtido em um software.

7.5. Depois do projeto

Agora que o projeto terminou, planejo continuar aprendendo sobre essa área. Para fazer isso continuarei lendo métodos sobre watermarking e talvez até livros. Quero conseguir entender e implementar os metódos mais novos e eficientes e quem sabe até inventar um método muito bom.

Vejo três maneiras de continuar participando dessa área: a primeira é conseguir um emprego na área, a segunda é fazer um mestrado sobre ela e a terceira é continuar como um hobby apenas.