Instituto de Matemática e Estatística
Universidade de São Paulo
MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado


Estudo e Desenvolvimento de Analisadores Estatísticos
para Especificações de SLA


Aluno: Gabriel Henrique Pugliese
Supervisor: Manoel Marcilio Sanches


Tema

SLA – Service Level Agreement (em Português, Acordo de Nível de Serviço) – é o acordo contratual entre duas ou mais entidades onde uma parte provém garantia de serviço, neste caso, de um ou mais serviços computacionais em uma rede de computadores para a outra parte contratante. Estes serviços podem ser especificamente escolhidos pela parte contratante e pode incluir serviços de disponibilidade, performance, previsão/incidência de erros e prioridades.

Com algum tempo de experiência na área de monitoração de redes, pode-se perceber que os softwares que promovem um estudo estatístico e geração de relatórios destes serviços são, na maioria, pagos e de código fechado. Alguns poucos de código aberto foram descontinuados e outros fornecem análises estatísticas básicas e também não fornecem um fraco relatório das informações geradas.


Resumo da monografia a ser desenvolvida

A intenção deste trabalho é fazer um estudo e desenvolver ferramentas de código aberto para fornecerem análises entre serviços e relatórios para a prática do SLA. A monografia mostrará em partes desde uma simples coleta de informação de um serviço até uma avançada geração de relatório com os dados e gráficos das informações recolhidas ao longo do tempo.


Objetivos do trabalho

Inicialmente, o objetivo é a manipulação com ferramentas já existentes para a coleta de dados de um servidor e os serviços associados à ele, juntamente com um modo de armazenamento das informações para a análise posterior e a geração do relatório. A coleta de dados será feita através do protocolo SNMP(Simple Network Managment Protocol) e o armazenamento será utilizado um banco de dados MySQL. Estes dois “conversarão” em um código em Perl que será desenvolvido em uma plataforma Linux.

Após o armazenamento automatizado dos dados, o objetivo é escolher um jeito simples de apresentar a análise de um jeito eficiente e fácil para o usuário, com possíveis cruzamentos de informações entre diversos serviços e estatístiscas diversas, como, por exemplo, apresentando o servidor com maior tempo indisponível em um espaço de tempo e aquele com o menor. Haverá a plotagem destas estatísticas por um programa de código aberto, como o gnuplot.


Atividades já realizadas

Foi estudado e feito um planejamento básico de qual linguagem de programação usar, por ora, Perl. Além disso, foram estudados meios de usar o SNMP na linguagem Perl, por meio do pacote NET::SNMP. Também foi estudado meios de manipulação com o banco de dados MySQL junto à linguagem escolhida, como as operações de criação de “databases” e “tables”, remoção, inserção e consultas básicas através do pacote DBI.


Cronograma

Julho: Estudar mais a fundo a manipulação do pacote DBI e das ferramentas do MySQL. Estudar a forma de como será criado o banco de dados para implementá-lo de forma correta.

Agosto: Estudar e implementar formas de plotagem com o gnuplot junto à linguagem Perl. Fazer um planejamento de como será apresentado o relatório juntamente com os gráficos e dados estatísticos.

Setembro: Implementação da apresentação do relatório que será gerado pelo programa final.

Outubro: Preparação da apresentação e pôster e escrever parte subjetiva da monografia. Lapidação do projeto.

Novembro: Preparação da apresentação e pôster e escrever parte subjetiva da monografia. Conclusão do projeto.


Estrutura esperada da monografia

A parte técnica da monografia será composta pelas partes:

Introdução: A apresentação resumida da monografia, citando e explicando os termos técnicos que envolverão o projeto.

Estudo para implementação: Parte que explicará detalhadamente como serão adotadas as técnicas para implementação do projeto.

Atividades e implementação: Mostrará as atividades e passos da implementação do trabalho.

Resultado final e conclusão: Explicará o funcionamento final do projeto.

Bibliografia

A parte subjetiva mostrará as dificuldades que foram superadas durante o projeto, as disciplinas que foram essenciais para a montagem do trabalho e expectativas futuras.