Departamento de Ciência da Computação
Instituto de Matemática e Estatística
Universidade de São Paulo

Monografia

Aluno: Anderson Ricardo Panacho Bueno
Supervisor: Francisco Reverbel
Tipo de trabalho: Estágio na Internet Group do Brasil LTDA.

Introdução

     O objetivo desta monografia é fazer uma análise do que mais importante aconteceu durante o meu período trabalhando em uma empresa do ramo de Internet. Aqui eu escreverei um pouco sobre a empresa como um todo e meu departamento especificamente, e alguns dos projetos em que estive presente durante este tempo. Além disso, contarei sob uma visão mais pessoal o que eu achei desta experiência, quais foram meus desafios e frustrações e como foi a relação entre o trabalho e a faculdade.

Sobre a empresa

     A Internet Group do Brasil, empresa fundada em janeiro de 2000 e conhecida desde sua origem por iG, atua no ramo de Internet provendo acesso totalmente gratuito desde sua criação, além de ser um portal de conteúdo, entretenimento e serviços. Seu endereço na rede é www.ig.com.br.
     Seu crescimento foi impressionante e surpreendeu até mesmo os mais otimistas dentro da empresa. Após apenas dois meses de existência, as contas de e-mail cadastradas já atingiam a marca de um milhão. Hoje já são mais de 20 milhões, com cerca de 10.000 novas contas cadastradas diariamente.
     Um mês após o Banco Bradesco começar a oferecer acesso gratuito a seus clientes, o iG surgiu como o primeiro provedor de Internet grátis do país. Hoje, é uma empresa de comunicação que envolve negócios em Internet, em banda larga e em celular, além de serviços que usam a rede como ferramenta. No seu lançamento, o iG oferecia acesso à Internet, serviço de e-mail e uma página inicial com link para apenas três sites temáticos (Babado - site noticioso com enfoque nas celebridades e no mundo da tevê, Morango - site com ensaios fotográficos de modelos e Último Segundo - primeiro jornal eletrônico com notícias em tempo real). No fim de março, pouco mais de dois meses depois, surgiu o Portal iG, com dezenas de canais e sites, próprios e parceiros.
     Ao final do primeiro ano de operações, o provedor iG já era líder em acesso em todo o país (segundo a pesquisa Ibope POP) e o portal era visitado por 20% dos internautas brasileiros. O iG sempre manteve a liderança do acesso doméstico, disputa em condição de igualdade os primeiros postos de audiência entre portais e é líder em várias categorias de sites de conteúdo.
     Após grande turbulência neste setor, que ocasionou o fechamento da maioria dos provedores de acesso gratuito no país, o iG conseguiu se manter no mercado sem nunca ter deixado de oferecer gratuitamente este serviço, embora hoje, a empresa já conte com um grande número de serviços pagos, dentre os quais destaca-se o iG Banda Larga (antigo Super iG) que provê tecnologia de acesso ADSL, Cabo, Wireless, Fibra Óptica e Satélite. Alguns outros exemplos de serviços pagos importantes são: Acesso Aditivado iG, BiG Mail, Grandes Negócios, hpG Hospedagem, iG Backup, Plantão iG, Red Sex, WiFiG.

