Avaliações das monografias de anos anteriores

Nelson Guedes Paulo Junior (npaulo at linux dot ime dot usp dot br)
Número USP: 2998053
Orientador: José Coelho de Pina Júnior



  Primeira avaliação

Aluno: Luiz Henrique Mariano de Araújo (Turma de 2003)
Nota: 8,0 na monografia e 7,0 como nota final.
Resumo:
O trabalho do Luiz foi o desenvolvimento de uma "Ferramenta Interativa de Desenho de Redes de Regulação Gênica" em Java que permitia ao usuário desenhar Redes de Regulação Gênicas, salvar e imprimir tais redes, recuperar o que foi salvo e gerar o desenho das redes a partir de uma especificação em arquivo (desenhando o grafo atráves de algoritmos de planariza¸ã e desenho de grafos).

Além disso, a monografia dele descreve brevemente o que são Redes de Regulação Gênicas e fala de um tipo particular (que foi o tipo que ele procurou implementar e modelar em sua monografia) que são as Redes Booleanas.
Avaliação da parte técnica:
O texto é bastante claro, uma linguagem fácil, porém existem diversos erros de português e por conta disso algumas frases ficam comprometidas. Além disso, várias palavras estão com erros de digitação.

Quanto ao conteúdo técnico, algumas coisas estão incorretas. Em alguns pontos o aluno clama que o algoritmo de desenho de grafos implementado minimiza o número de cruzamentos entre as arestas do grafo desenhado e em outros pontos fica claro que o algoritmo apenas faz uma aproximação baseado em heurísticas, além dele mesmo mencionar que tal problema é NP-completo.
No link para "Teoria Estudada" ele coloca duas figuras de grafos no final. Na segunda ele clama que o grafo é planar e que não há cruzamentos de arestas e o desenho mostra claramente um cruzamento e além disso o grafo não é planar (existe um K3,3 nele).

Por fim, vale notar que apesar de muitas referências à implementação, não há nada de concreto sobre ela, como exemplos e trechos de código, uma applet e nem mesmo o código fonte, ou referências de onde encontrá-lo.
Avaliação da parte subjetiva:
O aluno relacionou sua iniciação científica com algumas matérias do curso, expondo alguns tópicos e algumas experiências que foram relevantes, segundo ele, para a conclusão do trabalho e da implementação.
Além disso, o aluno comentou que não houve muita dedicação de sua parte devido a alguns problemas e que isto foi um motivo de frustração, dentre outros citados e não tão relevantes.
Críticas, elogios e comentários:
Um grande elogio que jamais poderia deixar de passar é o fato do aluno ter optado por uma monografia sobre uma iniciação científica.

Uma grande crítica é que o texto merecia uma revisão antes de ser entregue. A segunda grande crítica é a ausência de uma implementação para que os leitores pudessem deleitar-se com o código. Já que foi escolhida a linguagem Java, no mínimo uma applet poderia ter sido disponibilizada.

Como sugestão, talvez exigir que os alunos coloquem a descrição dos algoritmos utilizados (por exemplo nesse caso, seria muito útil saber qual foi o algoritmo de desenho de grafos utilizado por ele) ou pelo menos referências diretas de onde encontrar e qual algoritmo foi implementado. Um incentivo a que os alunos coloquem trechos de código e/ou disponibilizem o fonte em licensas de software livre, como o GPL, também seria muito bem vindo.




  Segunda avaliação

Aluno: José Eduardo Gaboardi de Carvalho (Turma de 2002)
Nota: 8,5 na monografia e 9,0 como nota final.
Resumo:
O trabalho do José foi a implementação de quatro algoritmos de aproximação, sendo eles:
  • Algoritmo de Graham - Problema de escalonamento de tarefas em máquinas
  • Algoritmo de Chvátal - Problema de cobertura mínima de conjuntos
  • Algoritmo de Rosenkrantz, Stearns e Lewis - Problema do caixeiro viajante métrico
  • Algoritmo de Johnson - Aproximação probabilística para o problema de satisfatibilidade máxima
Além de implementar os algoritmos em si, o José também implementou a animação dos mesmos utilizando uma biblioteca gráfica especial para animação de algoritmos chamada XTANGO.
Avaliação da parte técnica:
O texto do José é extremamente claro, conciso e exige bastante conhecimento técnico do leitor, não se preocupando em parte alguma em explicar alguns conceitos básicos da teoria. Infelizmente, na introdução, acaba ficando uma falha nesta estrutura: ao final do primeiro parágrafo, ele coloca um comentário sobre problemas NP-Difíceis (numa tentativa de explicar o conceito) que não está muito claro.

Infelizmente, não é comentado quais foram os problemas para se implementar um dos algoritmos, conforme ele citou em alguns pontos do texto. Seria interessante que isso estivesse presente, para que um leitor interessado no assunto pudesse já ter uma boa noção do problema que ele teria que enfrentar caso resolvesse implementar tal algoritmo.
Avaliação da parte subjetiva:
O ponto que ele mais "pecou" na sua avaliação subjetiva, foi a parte que ele comenta os desafios e frustrações do projeto, onde ao invés de apenas comentá-los, parece que foi escrita uma carta de desculpas para o fato dele não ter concluido todas as implementações.
Críticas, elogios e comentários:
Novamente, o maior elogio que eu posso fazer, é o fato do aluno ter optado por uma monografia sobre uma iniciação científica.

Um segundo elogio é pelo fato do texto estar bastante conciso, o que facilita o entendimento do leitor e possibilita uma leitura rápida e agradável.

Uma crítica é pelo fato do texto estar bastante conciso, o que parece ser uma contradição, mas tal fato acabou por implicar que o leitor necessita de um grande conhecimento técnico para entender completamente o que está sendo dito no texto. Se alguem pretende aprender mais sobre algoritmos de aproximação, conhecer o assunto, o texto acaba ficando inapropriado, por já exigir um conhecimento mais avançado.

Uma segunda crítica é que não foi explicitado qual foi a grande dificuldade de se implementar um dos algoritmos propostos. Seria interessante saber quais foram os problemas (téoricos ou técnicos) para a implementação de tal algoritmo.

Um último comentário é que infelizmente não foi possível ver o código dos programas, dado que a única URL no texto sobre a localização dos mesmos aponta para uma página que não existe mais. Seria interessante se isso fosse arrumado e apontasse para uma cópia local dos arquivos.


Nelson Guedes Paulo Junior
Last modified: Mon May 17 21:12:44 BRT 2004