Forma de organização do trabalho e atribuição de responsabilidades

Desde o dia da minha entrevista na LUZ Engenharia Financeira Ltda. percebi que aquela empresa tinha um estilo diferente de todas as outras pelas quais eu já havia trabalhado ou presenciado as pessoas trabalhando. Isso ocorreu pela forma como fui recebido, a naturalidade como todas as pessoas que passavam por mim me cumprimentavam, sabendo que era uma entrevista de estágio, e principalmente a maneira prática, simples e objetiva como foi realizada a entrevista.

Após minha contratação, percebi já nos primeiros dias de trabalho que aquela primeira impressão era realmente a metodologia de trabalho da empresa, aliando responsabilidades com a descontração, sempre com o objetivo de obter resultados, mas sem viver num ambiente de stress. Notei isso em diversos pontos: seja no layout das mesas na empresa, com todos tendo uma visão semi-global de toda a extensão da mesma - sem divisórias ou paredes -, seja na necessidade de traje social apenas no contato com clientes, deixando os funcionários mais a vontade no dia-a-dia, ou ainda nas conversas de cobranças ou elogios que ocorriam quase que diariamente.

Todos os projetos eram executados em grupos, desde a especificação, modelagem, passando pela codificação, até a instalação, ocorrendo algumas vezes pessoalmente e em outras remotamente. Na especificação do problema, que normalmente era realizada por uma pessoa ligada mais a parte matemática e/ou estatística, sempre houve muita clareza e uma grande riqueza nos detalhes. Na modelagem e codificação era comum os programadores envolvidos debaterem entre si tanto na definição de algoritmos, quanto na escolha dos componentes utilizados e layouts para o usuário.

A atribuição de tarefas e responsabilidades normalmente eram feitas em reuniões, algumas com toda a equipe e outras apenas com as pessoas envolvidas; a partir daí, prazos eram estabelecidos (na maioria das vezes em comum acordo) e periodicamente os resultados eram analisados, sendo que por vezes houve necessidade de uma extensão no prazo ou remanejamento na equipe e por outras a evolução do projeto foi tão boa que os prazos foram cumpridos a risca ou com certa folga. Sempre houve muito cuidado com a documentação do código e controle de versões, o que era feito utilizando um repositório (CVS), para facilitar manutenções futuras no código ou garantir um rollback no caso de alterações mal sucedidas.