O departamendo de desenvolvimento e o ambiente de trabalho

     Desde que entrei no iG, em outubro de 2000, faço parte do departamento de desenvolvimento da empresa e participo de diversos projetos direcionados para clientes e parceiros, desenvolvendo sistemas corporativos de alta escalabilidade e disponibilidade para a Internet. Até meados de 2002, utilizávamos PHP para o desenvolvimento dos sistemas, mas atualmente, a tecnologia adotada pelo nosso departamento é J2EE, com arquitetura padrão MVC (utilizando JSPs, Servlets e EJBs), framework Struts, servidor de aplicação WebLogic e banco de dados Oracle.
     No início, nossa equipe se resumia a onze pessoas (quatro estagiários, quatro desenvolvedores, um webdesigner, um administrador de banco de dados e um gerente de equipe) responsáveis apenas pela criação de um sistema de cadastro de usuários no iG. Em poucos meses, com a crescente demanda na nossa área, muitos outros foram somando-se ao grupo e o número de pessoas se estabilizou após ter quase triplicado. Hoje, o Desenvolvimento é o maior departamento dentro da empresa e conta com aproximadamente trinta pessoas entre funcionários e estagiários.
     Devido a esse crescimento, tornou-se essencial a divisão do departamento em pequenas equipes, com diferentes responsabilidades. O número de pessoas em cada equipe varia com a necessidade interna do Desenvolvimento e em cada grupo há um líder. São feitas reuniões semanais entre gerentes e estes líderes para acompanhamento do andamento das tarefas e também são realizadas reuniões semanais de cada líder com os demais integrantes da equipe, onde é feita a divisão de tarefas e confererência do que foi feito naquele período. Deste modo, acompanha-se de perto o trabalho que cada um realiza.
     Atualmente, o departamento está subdividido em 5 equipes técnicas e 4 funcionais. São elas:
  • Cadastro/Atendimento - responsável pela manutenção das aplicações de cadastro e atendimento iG.
  • Vendas/Suporte - responsável pela manutenção das aplicações de cadastro/venda e atendimento de todos os serviços pagos, além da manutenção do sistema de suporte ao cliente. Neste momento conta com 7 integrantes e é a maior equipe do Desenvolvimento.
  • Billing - responsável pelo sistema de cobrança, que foi adquirido recentemente. Realiza o controle das filas de faturamento, utilizadas para comunicação entre nosso departamento e o de faturamento.
  • DAs - responsável pela manutenção do banco de dados do iG. Essa equipe gerencia o armazenamento das informações de usuários, contas, assinantes de serviços pagos, históricos de transações, e-mails, entre outros.
  • Sistemas Web - responsável pela criação de páginas estáticas (HTML e JavaScript). Era de outro departamento e foi integrada ao nosso em outubro deste ano.
  • Coordenação - responsável pela gerência e coordenação do departamento.
  • Service Desk - responsável pela comunicação entre o Desenvolvimento e as áreas usuárias. Analisa o que é demandado e repassa ao responsável do sistema.
  • Projetos - responsável pela especificação de novos projetos, gerando documentos que deverão ser seguidos e atribuindo prazos para o cumprimento das metas.
  • Qualidade - responsável pelo controle de qualidade das páginas produzidas pelo departamento. Realiza testes, verificações e simulações de tudo o que é desenvolvido, procurando identificar qualquer tipo de erro nas páginas, gerando relatórios técnicos do que foi verificado. É a responsável pela homologação dos novos sistemas.
     Do meu primeiro dia no iG, quando cheguei com intenção de fazer um estágio e colocar em prática o que vinha aprendendo na faculdade, até o momento atual, muitas coisas mudaram na empresa e no meu próprio departamento. Porém, em momento algum durante os quatro anos, ouvi pessoas reclamando do ambiente de trabalho ou gente sem vontade de trabalhar. Quem entra no iG, passa a gostar muito rapidamente da empresa e tenta fazer o máximo que pode para que ela cresça. O ambiente descontraído, com as pessoas trabalhando em bancadas sem divisórias, promove uma grande interação entre os funcionários do departamento, estimulando-os para que continuem trabalhando ali.
     Além da forte união entre os funcionários de cada departamento, o Departamento de Gente atua o tempo todo para que também haja esta sintonia entre os diversos departamentos, realizando eventos, jogos, onde todos podem participar, aumentando assim o número das relações pessoais dentro da empresa e proporcionando momentos agradáveis que diminuem o stress do dia-a-dia.

Atividades realizadas

     Por estar trabalhando no iG há um grande tempo, já participei de muitos projetos e portanto destacarei apenas os que tiveram maior tempo de desenvolvimento. Todas sistemas abaixo agem sobre o banco de dados Oracle e estão sob constante atualização e evolução.

