Gostaria de dizer que muitas das disciplinas aqui colocadas são apenas representativas, muitas das quais têm pré-requisitos informais tão importantes quanto as disciplinas em si. Acredito que a grande maioria das disciplinas cursadas contribuíram de uma maneira ou outra na minha formação, sendo quase todas muito importantes, principalmente as introdutórias, que aqui não foram citadas.
- MAC0239 - Métodos Formais em Programação
- Nesta disciplina tive meu primeiro contato com idéias de lógica básica e representação de conhecimento no computador. Serviu como inspiração para meu desejo posterior de conhecer mais a fundo a área.
- MAC0323 - Estruturas de Dados
- Considero esta uma disciplina básica muito importante no curso, ao ensinar algoritmos básicos de uso geral.
- MAE0228 - Noções de Probabilidade e Processos Estocásticos
- A estatística esteve fortemente presente no trabalho desenvolvido, e graças ao curso de estatística pude desenvolver meu trabalho.
- MAC0328 - Algoritmos em Grafos
- Os grafos são animais presentes em muitas aplicações e problemas. No caso específico deste projeto, a rede semântica que representa dados e relacionamentos entre entidades pode ser modelado como um grafo, e como tal podemos então aplicar os vários algoritmos eficientes aprendidos nesta disciplina.
- MAC0441 - Programação Orientada a Objetos
- Esta disciplina ensinou formas mais elegantes de desenvolvimento de software, e a base de conhecimento para a utilização de linguagens como Java e Smalltalk de forma mais racional.
- MAC0425 - Introdução à Inteligência Artificial
- Nesta disciplina tive meu interesse pela área aguçado. Conheci conceitos como o de agente inteligente, como construir softwares que realizam operações de forma racional, aprendem com a experiência e realizam tarefas não previstas pelo seu projetista. Neste projeto em particular, os algoritmos de aprendizado de máquina foram de especial valia.
- MAT0213 - Álgebra II
- Esta disciplina, considerada por muitos uma das mais difíceis do curso, mostrou-se útil ao desenvolver um tipo de raciocínio abstrato de modelagem matemática que aplicou-se em alguns algoritmos, que utilizavam-se de vetores de características e operações sobre estes vetores, o que teria seu entendimento comprometido sem seu auxílio.
Fabio Braga de Oliveira
2004-12-09