Parte I. 2

1.     Introdução. 2

2.     O que é SAP. 2

3.     Descrição da Ferramenta Utilizada. 2

3.1 SEM-BPS. 4

3.2 O Aprendizado. 7

Parte II. 8

1.     Desafios e frustrações. 8

2.     Disciplinas mais relevantes. 8

3.     Mentores no trabalho – Programa de Mentoring da Empresa. 9

4.     Próximos passos para desenvolvimento das habilidades na ferramenta. 9

 


Parte I

1.    Introdução

 

            Durante o ano de 2004 realizei estágio na Accenture. Esta é uma consultoria americana de negócios, serviços tecnológicos e outsourcing.

A empresa é dividida em cinco Market Units de acordo com a Indústria de atuação: produtos, financeiro, recursos, comunicações e tecnologia, governo. Além destes grupos, existem outros que os atendem com soluções de negócios que independem da área de atuação. Dentre eles está GBS (Global Business Solutions), do qual faço parte. Esta área fornece recursos especializados em sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) como o SAP R/3,  Oracle e People Soft. Isto é, somos vendidos para a própria empresa.

            O projeto em que fiquei alocado tinha como objetivo implantar um novo sistema de gestão (Management Information System) para uma instituição financeira que está entre os três maiors grupos finnaceiros do país.. Trabalhei na frente gerencial, mais especificamente na orçamentação de indicadores de produtos bancários (receitas e despesas  financeiras, etc.).  

Para este trabalho utilizo o SEM-BPS, da alemã SAP.

 

2.    O que é SAP

 

A SAP é uma empresa alemã conhecida mundialmente pelo ERP que comercializa. ERP é a sigla para Enterprise Resources Planning, que é o termo utilizado pela indústria para um grande conjunto de atividades suportadas por aplicações multi-modulares que ajudam o comprador a administrar importantes partes do negócio, incluindo planejamento de produtos, compra de matéria-prima, controle de estoque, interação com fornecedores, atendimento ao cliente, controle de pedidos e outros. Cada empresa implementa os módulos do ERP que melhor se adequam à sua necessidade.

   Dentre os módulos fabricados pela SAP podemos destacar os seguintes:

 

·         FI (Financial Accounting) – Basicamente o “livro-caixa”da empresa, com contabilidade, gestão de ativo fixo, contas a receber, contas a pagar, etc. ;

·         CO (Controlling) – Basicamente a a contabilidade gerencial da empresa  como a gestão de despesas, centros de custo, centros de receitas, custeio de produtos e análise de rentabiliade;

·         HR (Human Resources) – administração das pessoas como folha de pagamento, treinamento, planejamento da carreira;

·         MM (Materials Management) – cadeia de suprimentos, incluindo controle de estoque;

·         SD (Sales and Distribution) – desde o pedido até a entrega, incluindo preços, transporte, empacotamento, pedidos;

·         CA (Cross Application) – ficam verticalmente aos outros módulos.

·         BW (Business Warehouse) – Banco de dados multi dimensional utilizado para os mais diversos tipos de relatórios.

·         SEM-BPS – módulo de orçamentação e simulações de cenários para planejamento estratégico.

 

3.     Descrição da Ferramenta Utilizada

 

            As indústrias de ERP de  Datawarehousing cresceram em paralelo na última década. Agora, as duas começam a convergir. Muitas empresas implementaram SAP ou outro ERP com sucesso. Por isso, SAP criou a solução de Datawarehousing, denominado BW (Business Warehouse) para centralizar informações geradas a partir de todos os subsistemas que em conjunto controlam a maior parte das atividades da empresa.

            Mas o quê é o data warehouse?

O conceito de data warehouse nos remete à idéia de repositório de dados que difere de um sistema operacional, como um banco de dados relacional, das mais diversas maneiras, como podemos notar no quadro abaixo:

 

Operacional (relacional)

Informacional (data warehouse)

Detalhado

Sumarizado

Pode ser atualizado

Fotos de estados do sistema

Dados muito atuais

Principalmente dados históricos

Dados desenhados de acordo com a funcionalidade

Modelo desenhado sobre áreas (assuntos)

 

Alta disponibilidade é normal

Alta disponibilidade desejável

 

Uma divisão fundamental existe entre informação operacional e informação informacional. Informação operacional é utilizada para suportar as operações diárias de um negócio. Informação informacional é normalmente chamada de DSS (Decision Support System). A base para o processamento do DSS virou uma estrutura arquitetural conhecida como data warehouse.