- Projetos iG Censo e Atendimento iG

     Devido ao grande número de contas cadastradas já no primeiro ano do iG, a empresa logo percebeu que seria necessário evoluir o sistema de cadastro de contas e usuários. Para isso, foi remodelado o banco de dados, de forma que pudesse ser armazenada uma maior quantidade de informações sobre cada usuário e conta. Além disso, foi feita uma campanha para que os usuários antigos se recadastrassem, ao qual deu-se o nome de iG Censo. Este novo sistema permitiria o cadastramento e recadastramento em dois modelos de contas: físicas e jurídicas.
     Do mesmo modo que o usuário poderia cadastrar seus dados, ele também deveria ter a possibilidade de alterar qualquer informação relativa a conta cadastrada e para isso foi criado um sistema de auto-atendimento (hoje chamado Central do Cliente).
     Este foi o primeiro projeto em que participei e a primeira vez que mexi com HTML, JavaScript, PHP e PL/SQL. Quando nosso departamento resolveu alterar a plataforma de desenvolvimento para J2EE, em 2002, este também foi o primeiro sistema a ser modificado. Os endereços atuais dos mesmos na rede são: http://cadastro.ig.com.br para o sistema de cadastro, e http://cadastro.ig.com.br/atendimento para a Central do Cliente.

- Sistema de suporte ao cliente

     No auto-atendimento, o usuário encontrava respostas para suas dúvidas mais freqüentes e podia modificar dados de sua conta sem grandes dificuldades. No entanto, decidiu-se criar um sistema interno, que seria utilizado pela área de CRM do iG, para dar suporte ao cliente.
     Foi definido inicialmente que apenas eu e mais um funcionário seríamos responsáveis pelo desenvolvimento deste sistema. Eu ficaria com a parte de programação e o outro desenharia as páginas WEB (o modelo do banco de dados já havia sido feito por nosso supervisor). A idéia inicial era criar uma ferramenta com as mesmas funcionalidades encontradas no site de auto-atendimento e portanto teria poucas páginas, sendo que poderia ser reaproveitado boa parte do código já desenvolvido, pois continuaríamos utilizando as mesmas linguagens para este sistema. Assim, em pouco tempo terminamos o que nos foi pedido.
     Ao término do projeto, já havia novas propostas para que incrementássemos a ferramenta com mais funcionalidades, que não estavam presentes no auto-atendimento, e que facilitariam processos até então complicados e manuais, como bloqueio e desbloqueio de uma conta iG, consulta ao histórico de uma conta, redirecionamento de e-mails, entre diversas outras sugestões. Também foi proposta a restrição à utilização do sistema por IPs e por grupos de usuários, que teríam acesso a determinadas funções pré-estabelecidas, possibilitando-se desta forma delimitar o nível de acesso de cada usuário.
     Neste momento, eu passei então a ser o único responsável pelas evoluções na ferramenta, pois já tinha o molde do desenho das páginas HTML e apenas replicava seu conteúdo para as demais funcionalidades. Além disso, podia dar sugestões sobre a modelagem no banco de dados (quando era preciso alterações no mesmo) e que quase sempre eram aceitas, não por serem as melhores alternativas, mas principalmente pelo fato de que a demanda por diferentes funcionalidades aumentou de forma a não se ter muito tempo para discussões de modelagem.
     Paralelamente, outros projetos eram desenvolvidos no departamento, e apareceram os serviços pagos. Meu tempo passou a ficar dividido entre alterações na ferramenta de suporte e participação em outros projetos (mesmo porque sempre um pouco do que se desenvolvia nestes projetos ia parar de alguma maneira na ferramenta de suporte e assim eu ficava atualizado com o que surgia).
     Conseqüentemente à criação de serviços pagos, eram necessárias novas funcionalidades para a ferramenta que permitiriam o controle do acesso do usuário ao serviço, e assim foram criadas páginas para: bloqueio e cancelamento de serviço, alteração dos dados básicos e forma de pagamento, restabelecimento e reativação do serviço, consulta ao histórico do serviço e ao histórico de pagamento, entre muitas outras que podiam ser comuns a todos os serviços ou específicas para o serviço pago em questão.
     Hoje, já é maior que 100 o número de funcionalidades do sistema e há uma equipe no nosso departamento responsável por sua manutenção. Para o fim deste ano, estava prevista a reformulação deste sistema de suporte ao cliente, com a mudança da plataforma PHP para J2EE além de modificações significativas no banco de dados, porém, outros projetos mais urgentes surgiram e isto foi deixado para o início do próximo ano.

