tcc

  • Título

    Código Limpo e seu Mapeamento para Métricas de Código-fonte

  • Alunos

    Lucianna Thomaz Almeida

    João Machini de Miranda

  • Orientador

    Prof. Fabio Kon

  • Coorientador

    Paulo Meirelles

Resumo

Ao produzir software, os desenvolvedores não podem ficar satisfeitos com um código que simplesmente faz o trabalho que deve ser feito. É preciso considerar que será necessário manter a aplicação, fazer mudanças à medida em que os requisitos se alterarem e que outros terão que usar e aprimorar o código.

Diante disso, este trabalho aborda ideias e conceitos elaborados por especialistas no desenvolvimento de software orientado a objetos, buscando um maior entendimento de boas soluções, práticas e cuidados quanto ao código-fonte. Segundo Robert Martin, um programador deveria sempre fazer com que seu código seja uma composição de instruções e abstrações que possam ser facilmente entendidas, uma vez que gastamos a maior parte do tempo lendo-o para incluir funcionalidades e corrigir falhas.

Os seguintes livros são base para os nossos estudos: Clean Code de Robert Martin e Implementation Patterns de Kent Beck. Todos possuem diversos aspectos que ajudam a identificar o que é um código limpo como escolhas de bons nomes, ausência de duplicações, organização e simplicidade. Esta monografia conterá uma reunião de todos esses, explicitando sua relevância e aplicação.

Além disso, essa monografia apresenta um mapeamento entre um conjunto de métricas de código-fonte e os conceitos acima citados, de forma a facilitar a detecção de trechos de código que poderiam receber melhorias. Para que as métricas possam ser mais facilmente incorporadas no cotidiano dos programadores, apresentamos uma maneira de interpretar os valores das métricas através de cenários problemáticos e suas possíveis melhorias.

Por fim, um estudo de caso sobre a ferramenta Analizo permitiu uma validação dos conceitos apresentados ao longo do trabalho, além de contribuir diretamente com melhorias para o código da aplicação.