next up previous contents
Next: Ferramentas e técnicas utilizadas Up: Parte Teórica Previous: Pendências   Conteúdo

Metodologia empregada

Inicialmente foi adotada a metodologia proposta por Donald E. Knuth, em Literate Programming [2]. Isto é, procurou-se dividir o programa em partes de modo a facilitar seu entendimento.

Mas devido a dificuldade em compreender o funcionamento algoritmo, foram necessárias algumas alterações significativas na implementação. Isto dificultava a manutenção dos comentários, que logo começaram a ficar desatualizados, muitas vezes não refletindo o código.

Decidiu-se por fim trabalhar apenas na codificação, adicionando os comentários somente após terminada a implementação. Em minha opinião, não é produtivo tentar manter os comentários antes de entender o funcionamento do programa, ou pelo menos da parte ou módulo independente que se está implementando.

Para este projeto, teria sido mais produtivo implementar o algoritmo como um protótipo. Diferente dos protótipos normalmente usados, ele seria implementado por completo, mas sem preocupação com estilo ou documentação. Após completada a implementação do protótipo, teríamos um conhecimento maior sobre o algoritmo. Poderíamos então abandonar o protótipo e reimplementar o algoritmo, agora com condições de decidir o melhor modo de subdividi-lo, implementá-lo e documentá-lo.


next up previous contents
Next: Ferramentas e técnicas utilizadas Up: Parte Teórica Previous: Pendências   Conteúdo
Mauricio Rapchan Andretta 2003-12-08