- Serviços pagos e sistemas de vendas

     No começo de 2001, o iG expandiu suas fronteiras e passou a oferecer diversos serviços pagos. Esta decisão fez com que fosse criada uma equipe no nosso departamento que seria responsável por projetos desta área e eu fui incluído nesta equipe (que inicialmente era formada por 4 funcionários). Participei desta equipe por um grande tempo, ao longo do qual foram desenvolvidos vários serviços, cada um com uma característica diferente, um novo desafio, fazendo assim com que não enjoássemos do que fazíamos.
     Uma outra conseqüência disso foi o fato de que, embora sempre tivéssemos trabalhado com seriedade, neste momento nosso supervisor fazia questão de nos dizer que deveríamos dobrar a atenção no que fazíamos e evitar erros, pois isto acarretaria na perda imediata de receita. Por outro lado, apesar do maior risco, maior era a gratificação quando víamos os sistemas funcionando e o lucro que isto gerava para a empresa.
     Dentre os serviços pagos que tive participação no desenvolvimento do projeto, posso destacar:
  • iG banda Larga - um dos primeiros serviços pagos, juntamente com o iG3, o iG banda Larga (antigo Super iG) oferece acesso pago aos usuários com tecnologia ADSL, Cabo, Wireless, Fibra Óptica ou até Satélite. Foi desenvolvido no ínício de 2000, quando contava apenas com a tecnologia ADSL, por nossa equipe de serviços pagos. Participei da criação das aplicações de cadastro/venda e atendimento, as quais apresentavam uma estrutura muito diferente dos sistemas anteriores de cadastro e atendimento iG. Na época foi feito em PHP, mas hoje já foi refeito utilizando J2EE. Foi necessário também a criação no sistema de suporte de várias funcionalidades referentes a este serviço.
         Este foi o primeiro projeto em que tivemos que desenvolver scripts para troca de informações com parceiros (neste caso, operadoras de telefonia) e estes scripts de comunicação eram realizados em Perl. Foi com este projeto que nasceu a equipe de serviços pagos (com 4 desenvolvedores inicialmente).

  • Grandes Negócios - sistema de classificados online, onde qualquer usuário na rede pode consultar os produtos anunciados, podendo fazer pesquisas por canais e ou filtros de busca. Para anunciar, é preciso assinar um dos diferentes planos de anúncio, onde o cliente escolhe um canal de veiculação, titulo, texto, foto e outros dados adicionais.
         Assim como no serviço anterior, foram utilizados em seu desenvolvimento: HTML, JavaScript, PHP e PL/SQL. Durante seu desenvolvimento, parte do que já existia para o serviço anterior pôde ser reaproveitado, principalmente os módulos de cobrança. Entretanto foram necessárias adaptações, no modelo de serviços pagos no banco de dados, para englobar as diferenças, e pouco da estrutura existente de cadastro/venda e atendimento foi reutilizada. Este sistema também já teve sua parte PHP refeita em Java.

  • Plantão iG - serviço de atendimento, realizado pelo suporte técnico do iG, para tirar dúvidas técnicas sobre: acesso (discador, conexão à Internet, configuração do browser), e-mail (uso do Web Mail, configuração do Outlook), cadastro (dúvidas no preenchimento de dados) e outros tópicos relacionados.
         Este sistema, por ser muito simples, não teve praticamente nenhuma novidade em relação aos anteriores e pôde ser desenvolvido por uma equipe de apenas duas pessoas (em PHP), e foi necessário apenas uma para alterar para J2EE (neste caso não participei desta alteração).

  • iG Backup - é um sistema onde o cliente faz backup de seus arquivos em um disco virtual, podendo acessá-los a qualquer momento, de qualquer máquina conectada à Internet. Para este projeto, foi realizada uma parceria com a gemelo storage solutions, uma empresa do Chile, que disponibiliza este serviço ao usuário, após o cadastro dos dados através do iG.
         Do nosso lado, fizemos as ferramentas de vendas e cadastramento do serviço e scripts de comunicação com a gemelo. Também para este projeto, foram desenvolvidos dois novos procedimentos referentes a cobrança e que foram responsáveis pela maior parte do tempo gasto. Um deles foi o oferecimento do serviço no sistema Try-Buy, onde o usuário pode usar a ferramenta por 10 dias como cortesia (após este tempo, ele deve entrar no sistema e preencher os dados de pagamento). Outro procedimento interessante foi o oferecimento de pagamento através de boleto eletrônico, onde gerávamos um boleto no momento do cadastro.
         Igualmente aos demais serviços, foram utilizados em seu desenvolvimento: HTML, JavaScript, PHP e PL/SQL, além de scripts de comunicação em Perl, e atualmente já se encontra sob a plataforma J2EE.
     Hoje, já são mais de 20 serviços pagos oferecidos pelo iG, e através destes sistemas de vendas, 1.000 novas assinaturas são cadastradas em média por dia, totalizando mais de 250.000 serviços em nossa base de dados.

