Projeto de Formatura Supervisionado 2009

Alunos

Supervisor: Prof. Ph.D. Siang Wun Song
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação
Tema: Previsão e prevenção de falhas em sistemas computacionais

Introdução

Nas últimas décadas, observamos uma crescente popularização dos computadores pessoais, que se tornaram itens indispensáveis em nosso cotidiano. Muito mais do que isto, estas máquinas passaram a exercer papéis fundamentais em ambientes corporativos, quaisquer que sejam seus ramos de atuação no mercado.
Neste contexto, torna-se desejável a existência de um projeto que objetiva estudar a previsão e prevenção de falhas em sistemas computacionais. A intenção deste trabalho é criar uma metodologia mais abrangente e completa do que as já conhecidas SMART e POST.
Desta forma, temos como objetivo trabalhar em três etapas básicas: estudo de falhas de software, estudo de falhas em hardware X86 e um estudo sobre uma possível interação entre estes dois tipos de falhas.

Resumo da Monografia

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde meados de 2006, tem como tema "previsão e prevenção de falhas em sistemas computacionais", e é baseado numa série de análises sistêmicas de hardware e software, com foco em componentes de placas mãe diretamente ligados à CPU, além de técnicas de programação para contornar limitações provocadas por componentes de baixa qualidade, ou mesmo por desgastes ocasionados pelo envelhecimento natural dos mesmos, impedindo que determinados resultados sejam fielmente observados.

Imprimir esta página