MAC 0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Geração Automática de Código a partir de Especificação Formal


Aluno:

Paulo Fernando Kikuchi Negrão

Orientadora:

Ana Cristina Vieira de Melo

Co-orientador:

Paulo Salem


Para que seja possível gerar código a partir da especificação de um software, a especificação precisa ser bem definida e não deve possuir ambiguidades.

Assim, a geração de código tendo como base especificação em linguagem natural fica inviável pela própria característica da linguagem natural, a qual possui ambiguidades e é passível de múltiplas interpretações para um mesmo texto.

Por esse motivo, para a geração de código a partir de especificação em UML (Unified Modeling Language), que é a maneira mais utilizada para especificar, é difícil garantir a corretude do código produzido, pois essa linguagem baseia-se em diagramas e casos de uso, em linguagem natural. Desse modo, havia a necessidade de se utilizar uma especificação formal como base para gerar o código.

Após um levantamento dos trabalhos existentes em geração de código a partir de especificação formal, decidiu-se por aperfeiçoar o arcabouço feito pelo Álvaro H. Miyazawa e Paulo Salem, ampliando o uso dessa ferramenta para cobrir um maior subconjunto da notação Z.

Esse arcabouço gera código fonte em linguagem de programação Java a partir de um arquivo de especificação formal em notação Z, definida pelo padrão ISO/IEC 13568, no formato LaTeX, produzida com base nos requisitos do sistema a ser implementado.

Proposta:

[ html ]

Pôster:

[ pdf | png ]

Apresentação:

[ ppt | pdf ]

Monografia:

[ pdf ]

Código Fonte:

[ zip ]