Acredito que as maiores dificuldades encontradas durante o projeto foram
devidas ao péssimo levantamento dos requisitos realizado.
Inicialmente este projeto tinha como empresa contratada a Empresa Júnior
do Instituto de Matemática e Estatística (IME Jr). O projeto
teria duração de três meses e a equipe de trabalho seria
composta por um programador (eu) e um gerente do IME Jr, onde a minha carga
horária no desenvolvimento seria de quinze horas semanais.
De acordo com os requisitos que haviam sido levantados e apresentados a mim
no momento em que aceitei participar do projeto, eu acreditava que seria possível
terminar o Virtual Nutri Plus em dois meses e ainda ter um mês para
realização de testes. Porém, no decorrer do desenvolvimento,
acabei verificando que o projeto teria uma complexidade muito maior do que
me haviam apresentado. Neste momento, as pessoas responsáveis pelo
IME Jr simplesmente queriam abandonar o projeto, não assumindo o erro
que eles cometeram durante o levantamento de requisitos.
Tendo em vista que a contratante estava com a razão e o erro tinha
sido cometido pelo IME Jr, após longas discussões entre a contratante
e os responsáveis pelo IME Jr, a Profa. Dra. Sonia Tucunduva Philippi
e eu decidimos continuar com o projeto, porém, rompemos a ligação
com o IME Jr. Como resultado temos que o Virtual Nutri Plus levou mais ou
menos dois anos para ser desenvolvido, tendo muitas funcionalidades novas
acrescentadas.
Acabei não me desligando do projeto por que notei que a contratante
era uma pessoa de grande carácter que estava simplesmente sendo prejudicada.
Outro motivo era o meu grande interesse em terminar o projeto, pois tinha
certeza de que eu aprenderia muito durante o desenvolvimento.
Hoje em dia, após participar de alguns outros projetos, acredito que
uma das principais etapas do desenvolvimento de um software corresponde ao
levantamento de requisitos, pois utilizando os requisitos é que poderemos
fazer um bom planejamento do projeto, evitando assim falhas como esta e satisfazendo
cada vez mais os clientes.