 

            Resumidamente, um sistema de DW possui as seguintes características:

 

O último tópico sugere que todas as informações guardadas pelo DW sejam utilizadas de uma maneira que seja útil não apenas agora, para efeito de análise de desempenho passado, como também para gerar simulações para o futuro e com elas podermos efetuar um planejamento estratégico que garanta a sobrevivência da empresa nos próximos anos. E é neste contexto que entra a ferramenta denominada BPS (Business Planning and Simulation) com que trabalhei durante o período de estágio.

 

3.1 SEM-BPS

Figura 1 – Relação entre os módulos envolvidos no projeto

 

A figura 1 acima mostra como se insere a ferramenta SEM-BPS dentro do sistema completo. O R/3 (ERP) gera dados que são registrados no BW (Data Warehouse) e posteriormente utilizados para planejamento e simulação no SEM-BPS.

Na figura 2 abaixo temos todos os componentes tipicamente criados no desenvolvimento de um sistema no SEM-BPS:

Figura 2 – Exemplo de estrutura de sistema em SEM-BPS

 

 

  1. Na parte de planejamento, elaboramos os layouts de entrada e saída de interação com o usuário. Para tal, utilizamos conceitos de banco de dados para estruturar de onde vêm e para onde vão as informações inseridas e consultadas.
  2. Funções podem ser chamadas a partir da estrutura do Planning Folder, as quais podem realizar operações sobre os dados mostrados na tela. Para construir tais funções, utilizei a linguagem FOX (FOrmula Extension), proprietária da SAP. Ademais, estas funções podem ser standard (fornecidas com a ferramenta) ou desenvolvidas sobre a linguagem ABAP, também proprietária da SAP.
  3. Além das funções locais que são chamadas a partir do ambiente de planejamento, podemos ter também seqüências globais de planejamento, que são seqüências das funções a serem executadas.
  4. Os relatórios são pré-formatados com o uso da ferramenta BeX (Business Explorer) que consiste, bem simplificadamente, em uma interface gráfica para fazer obtermos visões dos cubos do sistema de data warehouse.

 

A maioria das funcionalidades oferecidas pela ferramenta é disponibilizada para o usuário através de uma estrutura denominada Planning Folder. O Planning Folder pode ser acessado tanto através da interface gráfica da SAP (SAP-GUI) como pelo browser, em uma aplicação Web. Abaixo temos um exemplo do resultado final do desenvolvimento:

 

Figura 3 – Modelo de Planning Folder

 

 

Figura 4 – Modelo de relatório na Web

 

 

3.2 O Aprendizado

 

Durante o primeiro mês realizei tarefas básicas de manutenção e documentação do sistema com objetivo de me familiarizar com a ferramenta. Durante este período recebi algumas sessões de treinamento mais específicas no próprio local de projeto. O grande aprendizado se deu on the job, isto é, quando as dúvidas surgiam prontamente era atendido pelo meu gerente que possui um grande conhecimento da ferramenta. Desta maneira, após mais ou menos um mês eu já estava produtivo para o projeto.

Existe uma grande dificuldade em se encontrar fontes de informação para solução de problemas, já que o módulo SEM-BPS está começando a ser mais amplamente utilizado nos últimos dois anos.

Parte II

 

1.    Desafios e frustrações

Como maior desafio cabe ressaltar o final do projeto, o qual exigiu um maior comprometimento de todos os membros da equipe. Isso ocorreu por diversos fatores, entre eles a saída de alguns componentes importantes dentro do projeto, tanto por parte da Accenture como por parte do cliente. Nesse momento, sentimos a dificuldade e a pressão de se entregar um produto final que atendesse às expectativas do cliente dentro do prazo estipulado. Para que isso fosse possível, cada uma das pessoas que permaneceu no projeto teve que assumir o desenvolvimento de tarefas antes distribuídas entre mais pessoas.