- Relatórios internos

     Como forma das áreas requisitantes de serviços do nosso departamento acompanhar o resultado dos novos projetos lançados, são escritos scripts (geralmente desenvolvidos em Perl) que geram relatórios, em formato HTML ou planilhas EXCEL, sobre qualquer conjunto de dados que estas áreas consideram significativos.
     Estes relatórios são gerados diariamente, semanalmente ou mensalmente e enviados por e-mail para os requisitantes ou então consultados via uma aplicação WEB. Servem como base para cálculos estatísticos e são importantes no momento de futuras decisões com relação ao projeto analisado, além de indicar possíveis erros sistêmicos de qualquer natureza.
     Normalmente são executados pela madrugada e suas consultas SQL devem ser otimizadas para que não sobrecarreguem o banco de dados, motivo que nos força o aprofundamento nesta linguagem.

- Projeto fatura única

     Ao final do ano passado, com a aquisição feita pelo iG de um sistema de cobrança mais flexível, tornou-se possível e viável a evolução do sistema de faturamento para que o mesmo permitisse ao usuário que mais que um serviço, independente de qual fosse, pudesse ser cobrado em uma mesma fatura (possibilidade até o momento inexistente).
     Não era porém uma tarefa fácil. Isto porque teríamos que mexer em toda a estrutura existente responsável pelo processo do faturamento. Seria necessário uma grande alteração no modelo de dados, nas aplicações envolvidas, nas regras de negócio, nas filas de comunicação com o departamento responsável pelo faturamento, além de que este trabalho também deveria ser feito pelo departamento responsável pela outra ponta do processo.
     Pelo fato de eu ser um dos integrantes da equipe de serviços pagos e ter participado da maioria dos projetos desta área, fui escolhido para a realização desta tarefa. E foi decidido que só uma pessoa do nosso lado faria todas as alterações no sistema, pois era uma operação delicada, onde um maior número de desenvolvedores aumentaria o risco envolvido.
     Este talvez tenha sido o projeto em que mais fiquei preocupado, pois a responsabilidade era muito grande, mas por outro lado me confortava o fato do resultado só depender de mim (do nosso lado do processo). No decorrer deste projeto eu contei em todo momento com a ajuda do meu supervisor, com quem discutia sobre as soluções encontradas e obtinha boas idéias para a resolução dos problemas.

- Sistema de Fidelização

     Esta é a atividade em que estou envolvido atualmente. Lançado no meio deste ano, o Programa de Pontos iG Clube é um programa de fidelidade que dá pontos aos clientes do iG inscritos, que preencherem os requisitos de participação, para realizar troca por diversos prêmios.
     Desenvolvido utilizando a tecnologia J2EE, vem sofrendo constantes modificações desde seu lançamento, como mudança de layout e inclusão de novas formas de ganhar pontos. Por enquanto, os clientes podem trocar seus pontos por produtos pagos do iG ou por produtos da AMERICANAS.COM, que neste caso se encarrega da entrega do prêmio ao cliente. O processo de comunicação com a americanas é feito sempre que necessário, através de scripts offline, para que o iG mantenha sempre atualizada a lista de produtos oferecidos no site, assim como seus valores em pontos, e informe quais os produtos estão sendo resgatados.
     Para este sistema foram realizados dezenas de scripts que são executados diariamente para contabilização dos pontos. Dentre as formas de acumular pontos estão a utilização do Discador iG para conexão, o tempo desta conexão, a utilização do Arena iG (site para os fãs do Counter Strike), a utilização do Organizer (um canal exclusivo para clientes do iG banda Larga), o cadastro no programa e em alguns serviços pagos pré-estabelecidos, a indicação destes serviços e seu pagamento em dia, entre outros. Para cada uma destas diferentes formas, há um script responsável pelo cálculo de pontos e geração do evento na conta do cliente.
     Este sistema foi desenvolvido por uma equipe de 5 programadores, em aproximadamente 3 meses e eu estou sendo o responsável por sua manutenção e evolução desde então. Ele pode ser acessado em http://pontos.ig.com.br/igclube.

