1. Introdução

O avanço das tecnologias digitais tem facilitado muito copiar, modificar e redistribuir dados multimídia independentemente dos direitos autorais.

A cada dia temos mais ferramentas para manipular e compartilhar esses dados. Uma possível maneira para tentar controlar esse problema é a utilização de "Watermarking".



1.1. O que é "Watermarking"?


Watermarking é um mecanismo para proteção dos direitos autorais de textos, vídeos, imagens e áudio digitais, pois ela permite inserir informação nesses dados sem degradá-los.

Fazendo uma comparação entre criptografia e "Watermarking" temos que o primeiro provê proteção mas não permite que os dados sejam utilizados até que a proteção seja retirada. Já o "Watermarking" permite proteção e utilização do conteúdo simultaneamente.

Idealmente devemos ter as seguinte características para um método de "Watermarking":

    • Não deve haver nenhuma diferença perceptível entre o sinal original e o sinal alterado.
    • A marca deve ser difícil de ser removida ou alterada sem danificar o sinal original.
    • A quantidade de informação que pode ser inserida e detectada com segurança deve ser grande.

Percebemos que as características descritas acima conflitam entre si, por exemplo, inserir uma grande quantidade de informação torna difícil e muita vezes inviável a impercepção desses dados.


Sendo assim o "Watermarking" pode ser dividido em três tipos:


Frágil

Essas marcas não sobrevivem as transformações do sinal original. Tais marcas podem ser utilizadas para verificar a integridade dos dados, ou seja, se os dados não sofreram modificações.

Robusta

Idealmente métodos desse tipo provêem marcas que só podem ser removidas se os dados originais forem danificados.
Para aplicações de proteção de dados e copyright este tipo de marca é a mais indicada.

Semi-frágil


Essas marcas não sobrevivem às transformações que geram perda de informação do sinal original. Tais marcas podem ser utilizadas para verificar a integridade da informação.
Tais marcas são tipicamente utilizadas para autenticação.

 

1.2. Esquema Geral de "Watermarking"
 


Figura retirada do artigo [6]

O desenho acima descreve o funcionamento geral dos métodos de "Watermarking" existentes.

Na etapa de inserção (Inserção da Marca) temos como parâmetros de entrada o sinal original (Sinal Original S) e uma mensagem (Mensagem M) que serão unidos em um único sinal (Sinal Marcado X) ao final do processo. Durante esta etapa também podemos utilizar opcionalmente uma chave (Chave Secreta K), a qual influenciará na geração do sinal marcado.

Sendo assim podemos observar que o sinal original e a chave podem ou não serem necessários durante a etapa de detecção(Detecção da Marca).