   Caberia colocar como frustração o fato de entrar na empresa e trabalhar com uma tecnologia que não havia aprendido na faculdade e não utilizava tudo que havia aprendido sobre programação até então. Durante o primeiro mês me senti desta maneira, porém, após este período me dei conta de que o mundo profissional não é exatamente igual ao mundo acadêmico no que diz respeito a tecnologias utilizadas. E, além disso, percebi que muitas vezes o que o mercado demanda não é estudado em universidades. É o que acontece com pacote  SAP R/3 e SEM-BPS, por exemplo. Existe uma demanda muito grande por bons profissionais que conheçam bastante a ferramenta.

 

2.    Disciplinas mais relevantes

As disciplinas mais relevantes foram aquelas que deram a base para todo o aprendizado que tive tanto dentro da faculdade como no ambiente de trabalho. Posso destacar as seguintes:

 

·         MAC0110 Introdução à Computação

·         MAC0122 Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos

·         MAC0426 Sistemas de Bancos de Dados

 

As duas primeiras me proporcionaram os conhecimentos básicos de lógica de programação que utilizei durante o período de estágio, já que a linguagem era desconhecida para mim. Já a terceira me deus os fundamentos para modelar e extrair os dados com que trabalhei no módulo SEM-BPS, conforme descrito acima.

Além destas disciplinas que considero relevantes para o estágio, gostaria de destacar algumas outras que julgo de extrema importância para a minha carreira:

 

·         MAC0328 Algoritmos em Grafos

·         MAC0441 Programação Orientada a Objetos

·         MAC0413 Tópicos de Programação Orientada a Objetos

 

Algoritmos em Grafos é uma das disciplinas mais interessantes do curso e também uma das mais importantes no meu modo de ver por apresentar problemas clássicos que possuem soluções simples e bonitas. Apesar de não utilizar tais algoritmos em muitos programas, a disciplina nos desenvolve uma maneira diferente de pensar para programar.

As duas disciplinas de programação orientada a objetos são essenciais no currículo do BCC por nos colocarem em contato com o que predomina no mercado de trabalho hoje em dia.

Além das disciplinas de computação mencionadas acima, as de matemática foram essenciais e diferenciais. Grande parte do poder de abstração desenvolvido no curso vem das álgebras. Acho que esta é uma das principais características que fazem o BCC ser um dos melhores cursos do país.

 

3.    Mentores no trabalho – Programa de Mentoring da Empresa

 

A Accenture possui um programa de mentoring que é parecido com o programa de tutores que temos no BCC. Desta maneira, ao entrar na empresa, foi-me designado um gerente que seria a pessoa responsável por me orientar na carreira, além de me representar na defesa de meus interesses dentro da empresa (treinamentos, alocação em projetos, etc.). Dentre as principais responsabilidades do mentor, podemos destacar as seguintes:

·         Promover um relacionamento pessoal

·         Interagir frequentemente

·         Atuar como um formador

·         Olhar para o futuro

·         Prover Feedback constante

·         Promover o desenvolvimento da carreira

 

A ferramenta tem sido de muita valia para mim, uma vez que sempre procuro meu mentor para esclarecer dúvidas sobre quais rumos tomar na minha carreira. Além disso, ele sempre me dá dicas importantes de comportamento e postura dentro do ambiente de trabalho. Acredito que o fato de meu mentor trabalhar no mesmo projeto que eu tenha cooperado com o êxito do programa.

 

 

 

4.    Próximos passos para desenvolvimento das habilidades na ferramenta

 

A próxima etapa no desenvolvimento dos meus conhecimentos na ferramenta é a realização de cursos oferecidos pela própria SAP e pagos pela Accenture. Existe a “Academia”, que é um conjunto de cursos ministrados por aproximadamente um mês que dão a formação necessária para a obtenção de uma certificação SAP. A Academia é oferecida para a maioria dos módulos SAP, incluindo o SEM, com o qual trabalhei e provavelmente irei me especializar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Referências Bibliográficas:

 

MCDONALD, Kevin et al. Mastering the SAP Business Information Warehouse.

Wiley, 2002.

 

 

 

Sites relevantes:

 

www.accenture.com – Sobre a Accenture

http://www.softwareag.com/xml/about/glossary.htm#E – definição de ERP

http://www.thespot4sap.com/Articles/SAP_Modules.asp - Sobre os módulos da SAP

www.sap.com