Considerações Finais

Mesmo achando o BCC extremamente voltado para o lado teórico, considero que o mesmo teve e tem fundamental importância na minha vida profissional. Falo isso desde a parte classificatória, pois considero o IME uma das principais faculdades não apenas do Brasil, mas também de toda a América Latina - e com certeza isso pesa numa seleção de currículos -, como também nos problemas encarados no dia-a-dia, tais como (no meu caso) implementar o algoritmo de VaR para um novo ativo financeiro que precisa ser tratado de maneira especial, ou na otimização de código para suportar uma grande quantidade de dados de um cliente novo, entre tantos outros exemplos.

É natural todos pensarem que usaremos a graduação na vida profissional, comigo acontece isso todos os dias, porém consegui ter um exemplo prático do inverso também, isto é, utilizar o profissional na vida acadêmica. Em particular, vou citar aqui um caso que aconteceu comigo que mostra como a relação faculdade <=> estágio é importante durante a graduação:

Como todos alunos do BCC, tive que cursar a disciplina MAC0300 - Métodos Numéricos da Álgebra Linear, que eu, como muitos, tive dificuldade, tendo de cursá-la mais de uma vez, devido ao grau muito teórico das aulas. Na repetição da disciplina, eu estava tendo as mesmas dificuldades da primeira vez que a cursei: entender como funcionava toda aquela manipulação de matrizes e entender pra quê serviria. Então, na metade do semestre, tive que dar manutenção na DLL do sistema Risco200i, exatamente numa parte que usava a teoria que estava sendo dada nas aulas desta disciplina; como teria que ser feito por mim, encarei o problema, comecei tentando entendê-lo, estudei a matéria, porém só comecei a ter resultados quando fiz a prática, debugando a DLL com matrizes reais e acompanhando passo a passo o que estava sendo feito. Resultado: entendi perfeitamente o problema, consegui absorver a teoria das aulas, efetuei a manutenção do sistema e, o principal, aprendi e passei na disciplina.

Acho esse fato muito interessante para ressaltar a importância da relação bilateral teórico com o prático e tento passar isso como exemplo para muitos colegas que fizeram (ou ainda fazem) essa ou outras matérias voltadas para o lado teórico.

Agradecimentos

Nessa minha jornada pelo BCC tive o apoio e ajuda de muita gente; espero ser o mais honesto possível nestes agradecimentos, não deixando de citar ninguém.

Vou começar agradecendo a todos os mestres que tive na graduação, os quais com muito empenho e carinho pela profissão transmitiram da melhor forma possível o seu conhecimento, preparando os alunos para a vida fora do IME; em particular, gostaria de agradecer a dois professores: a professora Nami, a primeira que tive contato ao entrar no IME e que me ajudou muito nos primeiros passos no BCC; e ao professor Coelho, que sempre com muita boa vontade me auxiliou em diversos problemas ou dúvidas, seja como professor, como responsável pelas matérias do curso e, neste ano, como supervisor desta monografia.

Quero agradecer também a todo o pessoal da LUZ Engenharia Financeira, onde durante meus 2 anos de estágio aprendi muita coisa que trago comigo, sobre finanças e sobre a vida profissional no geral, e onde aprendi a ter uma admiração muito grande por todos os funcionários, com os quais procuro ter contato sempre que possível.

Não posso deixar de citar os inúmeros colegas e amigos que fiz durante esses anos, a grande maioria na vivência ou na lanchonete, em especial a galera do IME Lado B, (Van, Zé, Mel, Japa, Carlão, Si, DJ, Favert, Marcos, etc), os quais espero estejam comigo nos dias futuros.

Pra finalizar quero agradecer fortemente às principais pessoas da minha vida: meus pais, Dirceu e Sílvia, e meus irmãos, Fabrício e Fabiana, que sempre estiveram dispostos a me apoiar e incentivar em todas as minhas decisões e momentos mais difíces que passei, e também a fazer as cobranças e dar as broncas sempre que isso foi necessário.

Muito obrigado e um forte abraço a todos!