Parte Subjetiva


Desafios e Frustrações


    Desenvolver este projeto foi uma das atividades acadêmicas mais importantes de minha passagem pelo IME. Este projeto é um desafio pessoal que tenho há muito tempo. Por muitas vezes tentei desenvolvê-lo sozinho em outras linguagens diferentes de Java, mas não obtive um sucesso que pudesse ser notado. Assim, no primeiro semestre de 2003, logo após ter abandonado a idéia de desenvolver outro software – um gerenciador de cybercafes – decidi convidar um colega também muito interessado em projetos desse tipo.

    Assim surgiu o JAdaptiveForms e, então, iniciamos a produção intelectual para chegar a uma arquitetura razoável para o problema em si. Confesso que foi muito difícil definir algo que fosse suficientemente aceitável do ponto de vista de eficiência e usabilidade, mas acredito que a arquitetura final que conseguimos construir seja bastante sólida.

    O projeto foi caracterizado por inúmeras dificuldades e desafios que o tornaram bastante intrigante. No começo tínhamos uma idéia vaga do que deveria ser feito. Mas conceitos foram surgindo e modelos foram aparecendo de forma bastante rápida. As reuniões eram sempre feitas com um brainstorm em cima de tudo o que conseguíamos pensar. É interessante notar como se perde tempo tentando explicar um conceito para outra pessoa. Este foi um ponto fundamental que aprendi ao desenvolver o JAdaptiveForms. Tanto eu como meu colega Giuliano tivemos idéias muito interessantes, mas quando tentávamos explicar um para o outro, precisávamos de algumas horas para conseguir transmitir todo o conceito sem que houvesse perda ;-). Essa lição, ou seja, aprender a transmitir idéias, foi de fundamental importância para mim. Diferentemente dos outros trabalhos no curso, este projeto era uma idéia totalmente original. Assim não podíamos falar simplesmente, “- Olhe no livro e veja se você entende”. Tínhamos a obrigação de passar a informação para o outro.

    Outro ponto interessante deste projeto foi o aprender a planejar. E confesso que falhamos nesse tópico. O JAdaptiveForms não conseguiu produzir código suficiente para ser apresentado, mas teve uma produção intelectual muito grande. Gostaríamos de ter concluído uma boa parte do projeto e tornado-o disponível desde já no SourceForge. Apesar disso, decidimos continuar desenvolvendo o software após o IME. Acreditamos na idéia e vamos procurar implementá-la de forma que talvez possa ser usada pela comunidade de desenvolvedores.

   

Disciplinas do BCC que foram mais importantes para a minha formação



Disciplinas do BCC que foram mais importantes para esse projeto em específico


Conclusões Finais


    Gostaria de aproveitar esta seção para expor a importância de uma formação acadêmica como o IME me proporcionou. Acho que uma formação como esta trará muitos benefícios na minha vida profissional pelos desafios e pela alta qualidade dos professores e alunos do instituto.

    Costumo dizer – e isso não é algo que eu inventei – que os alunos fazem uma universidade. Foi exatamente o que encontrei no IME. Pessoas altamente capacitadas e dispostas a vencer desafios. Foi muito proveitoso poder participar de discussões de alto nível com meus colegas e aprender muito. Além disso, não posso deixar de comentar sobre a alta capacitação de todos os professores com os quais pude ter contato como aluno.

    Quanto ao projeto, tive a oportunidade de desenvolver uma idéia pessoal e exercitar minha capacidade criativa para resolver problemas relativos ao modelo a ser adotado. Alem disso, tive a oportunidade de planejar o desenvolvimento de um software, e aplicar conceitos como levantamento das necessidades inerentes ao domínio de aplicação deste software. Por outro lado, precisei aplicar os conceitos de desenvolvimento da arquitetura de software, utilizando técnicas recentes como o modelo adaptativo. Todos esses desafios foram de grande valia para a minha formação.

    Por fim, acho que concluir o curso com um projeto de sua própria autoria é muito gratificante e gostaria de deixar esse conselho para os próximos formandos que eventualmente leiam esta monografia.

Agradecimentos


    Agradeço a todos os meus colegas pelos quatro anos de boa convivência e grande troca de idéias, que pôde enriquecer minha formação intelectual.

    Aos meus professores pela dedicação e pela paciência de alguns quanto aos problemas ao longo do curso.

    Aos meus pais pela total dedicação por todos esses anos, em que pude estudar tranqüilamente pois tinha uma base sólida para suportar as dificuldades que a vida impõe.

    Agradecimentos especiais aos professores Carlinhos, Alfredo Goldman, JEF e Fábio Kon, com os quais tive mais contato ao longo deste curso.

    Muito obrigado!