6. Trabalho Futuro

6.1 Qualidade do áudio

Durante o projeto, tínhamos a preocupação de tentar avaliar se estávamos piorando a qualidade do áudio ao colocar a marca. Para testar se a qualidade estava pior tentávamos escutar ruídos no áudio marcado.

Na versão final, não conseguimos escutar ruídos no áudio alterado, nas caixas de som de nossos computadores, mas não podemos dizer se alguém com uma melhor audição ou com um melhor equipamento escutaria um ruído na música.

A conclusão a que chegamos é que seria muito bom conseguirmos saber, sem ter que escutar o áudio, se a qualidade do áudio piorou ou não para um ouvinte que possui uma qualidade de audição X em um rádio com qualidade Y. Não sabemos se isso é possível ou não, mas parece ser algo bem útil.

Uma forma de diminuir e talvez até acabar com os ruídos é colocar a marca de acordo com modelos psico-acústicos, que são baseados em características da audição humana. Existem métodos de "watermarking" utilizando esses modelos que parecem funcionar muito bem. Psico-acústica é algo que nós realmente precisamos aprender e que parece ser fundamental.

6.2 Sincronização

A marca d´água está espalhada pelo áudio em determinados pontos de marcação.Para conseguirmos detectar a marca, precisamos encontrar esses pontos. Na forma que nosso método está, qualquer alteração na posição desses pontos de marcação impossibilita a detecção da marca. Pode ser desejável, dependendo da aplicação, termos algum mecanismo de sincronização que permita que pequenas alterações no áudio não acabem com as chances de detecção da marca, aumentando assim a robustez do método. Para isso precisaríamos de um método de sincronização dos pontos de marcação.

Uma maneira de fazer isso, por exemplo, e que serviria em uma aplicação aonde só se quer identificar um áudio pela marca, é colocar uma seqüência de 5 zeros na frente de cada ponto de marcação, então durante a detecção basta procurar esses 5 zeros. Resta verificar se a simples adição desses zeros causariam ruído no áudio ou não e se é possível encontrar uma seqüência de 5 zeros em um áudio.