- Projeto EAI (Enterprise Application Integration)

     Este projeto, que estava previsto para ser iniciado no meio deste semestre, compreenderia o desenvolvimento de um integrador que facilitaria a comunicação entre nossos diferentes sistemas (hoje feita por filas de entrada e saída no banco de dados e scripts que consomem estas filas).
     No entanto, o iG optou por comprar este sistema já pronto e o fez neste final de ano. Agora, estão programados cursos em dezembro para o aprendizado desta nova ferramenta adquirida.

     Para a realização das atividades acima citadas, contei com a ajuda de apenas dois treinamentos. Um deles sobre o banco de dados Oracle e a linguagem PL/SQL, e o outro sobre fundamentos de desenvolvimento de aplicações WEB na plataforma J2EE. Por isso, sempre que era necessário o conhecimento de algo novo, eu me utilizava da própria Internet para a busca de ajuda. Alguns dos sites importantes nestas consultas foram:
     JavaScript: http://wp.netscape.com/eng/mozilla/3.0/handbook/javascript
     Perl: http://www.perl.com/pub/q/documentation
     PHP: http://www.php.net
     J2EE: http://java.sun.com/j2se    http://java.sun.com/j2ee    http://struts.apache.org
     PL/SQL: http://www.profissionaloracle.com.br

Desafios e frustrações

     Uma das características mais marcantes no iG é o ritmo de trabalho alucinante em quase todos os departamentos da empresa. No Desenvolvimento especificamente, isto não é diferente. Os prazos para entrega dos projetos são sempre curtos e temos muitas vezes a impressão de que não conseguiremos terminar as tarefas nos prazos estabelecidos. Por um lado, isto representa um grande desafio, para que nós desenvolvedores consigamos corresponder a expectativa das áreas usuárias, e realizar todo o processo de construção do sistema a tempo. Ao mesmo tempo, isto também traz uma frustração, que é a de não podermos fazer tudo da forma como queremos e ou deveríamos. Muitas vezes somos obrigados a esquecer o que aprendemos na faculdade, a maneira correta de se desenvolver um sistema, para alcançar o objetivo de cumprimento do prazo.
     Este ritmo frenético eu já pude verificar logo que entrei no iG, quando em menos de três meses, já havia aprendido HTML, JavaScript, PHP e um pouco de PL/SQL (tecnologias que até o momento eu não tinha conhecimento algum) e que estavam sendo utilizadas no desenvolvimento de nosso primeiro sistema, o iG Censo.
     Um outro tipo de desafio pra mim, que não poderia imaginar antes de trabalhar, é o fato de, a quase todo momento, ter que lembrar de coisas antigas que desenvolvi. Muitas vezes, nas várias reuniões que eram feitas, surgiam perguntas sobre problemas antigos e eu tinha que lembrar qual foi a solução adotada, ou também discussões sobre as regras de negócios de um serviço pago e tínhamos que lembrar todas as regras definidas para determinado serviço, ou muitos outros exemplos. Não que isto fosse essencial, pois poderíamos consultar os códigos, ou documentações (nos raros casos em que estas existiam), mas podia acarretar em uma grande perda de tempo de todos os presentes.
     E como mais uma frustração, e esta sim é uma grande frustração, cito a burocracia interna entre os departamentos da empresa. Muitas vezes, devido a essa burocracia, tarefas simples acabam demorando para serem realizadas. Aqui tem um exemplo: o Marketing decide mudar o texto de uma promoção e eu do Desenvolvimento percebo que tem uma página de responsabilidade do departamento iG banda Larga que cita este nome. Ao invés de pegar o telefone e pedir a alguém do iG banda Larga para corrigir, eu devo entrar em contato com alguém do Marketing, e este irá mandar um e-mail solicitando a correção do texto (muitas vezes com cópias para muitos outros) e criar uma tarefa descrevendo o que é para ser feito. Do outro lado, após a correção, é finalizada a tarefa e retornado um e-mail de conclusão da mesma. Ou seja, algo que gastaria 20 segundos meus e do responsável pela página ao telefone e mais uns 20 segundos para ser corrigido, totalizando 1 minuto, acaba as vezes levando meia hora se somarmos o tempo perdido por todos os envolvidos entre leitura/escrita de e-mails e tarefas.

