1. Introdução
O avanço das tecnologias digitais tem facilitado muito copiar,
modificar e redistribuir dados multimídia independentemente dos direitos
autorais.
A cada dia temos mais ferramentas para manipular e compartilhar esses dados. Uma
possível maneira para tentar controlar esse problema é a utilização de "Watermarking".
1.1. O que é "Watermarking"?
Watermarking é um mecanismo para proteção dos direitos autorais
de textos, vídeos, imagens e áudio digitais, pois ela permite inserir informação
nesses dados sem degradá-los.
Fazendo uma comparação entre criptografia e "Watermarking" temos que o primeiro
provê proteção mas não permite que os dados sejam utilizados até que a proteção
seja retirada. Já o "Watermarking" permite proteção e utilização do conteúdo
simultaneamente.
Idealmente devemos ter as seguinte características para um método de "Watermarking":
• Não deve haver nenhuma diferença perceptível entre o sinal
original e o sinal alterado.
• A marca deve ser difícil de ser removida ou alterada sem
danificar o sinal original.
• A quantidade de informação que pode ser inserida e
detectada com segurança deve ser grande.
Percebemos que as características descritas acima conflitam entre si, por
exemplo, inserir uma grande quantidade de informação torna difícil e muita vezes
inviável a impercepção desses dados.
Sendo assim o "Watermarking" pode ser dividido em três tipos:
Frágil
Essas marcas não sobrevivem as transformações do sinal original.
Tais marcas podem ser utilizadas para verificar a integridade dos dados, ou
seja, se os dados não sofreram modificações.
Robusta
Idealmente métodos desse tipo provêem marcas que só podem ser
removidas se os dados originais forem danificados.
Para aplicações de proteção de dados e copyright este tipo de marca é a mais
indicada.
Semi-frágil
Essas marcas não sobrevivem às transformações que geram perda de
informação do sinal original. Tais marcas podem ser utilizadas para verificar a
integridade da informação.
Tais marcas são tipicamente utilizadas para autenticação.
1.2. Esquema Geral de "Watermarking"
Figura retirada do artigo [6]
O desenho acima descreve o funcionamento geral
dos métodos de "Watermarking" existentes.
Na etapa de inserção (Inserção da Marca) temos como parâmetros de entrada o
sinal original (Sinal Original S) e uma mensagem (Mensagem M) que serão unidos
em um único sinal (Sinal Marcado X) ao final do processo. Durante esta etapa
também podemos utilizar opcionalmente uma chave (Chave Secreta K), a qual
influenciará na geração do sinal marcado.
Sendo assim podemos observar que o sinal original e a chave podem ou não serem
necessários durante a etapa de detecção(Detecção da Marca).