MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Reconstrução e Síntese de Cenários Tridimensionais a partir de Imagens Estereoscópicas

Alunos:

   Daniel Ferreira Santos ,   Eduardo Bretones Mascarenhas Apolinário     

Orientador:

   Marcel Jackowski

Código - Monografia - Apresentação - Poster - Resultados & Videos


 

Objetivo

O objetivo do trabalho é a partir de imagens estereoscópicas construir um cenário tridimensional sendo possível sintetizar objetos no interior da cena

Proposta (25/05/2009)

A monografia detalhará todo o desenvolvimento do trabalho, desde a parte de pesquisa, análise dos dados coletados, identificação dos problemas a serem enfrentados como o reconhecimento dos elementos em uma imagem até como trataremos as colisões de objetos no cenário tridimensional criado. Além de toda a parte técnica que compõe a maior parte do trabalho, consequentemente da monografia, trataremos também do modo como o trabalho foi desenvolvido, tendo em vista a produção de um texto de fácil entendimento, porém bastante detalhado em todos os aspectos, resultando em um trabalho transparente e completo.

Nossa motivação para a realização desse trabalho é possibilitar aos usuários a aplicação do software em tarefas de simulação de projetos de design de interiores ou também cenários de efeitos especiais para filmes.

Objetivos do trabalho:

O objetivo do trabalho é a construção de um software capaz de realizar a seguinte tarefa: a partir da análise de duas imagens estereoscópicas, obtermos um cenário tridimensional e sintetizarmos objetos no cenário criado.

O funcionamento do programa se dará da seguinte maneira: tendo posse de duas imagens estereoscópicas o programa irá fazer a análise dos elementos contidos na cena e determinar a distancia dos mesmos em relação à câmera. A partir do conhecimento desses dados o próximo passo será a construção de uma malha tridimensional do ambiente em questão, sendo as imagens projetadas como a textura da malha. Concluída a modelagem do cenário tridimensional a idéia é possibilitar ao usuário a síntese e a interação de novos elementos na cena, esses elementos se moveriam na cena projetando sombras e iluminações, sendo capazes de colidir levando em conta todos os elementos identificados na cena.

Atividades já realizadas:

            Até o momento trabalhamos na criação do projeto fazendo pesquisas de trabalhos já existentes na área de computação gráfica e como faríamos para desenvolver a idéia de interação de elementos no cenário criado pelas imagens estereoscópicas. Além disso, realizamos uma reunião com o nosso supervisor com o intuito de passarmos o feedback das nossas idéias e propostas e ouvir quais eram suas opiniões e os pontos que ele tinha para acrescentar. Buscamos estruturar as etapas do nosso trabalho a fim de organizar o tempo utilizado com cada parte do trabalho.

Cronograma de atividades:

  • Abril/Maio - estudo e pesquisa de trabalhos relacionados já publicados
  • Junho - organização do trabalho que desenvolveremos
  • Junho/Julho - diagnosticar os principais problemas e estudar como os resolver
  • Agosto/Setembro - codificação do software
  • Outubro - testes e melhoramento do software
  • Novembro - redação da monografia e criação do pôster

Obs.: Em todas as etapas tomaremos notas preliminares facilitando a redação da monografia final.

Estrutura esperada da monografia:

A monografia será estruturada em duas partes principais, a primeira mais técnica na qual abordaremos desde a etapa de pesquisa, passando pelo desenvolvimento do software até as aplicações finais do software depois de concluído.

A segunda parte da monografia irá tratar dos assuntos relacionados à forma como o trabalho foi realizado juntamente com a contribuição que cada disciplina teve durante o curso para o trabalho e quais nossas satisfações e frustrações com o trabalho e o curso. Além disso, também discutiremos qual prosseguimento podemos dar futuramente ao software desenvolvido.