Relação estágio e faculdade

     Após ter cursado dois anos de BCC, eu já me sentia pronto para começar a trabalhar com aquilo que vinha aprendendo na faculdade e estava com vontade de fazer isso. Assim, em meu terceiro ano, entrei no iG e a primeira sensação que tive desta experiência foi excelente. No início, trabalhávamos 6 horas por dia, e tínhamos que aprender rapidamente muita coisa nova e foi aí que comecei a perceber o quanto a faculdade havia me ensinado. Em nenhum momento eu fiquei com receio de que não conseguisse realizar aquilo que era pedido no trabalho, por menos que eu conhecesse do assunto envolvido. Isto porque a faculdade nos treina o tempo todo para essas situações.
     Não tenho como fazer comparações entre o trabalho no iG e em outra empresa, pois nunca trabalhei em outro lugar, mas imagino que o iG esteja entre os melhores lugares para se trabalhar. Desde os estagiários até os gerentes, todos estão dispostos a ajudá-lo quando você precisa e isto facilita muito o nosso trabalho em equipe. No BCC, foram poucos os EPs que fiz em equipe, e destes, quase todos eram equipes de duas pessoas, onde fazíamos com algum amigo e assim era fácil a integração. No trabalho, o número de integrantes nas equipes que fiz parte variaram, desde 2 pessoas até talvez umas 15, e a integração entre os membros sempre foi ótima. A maior diferença talvez seja o fato de que no trabalho, todos os membros da equipe são responsáveis por alguma tarefa, o que as vezes não acontecia no BCC, onde apenas 1 aluno da equipe (o que tinha maior disponibilidade de tempo no momento) podia realizar todo o trabalho.
     Foram muitas as disciplinas cursadas no BCC que tiveram uma importância imediata no meu trabalho, dentre elas: Introdução à Computação, Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos, Estruturas de Dados, Sistemas Operacionais, Sistemas de Bancos de Dados (extremamente utilizada nas muitas decisões sobre modelagens de dados), Redes de Computadores, Princípios de Interação Homem-computador (disciplina que me fazia lembrar a todo momento que o layout do que era desenvolvido deveria facilitar a vida do usuário) e com certeza entraria nesta lista Engenharia de Software se eu já a tivesse feito na época. Além disso, creio que com exceção das disciplinas FAP e de uma ou outra disciplina MAT, todas as restantes tiveram alguma influência no decorrer das atividades.
     É importante dizer que esta relação entre trabalho e faculdade não foi completamente satisfatória. Desde que entrei no trabalho, passei a dar mais importância para ele do que para a faculdade, e isto gerou uma queda no meu desempenho na maioria das disciplinas. Dois anos que restavam acabaram se transformando em cinco (sendo que cheguei a pedir o trancamento total durante 1 destes cinco anos, pois não fazia sentido continuar daquela forma). Após este ano de trancamento, voltei à faculdade e organizei melhor meu tempo, o que resultou em uma melhora no desempenho.

Conclusão

     Acredito que a escolha de realizar um estágio foi de extrema importância para o meu aprendizado, e o fato de ter sido feito no iG me trouxe muitas vantagens em seu decorrer, dentre as quais destaco o excelente ambiente de trabalho. Apesar das dúvidas iniciais quanto a estabilidade da empresa, pois este ramo de Internet se mostrava bastante arriscado, ela me surpreendeu com sua constante ascensão no mercado.
     Ainda pretendo continuar trabalhando nesta área e por isso tentarei me manter sempre atualizado com as inovações tecnológicas, através da leitura de textos relacionados, participação em cursos, ou qualquer outra fonte de conhecimento.
     Por fim, gostaria de dizer que foi muito gratificante ter cursado Ciências da Computação no IME, e tão gratificante quanto isso está sendo trabalhar com o que aprendi na faculdade, no iG.